continua após a publicidade
Envie sua notícia para o
WhatsApp 77 9 9119-4164

Arraste para baixo e veja as notícias.

Publicado em 01/06/2026 - às 15:38
Por Redação | Jornal Conquista
Foto: Shirley Stolze / Ag A TARDE.

Na última quinta-feira (28), o grupo empresarial Consórcio 116 Sertões venceu o leilão da concessão da Rota dos Sertões. O resultado, divulgado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), garante a administração de trechos das BRs 116 e 324 na Bahia.

A concessão abrange cerca de 502 quilômetros de rodovias, incluindo 429 quilômetros da BR-116 na Bahia, 66 quilômetros em Pernambuco e 7,2 quilômetros da BR-324, no anel viário de Feira de Santana. A empresa será responsável pela operação, manutenção e modernização dos trechos concedidos.

A escolha ocorreu com base no maior desconto oferecido sobre a tarifa básica de pedágio prevista no edital. A proposta apresentada pelo Consórcio 116 Sertões prevê redução de 19,6% no valor da tarifa.

De acordo com o BNDES, a iniciativa integra um conjunto de projetos voltados para melhorar a conexão rodoviária entre as regiões Sudeste e Nordeste. A previsão é de investimentos de R$ 8,5 bilhões ao longo dos 30 anos de contrato, sendo R$ 4,1 bilhões destinados a obras de ampliação e modernização da infraestrutura.

Entre as intervenções previstas estão a duplicação de cerca de 95 quilômetros de rodovias, a implantação de 45 quilômetros de vias marginais em áreas urbanas e a construção de um contorno viário no município baiano de Serrinha.

O leilão foi realizado em São Paulo, pelo Ministério dos Transportes e pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). Também participaram da disputa os consórcios Atlas Rodovias e Via dos Sertões.

Clique no botão abaixo para entrar no grupo
Entre no grupo de notícias Jornal Conquista

Bahia acumula quase 38 mil novos empregos formais em 2026 e lidera geração de vagas no Nordeste

Estado registrou crescimento superior às médias regional e nacional e manteve saldo positivo pelo quarto mês consecutivo

Publicado em 29/05/2026 - às 18:34
Por Redação | Jornal Conquista
Foto: Reprodução | Rafael Martins/GOVBA

A Bahia abriu 37.959 novos postos de trabalho com carteira assinada entre janeiro e abril deste ano, consolidando-se como o estado com melhor desempenho na geração de empregos formais do Nordeste. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) e apontam crescimento de 1,78% no estoque de vínculos empregatícios do estado no período.

O setor de serviços foi o principal responsável pelo resultado, com 23.595 vagas criadas nos quatro primeiros meses do ano. A construção civil aparece em seguida, com 11.021 novos postos de trabalho, seguida pela indústria geral, que registrou saldo positivo de 5.880 empregos. A agricultura também apresentou crescimento, com 612 vagas.

Além de liderar o ranking nordestino, a Bahia registrou desempenho superior ao observado na região e no país. Enquanto o Nordeste contabilizou 70.137 novos empregos formais e o Brasil 699.762 vagas no acumulado do ano, o crescimento proporcional baiano ficou acima das médias regional e nacional.

O cenário positivo também se repetiu em abril. Somente no último mês, o estado gerou 8.461 novos empregos com carteira assinada, alcançando o quarto resultado consecutivo de saldo positivo em 2026. O desempenho colocou a Bahia na quarta posição entre os estados brasileiros e na liderança do Nordeste.

Entre os segmentos que mais contrataram em abril, o setor de serviços respondeu por 4.788 vagas, seguido pela construção civil, com 3.124 postos, e pela indústria geral, que registrou saldo de 2.098 empregos.

Clique no botão abaixo para entrar no grupo
Entre no grupo de notícias Jornal Conquista

Mais de 596 mil trabalhadores baianos podem ser beneficiados com fim da escala 6×1, aponta MTE

Segundo dados do Ministério do Trabalho, mais de 32% dos trabalhadores da Bahia atuam com apenas um dia de descanso semanal

Publicado em 27/05/2026 - às 18:50
Por Redação | Jornal Conquista
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil.

Mais de 596 mil trabalhadores baianos atuam atualmente em jornadas com apenas um dia de descanso semanal e poderiam ser beneficiados com o fim da escala 6×1 no Brasil, segundo dados do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

Segundo o levantamento, atualmente o estado possui mais de 1,2 milhão trabalhadores inseridos no modelo 5×2, o que representa 67,48% do total analisado. Outros 32,52% seguem submetidos à escala 6×1, modelo comum em setores como comércio, serviços e atendimento.

A discussão sobre a redução da jornada de trabalho ganhou força nacionalmente após o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) encaminhar ao Congresso Nacional um projeto de lei que prevê a redução da carga horária semanal de 44 para 40 horas em uma transição de um ano.

