Conquista enfrenta epidemia de dengue com 142 casos confirmados no primeiro mês de 2024
No momento, 13 municípios da Bahia passam pela mesma situação.
No momento, 13 municípios da Bahia enfrentam uma epidemia de dengue, com mais oito municípios em alerta. Vitória da Conquista, que registrou 142 casos da doença apenas no primeiro mês de 2024, é um das cidades com a situação epidêmica confirmada, conforme dados do Centro de Controle de Endemias.
Diante desse cenário, a Secretária de Saúde do Estado, Roberta Santana, liderou uma reunião com prefeitos e gestores municipais de saúde para discutir estratégias de enfrentamento ao surto. Durante o encontro, foram abordadas medidas de mobilização da comunidade, distribuição de materiais informativos e intensificação das campanhas de conscientização, destacando a importância da colaboração de todos na prevenção e tratamento da doença, conforme orientações da Ministra da Saúde, Nísia Trindade.
Além disso, a diretora da Vigilância Epidemiológica do Estado, Márcia São Pedro, reforçou a necessidade de mutirões de limpeza e conscientização da população sobre a eliminação de possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, Zika e Chikungunya.
Entre os casos notificados em Vitória da Conquista, destaca-se o do designer Michael Costa, 31 anos, diagnosticado com dengue na quinta-feira (15), que enfrenta sintomas como dor nos olhos e no corpo, dificultando a realização das suas atividades diárias. Ele diz estar com uma boa expectativa pela chegada da vacina para todos.
Com ênfase ainda no público-alvo inicial composto por crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, as autoridades ressaltam que os resultados da vacinação serão percebidos a médio e longo prazo. No momento, é indispensável que a população adote medidas preventivas para evitar a propagação da doença.