Bahia registra menor índice de mortes violentas em mais de 10 anos
Comparando com os mesmos meses desde 2012, o estado apresentou uma queda expressiva, alcançando o menor patamar de homicídios em mais de dez anos.
Entre maio e agosto de 2024, a Bahia registrou os menores índices de mortes violentas da última década. Comparando com os mesmos meses desde 2012, o estado apresentou uma queda expressiva, alcançando o menor patamar de homicídios em mais de dez anos.
Em relação ao período de janeiro a agosto de 2023, houve uma redução de 15,6% nas mortes violentas. O secretário de Segurança Pública, Marcelo Werner, “O nosso trabalho é pautado na integração das Forças Estaduais e Federais, no fortalecimento das ações de inteligência e no investimento, com a contratação de novos policiais e aquisição de equipamentos”, enfatizou.
Este ano, as forças de segurança localizaram 80 líderes de facções e apreenderam 55 fuzis, totalizando quase 4 mil armas retiradas de circulação, o que equivale a uma média de 16 armas por dia.
Além disso, até o final de agosto, foram apreendidas 6,8 toneladas de drogas e desarticulados 15 laboratórios de produção de entorpecentes, demonstrando um avanço significativo no combate ao crime organizado no estado.
Outros indicadores de segurança também melhoraram em 2024. Houve uma queda de 34% nos roubos a ônibus e de 16% nos roubos de veículos em relação aos primeiros oito meses de 2023. Os ataques a bancos apresentaram a maior redução, com uma queda de 75%, destacando a eficácia das ações preventivas e repressivas das polícias.