Além disso, o projeto de lei também garante dois dias de descanso remunerado sem redução salarial, que passarão a valer 60 dias após a lei entrar em vigor, caso seja aprovada. Durante pronunciamento no Dia do Trabalhador, Lula afirmou que o atual modelo de trabalho não acompanha mais a realidade do século XXI.

O presidente também defendeu que a mudança pode garantir mais tempo para descanso, convivência familiar, lazer e atividades culturais, especialmente para trabalhadores que enfrentam dupla jornada.

Essa discussão também envolve impactos na saúde dos trabalhadores que, segundo estudos da Organização Internacional do Trabalho, as jornadas excessivas podem aumentar casos de estresse, ansiedade, doenças cardiovasculares e afastamentos por adoecimento. Segundo a entidade, modelos com maior equilíbrio entre trabalho e descanso tendem a melhorar a qualidade de vida e até a produtividade.

A comissão especial da Câmara dos Deputados responsável por analisar o fim da escala 6×1 iniciará, nesta quarta-feira (27), a sessão que vai votar a Proposta de Emenda à Constituição (PEC). Para aprovação, serão necessários pelo menos 308 votos dos 513 deputados federais, em dois turnos de votação.

Clique no botão abaixo para entrar no grupo
Entre no grupo de notícias Jornal Conquista

Aeroporto de Vitória da Conquista registra maior crescimento de passageiros da Bahia em 2026

Segundo a Setur-BA, terminal conquistense teve alta de 51% no primeiro quadrimestre do ano.

Publicado em 21/05/2026 - às 17:08
Por Redação | Jornal Conquista
Foto: Reprodução | Wikipedia | Ronaldosst

O aeroporto de Vitória da Conquista registrou o maior crescimento no fluxo de passageiros entre os principais terminais da Bahia no primeiro quadrimestre de 2026. Segundo dados divulgados pela Secretaria de Turismo da Bahia (Setur/BA), o aumento foi de 51% em comparação com o mesmo período de 2025.

De acordo com a Setur-BA, quase quatro milhões de passageiros passaram pelos principais aeroportos baianos entre janeiro e abril deste ano, representando crescimento de 9,2% no estado. Além de Vitória da Conquista, cidades como Porto Seguro (19,8%), Ilhéus (15,5%) e Salvador (4,5%) também registraram aumento no fluxo de passageiros nesse período.

Em relação a movimentação rodoviária, a nova rodoviária de Salvador recebeu cerca de dois milhões de passageiros, número 11,5% maior do que o registrado no antigo terminal no mesmo período de 2025. O fluxo de veículos nos pedágios das rodovias baianas também apresentou alta de 2,4%.

A Secretaria de Turismo da Bahia também divulgou que o avanço do turismo impactou diretamente o setor hoteleiro, principalmente na capital baiana, considerada a principal porta de entrada de visitantes no estado. Nos quatro primeiros meses de 2026, Salvador alcançou média histórica de 71,5% de ocupação nos hotéis.

Além disso, entre janeiro e março deste ano, cerca de 84,8 mil visitantes internacionais desembarcaram no estado, aumento de 24,8% em relação ao mesmo período do ano passado. De acordo com dados do Ministério do Turismo e da Polícia Federal, o crescimento nacional no mesmo intervalo foi de apenas 0,1%.

Maurício Bacelar, secretário estadual de Turismo, afirmou que a expectativa é de continuidade no crescimento do setor com a aproximação dos festejos juninos. Segundo ele, a divulgação do São João baiano em diferentes mercados e a ampliação de experiências turísticas devem impulsionar ainda mais a movimentação no estado.

“Estamos confiantes que seguiremos em rota de crescimento, com a expectativa de um São João histórico, baseados na forte divulgação da festa nos principais mercados emissores de viajantes nacionais, associada à diversificação da oferta de novos produtos e experiências, nas 13 zonas turísticas baianas”, disse.

👉 Saiba mais: Arraiá da Conquista 2026 aposta em estrutura ampliada para consolidar maior São João do município

Clique no botão abaixo para entrar no grupo
Entre no grupo de notícias Jornal Conquista

Acelen anuncia redução no preço da gasolina e do diesel na Bahia

Informação foi divulgada na última quinta-feira (14) e inclui reduções de até 6,9% nos combustíveis vendidos às distribuidoras.

Publicado em 15/05/2026 - às 16:37
Por Redação | Jornal Conquista
Foto: Freepik.

Na última quinta-feira (14), a Refinaria de Mataripe, administrada pela Acelen, anunciou uma redução nos preços dos combustíveis vendidos às distribuidoras na Bahia. A gasolina teve queda de 4,5%, passando de R$ 4,148 para R$ 3,960.

Segundo a empresa, os reajustes variam e os valores são definidos com base em fatores de mercado, como o preço do petróleo. Além da gasolina, o diesel S10 caiu 2,2%, saindo de R$ 5,699 para R$ 5,572. Já o diesel S500 registrou a maior redução, de 6,9%, passando de R$ 5,482 para R$ 5,107.

