Polícia Civil Bahia intensifica operações com núcleos de inteligência em 14 cidades do interior
Vitória da Conquista é um desses municípios; o sistema já contribuiu com 154 prisões, 168 mandados de busca e 39 operações.
No período de janeiro a agosto de 2024, o Departamento de Inteligência Policial (DIP) da Bahia contribuiu com 154 prisões, 168 mandados de busca e 39 operações realizadas por outros departamentos e coordenações da Polícia Civil.
Esse trabalho foi fortalecido pela criação da Rede de Inteligência, que intensificou as investigações no estado. Vitória da Conquista é uma das 14 cidades do interior da Bahia que abriga um dos Núcleos de Inteligência da Polícia Civil, responsável por atuar estrategicamente na produção de conhecimentos para o combate à criminalidade.
Além de Conquista, cidades como Itabuna, Alagoinhas, Barreiras e Feira de Santana também contam com esses núcleos.
De acordo com a Delegada-Geral Heloísa Brito, o DIP está integrado a todos os departamentos da Polícia Civil, utilizando novas tecnologias e servidores qualificados para a prevenção e resolução de crimes.
Novas estruturas também foram criadas, como os Núcleos de Ações Prisionais (NAP), Interceptação Telefônica (NIT), Inteligência Estratégica (NIE), além de laboratórios especializados no combate à lavagem de dinheiro e na análise cibernética.