Polícia realiza mandado de busca e apreensão contra perfis que praticavam cyberbullying em Brumado
Os perfis eram administrados de forma anônima, com o propósito de fazer boatos entre os jovens.
A Polícia Civil da Bahia cumpriu, na manhã desta quarta-feira (26), um mandado de busca e apreensão em Brumado, a 138 km de Vitória da Conquista. A ação foi realizada devido a investigações que começaram em 3 de dezembro do ano passado, quando as autoridades receberam uma notificação de um perfil do Instagram que estava publicando “fofocas” e praticando crimes contra a honra de diversos estudantes das escolas da cidade.
Os perfis eram administrados de forma anônima, com o propósito de fazer boatos entre os jovens, com teor de difamação e cyberbullying. Em decorrência da busca e apreensão, foram identificados alguns dos responsáveis.
Durante as investigações, foram identificados os outros dois perfis do Instagram utilizados para a mesma finalidade. No dia 24 deste mês, as contas foram suspensas da rede social por decisão judicial decretada pela Vara Criminal da Comarca de Brumado a partir de representação cautelar feita pela Polícia Civil.
Foi identificado, ainda, que os perfis possuem diversos administradores, com funções diferentes dentro da conta. Todos os envolvidos, neste caso, praticaram o crime ou ato infracional ao crime de associação criminosa, cuja pena de prisão pode chegar a 4 anos e meio por haver participação.
Ainda estão sendo realizadas investigações pela Delegacia Territorial (DT) Brumado com o objetivo de identificar todos os autores envolvidos.