Apesar da redução anunciada pela refinaria, o impacto nos preços cobrados aos consumidores depende do repasse feito pelas distribuidoras e postos de combustíveis.

Em nota, o Sindicombustíveis Bahia informou que a diminuição nos valores só chega ao consumidor caso as distribuidoras repassem a redução aos postos e os revendedores decidam aplicar a queda no preço final das bombas.

Clique no botão abaixo para entrar no grupo
Entre no grupo de notícias Jornal Conquista

Bahia: novo aumento da gasolina pressiona mercado e preocupa setor de combustíveis

Reajuste de R$ 0,39 por litro intensifica sequência de altas.

Publicado em 05/05/2026 - às 11:58
Por Redação | Jornal Conquista
Foto: Freepik.

Na última quinta-feira (30), a Refinaria de Mataripe, administrada pela Acelen, aplicou um novo reajuste no preço da gasolina na Bahia, com aumento de R$ 0,39 por litro. Desde o fim de fevereiro, o preço da gasolina já sofreu oito reajustes consecutivos no estado.

Diante disso, o Sindicombustíveis Bahia manifestou preocupação com os impactos da alta, destacando reflexos diretos no consumo, na inflação e na sustentabilidade econômica dos postos revendedores. A entidade reforçou que os estabelecimentos atuam apenas na ponta final da cadeia e não têm influência sobre os preços definidos por refinarias, distribuidoras e tributos.

Paralelamente, a Petrobras não anunciou aumentos em suas refinarias, o que evidencia diferenças na política de preços entre as empresas e, segundo o sindicato, contribui para um desequilíbrio no mercado.

O Sindicombustíveis informou que continuará acompanhando a evolução do cenário e defende a adoção de medidas que tragam mais previsibilidade e estabilidade ao setor na Bahia.

Clique no botão abaixo para entrar no grupo
Entre no grupo de notícias Jornal Conquista

Bahia atinge menor desemprego da série histórica e amplia número de pessoas contratadas

Mais gente trabalhando e renda em alta marcam 2025 no estado, mas informalidade segue como desafio.

Publicado em 04/05/2026 - às 08:49
Por Redação | Jornal Conquista
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil.

Com mais pessoas inseridas no mercado de trabalho, a Bahia alcançou em 2025 o menor índice de desemprego desde 2012. A taxa anual de desocupação ficou em 8,7%, mantendo a trajetória de queda observada nos últimos anos e estabelecendo uma sequência inédita de quatro reduções consecutivas.

O avanço do emprego foi determinante para o resultado. O estado chegou a cerca de 6,5 milhões de pessoas ocupadas, maior número da série histórica, enquanto o total de desempregados caiu para 621 mil. O desalento também recuou e atingiu 500 mil pessoas, menor nível desde 2015.

A melhora no mercado de trabalho refletiu diretamente na renda. O rendimento médio dos trabalhadores subiu para R$ 2.284, maior valor dos últimos anos, e a massa total de rendimentos alcançou R$ 14,5 bilhões, recorde no estado.

Os dados, divulgados pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia, indicam um cenário de fortalecimento gradual da economia, impulsionado pela ampliação do emprego e pela circulação de renda.

Mesmo com o desempenho positivo, a informalidade ainda representa mais da metade das ocupações. Em 2025, 52,8% dos trabalhadores estavam em situação informal, percentual acima do registrado no ano anterior.

A projeção para 2026 aponta para um ritmo mais moderado de crescimento econômico, com expectativa de continuidade na geração de empregos e renda, ainda que em menor intensidade.

Clique no botão abaixo para entrar no grupo
Entre no grupo de notícias Jornal Conquista

Clima irregular ameaça produção de feijão em Vitória da Conquista e pode impactar preços

Estimativas indicam que as perdas de produtividade podem chegar a 42,6%.

Publicado em 13/04/2026 - às 16:57
Por Redação | Jornal Conquista
Foto: Mateus Pereira / Secom.

Em 2026, a produção de feijão enfrenta dificuldades diante da irregularidade climática registrada nas últimas semanas na Bahia. Apesar da previsão de crescimento da safra no estado, a falta de chuvas na região sudoeste tem se consolidado como o principal entrave para os produtores locais.

Dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e da Companhia Nacional de Abastecimento apontam que, enquanto o estado projeta aumento de 35,3% na primeira safra, estimada em 116,9 mil toneladas, o cenário em cidades como Vitória da Conquista é marcado pela escassez hídrica.

Na região, a combinação entre temperaturas elevadas e ausência de chuvas regulares reduziu significativamente a umidade do solo, prejudicando o desenvolvimento das plantações. As estimativas indicam que as perdas de produtividade podem chegar a 42,6%, comprometendo tanto a quantidade quanto a qualidade do feijão produzido.

Esse cenário contrasta com outras áreas da Bahia, como o Oeste, onde o excesso de chuvas tem dificultado a colheita. Com a queda na produção, a oferta do grão tende a diminuir, o que pode resultar em aumento de preços ao consumidor nas próximas semanas.

