Conquista: Esquema de vacinação contra Dengue se inicia nesta quarta (03)
Inicialmente, as vacinas serão aplicadas em crianças e adolescentes de 10 a 14 anos.
A partir desta quarta-feira (03), se inicia a campanha de vacinação de crianças e adolescentes de 10 a 14 anos contra a dengue, em Vitória da Conquista. O Município recebeu do Núcleo Regional de Saúde do Sudoeste (NRS) um total de 6.670 doses para execução da estratégia, sendo 1.130 doses a menos do que inicialmente informado.
No primeiro dia, a vacinação ocorre, exclusivamente, nas unidades de saúde da família Nestor Guimarães (Bairro Jurema), Vila Serrana, Jardim Valéria I e II, e Pedrinhas, no turno da manhã.
Na quinta-feira (04), todas as unidades de saúde da zona urbana e rural também vão oferecer a vacinação pela manhã, com atendimento exclusivo para pacientes com sintomas suspeitos de dengue no período da tarde.
Já na sexta-feira (05), a equipe de vacinação estará no Centro Municipal de Educação Prof. Paulo Freire (Caic), aplicando as vacinas das 7h às 12h e das 13h às 17h. Enquanto isso, no sábado (6), será realizado um mutirão de vacinação com drive-thru no estacionamento da Universidade Federal da Bahia (Ufba), Campus Anísio Teixeira, das 8h às 13h.
O esquema vacinal consiste em duas doses, com intervalo de três meses entre elas. Para receber a vacina, é necessário apresentar o cartão de vacina da criança ou do adolescente, juntamente com o cartão SUS ou CPF.
Aqueles que foram recentemente diagnosticados com dengue devem aguardar seis meses para receber a vacina.
As doses enviadas para Vitória da Conquista são remanescentes de lotes originalmente enviados pelo Ministério da Saúde a outros municípios, cujo prazo de validade se encerra no final deste mês.
O município não foi incluído na lista de municípios selecionados pelo MS para receber a vacina contra a dengue, por não atender ao critério de alta transmissão exigido pelo órgão federal. As vacinas são seguras e aprovadas pela Anvisa.
Até a última semana epidemiológica, Vitória da Conquista registrou 16.058 notificações de dengue, com 4.751 casos confirmados e sete óbitos causados pela forma grave da doença.