Clique no botão abaixo para entrar no grupo
Entre no grupo de notícias Jornal Conquista

Bahia terá aumento na conta de luz em abril; medida também é válida para outros estados do Nordeste

Reajuste para clientes da Coelba entra em vigor no dia 22 e pode ficar acima da inflação prevista para o país.

Publicado em 13/04/2026 - às 16:51
Por Redação | Jornal Conquista
Foto: Divulgação/ Neoenergia Coelba.

A conta de energia elétrica ficará mais cara a partir do mês de abril para consumidores da Bahia e de outros estados do Nordeste. A projeção foi realizada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) que indicou um aumento médio de 8% nas tarifas ao longo do ano.

A medida começa a valer em diferentes datas, conforme a distribuidora responsável pelo fornecimento de energia. Na Bahia, os consumidores atendidos pela Neoenergia Coelba terão reajuste na conta a partir do dia 22 de abril, assim como os estados do Ceará, Rio Grande do Norte, Sergipe e Pernambuco.

Um dos principais fatores que explicam o aumento é a Conta de Desenvolvimento Energético (CDE), encargo incluído na tarifa de luz. Para 2026, a previsão é de arrecadação de cerca de R$ 52,7 bilhões. O fundo financia políticas como a tarifa social de energia, subsídios ao setor rural, apoio a usinas térmicas a carvão e o atendimento a regiões isoladas.

Com o uso de recursos do chamado Uso do Bem Público (UBP), havia uma expectativa de redução nas tarifas, mas a decisão foi adiada após pedido de análise do diretor da ANEEL, Gentil Nogueira. Com isso, não há definição antes das reuniões que vão tratar dos reajustes neste mês.

O reajuste segue um modelo já adotado no setor elétrico. As distribuidoras informam seus custos, que são corrigidos com base em índices de inflação acumulados nos últimos 12 meses, como o Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M) e o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

Além disso, também são considerados gastos com a compra e a transmissão de energia, encargos setoriais e despesas ligadas a políticas públicas do setor. Diante disso, a decisão final é da ANEEL, que define o percentual em reuniões de diretoria.

Clique no botão abaixo para entrar no grupo
Entre no grupo de notícias Jornal Conquista

Mais que produtos, Grupo Dass veste o mundo com orgulho

Em diferentes localidades do Brasil, as principais marcas esportivas são produzidas pelo time de colaboradores Dass.

Publicado em 01/04/2026 - às 19:12
Por Redação | Jornal Conquista
Foto: Reprodução | Grupo Dass

Com centros de criação, unidades fabris, escritórios e lojas, os produtos produzidos pelo Grupo Dass cheguem nos consumidores dos mais diferentes países. A partir deste impacto, o Grupo Dass lança a sua 1ª Campanha de Comunicação Institucional de 2026, com o tema:

👉 ORGULHO EM PRODUZIR O QUE O MUNDO VESTE.

➡️As principais marcas esportivas estão aqui.

Os nossos produtos vestem as pessoas da cabeça aos pés. Cada acessório, peça de confecção ou par de calçados carrega a tecnologia industrial e a dedicação de cada colaborador Dass. Quando um produto é finalizado, saiba: ali está o que há de mais moderno em desenvolvimento têxtil e calçadista. Produzir para os melhores, nos torna melhores.

➡️ QUER FAZER PARTE DO GRUPO DASS?

Se você gosta de abraçar desafios, trabalhar em equipe, inovar e ir além, seu lugar é no Grupo Dass. Confira em dass.selecty.com.br, as oportunidades disponíveis e se candidata para atuar em uma das diferentes unidades fabris Dass, localizadas em Vitória da Conquista, Itaberaba, Santo Estêvão, Santo Antônio de Jesus e Iguaí.

O cadastro do currículo é gratuito e pode ser feito por meio de um computador ou celular. Venha fazer parte do nosso time!

#vemserdass #ad

Clique no botão abaixo para entrar no grupo
Entre no grupo de notícias Jornal Conquista
Publicado em 01/04/2026 - às 18:46
Por Redação | Jornal Conquista

Na última terça-feira (31), o Governo da Bahia divulgou o balanço das fiscalizações realizadas no setor de combustíveis entre janeiro e março de 2026. As ações fazem parte da operação “De Olho no Preço 2026”, que tem como objetivo combater irregularidades, garantir a qualidade dos produtos e proteger os consumidores.

Durante o período, 273 postos de combustíveis foram inspecionados em todo o estado, sendo 111 notificados pelo Procon-BA. No interior, as ações alcançaram 25 municípios, incluindo Vitória da Conquista, onde o monitoramento integrou diferentes etapas.

Segundo o secretário de Justiça e Direitos Humanos, Felipe Freitas, as operações são fundamentais para coibir práticas abusivas e garantir relações de consumo mais equilibradas. “A gente assiste a um aumento abusivo com números superiores a aquele justificado pela aquisição de produtos em valor superior ao que estava sendo praticado antes e isso é uma prática ilegal que deve ser observada com reforço”, disse.

Tiago Venâncio, superintendente do Procon-BA, informou que 40 postos já foram autuados até o momento. De acordo com ele, o órgão segue monitorando o setor e deve aplicar medidas rigorosas contra estabelecimentos que desrespeitem o consumidor.

Já o subsecretário de Segurança Pública, Marcel de Oliveira, destacou a atuação integrada dos órgãos envolvidos, com investigações voltadas a identificar crimes ao longo de toda a cadeia de comercialização dos combustíveis, como distribuição, transporte, venda e comercialização.

“A Polícia Civil, atenta a esse movimento, vem trabalhando de forma integrada para levar as investigações a frente e demonstrar, com provas e também na parte científica, além do apoio dos órgãos que emitem esses laudos, de que esse tipo de crime está acontecendo”, afirmou.

Ainda segundo o órgão, a população também pode colaborar com as fiscalizações por meio dos canais oficiais de denúncia, como o e-mail [email protected], o portal do Governo da Bahia (clique aqui) e os telefones (71) 3235-0000, para a capital, e Disk 181, para o interior do estado.

Clique no botão abaixo para entrar no grupo
Entre no grupo de notícias Jornal Conquista

Bahia adere a subsídio para conter alta do diesel e divide custos com governo federal

Estado também vai intensificar fiscalização para garantir que redução chegue ao consumidor.

Publicado em 31/03/2026 - às 19:31
Por Redação | Jornal Conquista

Na última segunda-feira (30), o governador Jerônimo Rodrigues anunciou que a Bahia vai integrar a estratégia fiscal do governo federal para conter o aumento do diesel, influenciado pelo cenário internacional, especialmente pelos conflitos no Oriente Médio.

Com isso, o Estado passará a dividir com a União o subsídio de até R$ 1,20 por litro do combustível importado, arcando com metade do valor, equivalente a R$ 0,60. Segundo o governador, a decisão busca reduzir os impactos da alta dos combustíveis sobre a economia e os trabalhadores.

“Determinei que a Bahia participe desse esforço, assumindo metade do custo da subvenção, em alinhamento com o governo do presidente Lula e com o compromisso de proteger a economia da nossa população”, disse Jerônimo Rodrigues.

A medida surge após o governo federal apresentar uma alternativa à isenção do ICMS na importação do diesel, diante de impedimentos legais. Para Jerônimo, o modelo adotado é adequado ao momento e contribui para garantir o abastecimento e amenizar os efeitos da crise.

Além da participação no subsídio, o Estado também deve reforçar a fiscalização sobre a distribuição e a venda de combustíveis, a fim de evitar abusos e assegurar que a redução chegue a população.

Clique no botão abaixo para entrar no grupo
Entre no grupo de notícias Jornal Conquista

Operação “De Olho no Preço”: Procon intensifica fiscalização de combustíveis e notifica distribuidoras na Bahia

Ação apura possíveis abusos após alta dos combustíveis e conta com apoio de Procons municipais, incluindo Vitória da Conquista.

Publicado em 26/03/2026 - às 18:20
Por Redação | Jornal Conquista
Foto: PMVC.

Diante da alta nos preços dos combustíveis, o Procon-BA intensificou a operação “De Olho no Preço” em todo o estado, com o objetivo de coibir práticas abusivas e garantir os direitos dos consumidores.

A ação conta com o apoio dos Procons municipais de Vitória da Conquista, Juazeiro e Barreiras e já fiscalizou mais de 230 postos de combustíveis, além da notificação de 10 distribuidoras.

Entre as distribuidoras notificadas estão Vibra Energia, Hora, Raízen, Petrobahia, Ypiranga, Petro Serra, Soll, Larco, Danpetro e Maxxi. Já a Refinaria de Mataripe também foi acionada pelo órgão e deve complementar as informações já enviadas após análise preliminar.

As distribuidoras têm prazo de cinco dias para apresentar justificativas sobre os reajustes aplicados em produtos como gasolina comum e aditivada, diesel e etanol. A fiscalização foi realizada em diversas regiões do estado, incluindo municípios da Região Metropolitana de Salvador, Portal do Sertão, Chapada Diamantina, Sudoeste Baiano e Vale do Jiquiriçá.

Segundo o Procon-BA, os estabelecimentos que forem flagrados em situação irregular poderão ser autuados com base no Código de Defesa do Consumidor (CDC), estando sujeitos a sanções administrativas.

Ainda segundo o órgão, a população também pode colaborar com as fiscalizações por meio dos canais oficiais de denúncia, como o e-mail [email protected] e do portal do Governo da Bahia (clique aqui).

A operação deve continuar nos próximos dias, com o objetivo de combater possíveis abusos no setor, impulsionados pela alta do petróleo, e assegurar a proteção dos direitos dos consumidores.

Clique no botão abaixo para entrar no grupo
Entre no grupo de notícias Jornal Conquista

Seu Cliente Oculto está com mais de 150 vagas abertas em cidades da Bahia, incluindo Vitória da Conquista

As vagas são divididas por diversas cidades do Estado incluindo Salvador, Feira de Santana e Ilhéus. 

Publicado em 26/03/2026 - às 18:09
Por Redação | Jornal Conquista

Nesta quinta-feira (26) a Startup brasileira Seu Cliente Oculto, de pesquisa de mercado, está com mais de 150 vagas abertas para a função de “cliente oculto” na Bahia. As vagas são divididas por diversas cidades do Estado incluindo Vitória da Conquista, Salvador, Feira de Santana e Ilhéus. 

Segundo a empresa, a remuneração pode chegar a R$ 250 por avaliação, a depender do tipo de serviço contratado. As vagas são para trabalhar em setores como alimentação, estética e varejo e também podem funcionar como alternativa de renda extra para maiores de 18 anos.

Atividades:

  • A função consiste em se passar por um cliente comum e analisar aspectos como atendimento, ambiente e experiência de compra;
  • Os candidatos podem escolher quais tipos de serviços desejam avaliar, com opções que vão desde restaurantes até consultórios médicos, conforme a disponibilidade na região.

Requisitos:

  • É necessário ter pelo menos 18 anos;
  • Possuir um celular com câmera, já que algumas avaliações podem exigir registros em foto, vídeo ou áudio. 
  • Os candidatos devem ter a capacidade de avaliar de forma imparcial a experiência vivida.

Remuneração:

  • Por reembolso, quando o participante recebe de volta o valor gasto durante a avaliação;
  • Por pagamento direto pelo serviço prestado. 
  • Os valores variam conforme o tipo de estabelecimento analisado.

Inscrições:

Para se candidatar, os interessados devem enviar o currículo para o site da empresa (clique aqui). O processo é simples e permite que o participante escolha datas e horários mais convenientes para realizar as visitas.

O Jornal Conquista não é responsável pela candidatura e nem pela contratação por nenhuma empresa. Nós apenas divulgamos vagas abertas no mercado de trabalho.

Clique no botão abaixo para entrar no grupo
Entre no grupo de notícias Jornal Conquista

Nota Premiada Bahia já contemplou moradores de mais de 200 municípios do estado

Vitória da Conquista aparece entre os destaques, com 149 vencedores ao longo dos sorteios.

Publicado em 24/03/2026 - às 18:09
Por Redação | Jornal Conquista
Foto: Matheus Lens/Ascom Sefaz-BA.

A campanha Nota Premiada Bahia já registrou ganhadores em 208 municípios baianos, o que representa metade das cidades do estado. A iniciativa, coordenada pela Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia (Sefaz-BA), alcança atualmente mais de 885 mil participantes distribuídos nos 417 municípios.

Desde o início da ação, em 2018, 6.779 pessoas foram premiadas. A maior parte dos contemplados está em Salvador, mas o interior também concentra milhares de ganhadores.

Entre os municípios com maior número de premiados fora da capital estão Feira de Santana, Lauro de Freitas e Camaçari. Vitória da Conquista também aparece entre os destaques, com 149 vencedores ao longo dos sorteios.

A campanha realiza premiações mensais, com um prêmio de R$ 100 mil e 90 prêmios de R$ 10 mil. Anualmente, também é realizado um sorteio especial no valor de R$ 1 milhão.

Para participar, o interessado precisa se cadastrar e informar o CPF nas notas fiscais durante as compras. Além de concorrer aos prêmios, os participantes também contribuem com entidades filantrópicas, que recebem repasses periódicos por meio do programa estadual de incentivo social.

Clique no botão abaixo para entrar no grupo
Entre no grupo de notícias Jornal Conquista

Nas últimas eleições, mais de 6,5 milhões de eleitores deixaram de votar na Bahia, aponta TRE-BA

Levantamento revela altos índices de abstenção entre jovens, idosos e pessoas com baixa escolaridade.

Publicado em 24/03/2026 - às 18:06
Por Redação | Jornal Conquista
Foto: TRE.

De acordo com um levantamento do Grupo de Pesquisas Judiciárias do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), mais de 6,5 milhões de eleitores da Bahia deixaram de votar e não justificaram a ausência nas eleições realizadas em 2020, 2022 e 2024.

Entre os anos analisados, 2022 registrou o maior número de abstenções, com 2.408.763 eleitores ausentes. Em 2020, foram contabilizadas 2.240.067 faltas, enquanto em 2024 houve uma redução, com 1.928.520 pessoas que não compareceram às urnas.

As abstenções são mais frequentes entre pessoas com mais de 70 anos e jovens de 21 a 29 anos, além de eleitores com baixa escolaridade. Também aparecem com maior incidência pessoas viúvas ou separadas judicialmente, cidadãos com deficiência e aqueles com voto facultativo.

Já em relação à participação, a Bahia registrou 73,54% de comparecimento em 2020. Em 2022, o índice subiu para 82,08%, mas apresentou uma redução em 2024, chegando a 76,60%.

Clique no botão abaixo para entrar no grupo
Entre no grupo de notícias Jornal Conquista
Publicado em 19/03/2026 - às 17:22
Por Redação | Jornal Conquista
Foto: Divulgação/Secti Bahia.

Na última terça-feira (17), a Câmara dos Deputados aprovou um projeto que estabelece novos percentuais mínimos de cacau e derivados em produtos como chocolates e cacau em pó. O Governo da Bahia considera a proposta um avanço para a valorização da cadeia produtiva do cacau no estado.

O texto estabelece que os chocolates deverão conter pelo menos 35% de sólidos totais de cacau, além de regras específicas para outros tipos, como chocolate ao leite e cacau em pó. A proposta também determina que o percentual de cacau seja informado de forma clara na parte frontal das embalagens.

No caso do chocolate ao leite, o projeto estabelece um mínimo de 25% de sólidos totais de cacau e pelo menos 14% de sólidos de leite ou derivados. Atualmente, a norma da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) já prevê o percentual mínimo de 25% de cacau, mas a proposta reforça a distinção entre esse tipo de produto e outros que não possuem leite em sua composição.

Já o cacau em pó passa a ser definido como o produto obtido a partir da moagem da massa de cacau, devendo conter no mínimo 10% de manteiga de cacau em relação à matéria seca e até 9% de umidade.

Um estudo realizado pelo Centro de Energia Nuclear na Agricultura (Cena), da Universidade de São Paulo (USP), analisou 211 amostras de 116 marcas de chocolate em barra comercializadas no país.

O levantamento apontou que, mesmo respeitando o mínimo de 25% de sólidos de cacau, produtos classificados como “meio amargo” apresentavam proporções de cacau e açúcar semelhantes às encontradas em chocolates ao leite e branco.

Dessa forma, o projeto também cria uma nova categoria chamada chocolate doce, destinada a produtos com, no mínimo, 25% de sólidos totais de cacau. Desse total, pelo menos 18 pontos percentuais devem ser de manteiga de cacau, enquanto 12 pontos percentuais devem ser livres de gordura.

O avanço do projeto também é visto de forma positiva por representantes do setor produtivo. Para Erlon Botelho, diretor do Instituto Chocolate e um dos coordenadores do projeto Cacau +500 Sustentável, a aprovação é resultado da articulação entre diferentes setores.

“A aprovação desse projeto demonstra que a união entre governo, entidades ligadas à lavoura e produtores traz resultados positivos. O aumento do teor de cacau em produtos que se denominam chocolate é um incentivo à produção”, afirmou.

Segundo Marco Lessa, organizador do Chocolat Festival, a medida pode impulsionar ainda mais o mercado de chocolates de origem. “O Sul da Bahia possui cerca de 200 marcas, muitas delas premiadas internacionalmente, que além do sabor único trazem a história de uma região celebrizada por Jorge Amado”, disse.

Empresas que não cumprirem as novas regras estarão sujeitas às sanções previstas no Código de Defesa do Consumidor e na legislação sanitária, além de possíveis responsabilizações civis e penais. As normas passarão a valer 360 dias após a publicação oficial.

Clique no botão abaixo para entrar no grupo
Entre no grupo de notícias Jornal Conquista

Governo da Bahia lança programa de qualificação no turismo com investimentos em Vitória da Conquista

Iniciativa prevê capacitar mais de 15 mil profissionais e preparar o estado para receber 7,5 milhões de turistas no primeiro semestre de 2026.

Publicado em 18/03/2026 - às 19:02
Por Redação | Jornal Conquista
Foto: Reprodução / PMVC

Na última terça-feira (17), o Governo do Estado apresentou o Programa de Qualificação para o Turismo da Bahia (QualiTurismo Bahia), iniciativa voltada à capacitação de trabalhadores do setor.

Com investimentos em Vitória da Conquista e outras regiões do estado, a ação busca preparar a mão de obra para atender a demanda estimada de 7,5 milhões de turistas no primeiro semestre de 2026.

Coordenado pela Secretaria de Turismo da Bahia (Setur-BA), o programa pretende beneficiar mais de 15 mil profissionais e pequenos empreendedores ao longo de sua execução, integrando um conjunto de estratégias para fortalecer o turismo na Bahia, tanto do ponto de vista econômico quanto social.

De acordo com o secretário Maurício Bacelar, a iniciativa acompanha o crescimento do setor no estado. “A Bahia vem batendo recordes na atividade turística, lidera hoje o turismo brasileiro. Serão mais de 15 mil trabalhadores e pequenos empreendedores que serão beneficiados com esse curso, tornando a Bahia cada vez mais um destino qualificado, pronto para receber turistas do mundo inteiro”, afirmou.

Com investimento superior a R$ 22 milhões, a primeira etapa do Qualiturismo será executada ainda no primeiro semestre deste ano, com cerca de 1.700 vagas iniciais distribuídas em 25 municípios baianos. Além de Vitória da Conquista, o programa contempla munícipios como Salvador, Ilhéus, Porto Seguro e Feira de Santana.

Os cursos foram estruturados para atender áreas estratégicas da cadeia produtiva do turismo, com foco na qualificação prática dos profissionais. A execução contará com parcerias de instituições como o Ministério do Turismo, o Ministério do Empreendedorismo, o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), podendo incluir outras entidades.

As inscrições e mais informações sobre os cursos estão disponíveis na plataforma online do Programa QualiTurismo Bahia (clique aqui).

Clique no botão abaixo para entrar no grupo
Entre no grupo de notícias Jornal Conquista

Vacina 100% brasileira contra a dengue começa a chegar aos municípios baianos

Primeira remessa do imunizante produzido pelo Instituto Butantan será destinada, neste momento, aos profissionais da Atenção Primária à Saúde do SUS.

Publicado em 27/02/2026 - às 14:56
Por Redação | Jornal Conquista
Foto: Walterson Rosa MS

A Bahia iniciou a distribuição da primeira remessa da vacina contra a dengue desenvolvida com tecnologia nacional. O envio das doses está sendo feito para os 417 municípios do estado, sob coordenação da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia, seguindo critérios definidos pelo Ministério da Saúde.

Produzido pelo Instituto Butantan, o imunizante chega como uma novidade no calendário de enfrentamento à doença por ser aplicado em dose única, o que facilita a logística e amplia a agilidade na proteção dos vacinados. Nesta fase inicial, o estado recebeu cerca de 40 mil doses.

A estratégia adotada prioriza os profissionais da Atenção Primária à Saúde do SUS, com idade entre 15 e 59 anos. O grupo inclui trabalhadores que atuam diretamente nas comunidades, como médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, agentes comunitários de saúde e de combate às endemias, além de profissionais das equipes multiprofissionais, a exemplo de odontólogos, psicólogos, fisioterapeutas, assistentes sociais, nutricionistas e farmacêuticos.

A vacina pode ser aplicada tanto em pessoas que já tiveram dengue quanto naquelas que nunca foram infectadas, desde que não tenham recebido anteriormente outro imunizante contra a doença. A aplicação é feita por via subcutânea e utiliza vírus atenuado.

Segundo a Sesab, a vacinação ocorrerá de forma gradual, acompanhando o envio das próximas remessas pelo governo federal. A orientação é que os municípios organizem seus próprios cronogramas, de acordo com a chegada das doses, garantindo o atendimento do público prioritário.

De acordo com Vânia Rebouças, a expectativa é que, com o avanço da distribuição, o Programa Nacional de Imunizações amplie a oferta do imunizante para outros grupos dentro da mesma faixa etária. Enquanto isso, a vacinação segue restrita aos profissionais da Atenção Primária, conforme a disponibilidade de doses em cada município.

Clique no botão abaixo para entrar no grupo
Entre no grupo de notícias Jornal Conquista

Família de Glauber Rocha pode acionar o Esporte Clube Bahia na Justiça por uso de referência a filme em nova camisa

Uniforme três do Esquadrão faz referência ao longa “Deus e o Diabo na Terra do Sol”; familiares afirmam que não foram consultados pelo clube nem pela fornecedora.

Publicado em 26/02/2026 - às 18:27
Por Redação | Jornal Conquista
Foto: Divulgação.

A família do cineasta conquistense Glauber Rocha avalia acionar o Esporte Clube Bahia na Justiça. O motivo é o uniforme três do clube, lançado em agosto de 2025, inspirado na obra cinematográfica “Deus e o Diabo na Terra do Sol”, dirigida pelo cineasta. 

De acordo com o colunista Ancelmo Gois, do jornal O Globo, familiares de Glauber Rocha afirmaram que não foram consultados nem pelo clube baiano, nem pela empresa alemã de equipamentos desportivos, Puma, responsável pela fabricação do material. 

A camisa faz parte da campanha “Bahia de Todas as Artes” e traz um design ousado, com um fundo vinho e uma composição de sóis em contorno amarelo, simbolizando a luz intensa que compõe a história do sertão, além do escudo do clube e do símbolo da fornecedora alemã.

A peça também traz detalhes minimalistas, com gola careca e tipografia exclusiva, incorporando a frase “Tropical, Novo e Marginal” estampada, referenciando diretamente a estética simbólica do Cinema Novo e transformando-a em uma peça de expressão cultural.

Nascido em Vitória da Conquista, em 1939, Glauber Rocha tornou-se um dos maiores expoentes do Cinema Novo, movimento caracterizado pela forte crítica política e social no Brasil.

Considerada uma das principais obras desse movimento, o filme “Deus e o Diabo na Terra do Sol” acompanha a história de um vaqueiro que, após matar o coronel que o explorava, foge ao lado da esposa para escapar da perseguição de jagunços, passando a integrar o grupo de seguidores do profeta Sebastião.

Clique no botão abaixo para entrar no grupo
Entre no grupo de notícias Jornal Conquista