Coleta de lixo é normalizada em Vitória da Conquista após fim de paralisação nacional
Serviço volta a operar com 100% do efetivo e da frota após negociações entre empresa responsável e categoria; Prefeitura mantém coleta durante o São João.
18:28 Por Redação | Jornal Conquista
Compartilhe esta notícia
A coleta de lixo foi totalmente normalizada em Vitória da Conquista após o fim da paralisação nacional dos garis e margaridas, iniciada na última segunda-feira (22).
Segundo a Prefeitura, os serviços voltaram a operar com 100% do efetivo e da frota disponível, após negociações entre a Empresa Torre Empreendimentos, responsável pela limpeza urbana no município, e representantes da categoria, com acompanhamento da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop).
De acordo com a categoria, a mobilização tem como principal objetivo pressionar o Senado Federal para a aprovação do Projeto de Lei nº 4.146/2020, que prevê a criação de um piso salarial nacional e melhorias nas condições de trabalho.
Além do piso salarial nacional, os trabalhadores reivindicam a aprovação de medidas como aposentadoria especial e o reconhecimento das atividades exercidas pelos profissionais da limpeza urbana como insalubres.
Mesmo com a normalização do serviço, a Prefeitura orienta os moradores a realizarem o descarte de resíduos nos dias e horários corretos da coleta, evitando que os resíduos fiquem expostos nas ruas e sejam espalhados por animais, como cães e urubus, e reduzindo riscos à saúde pública.
Com o retorno integral das equipes, a coleta já está sendo realizada normalmente na Central de Abastecimento (Ceasa) e nos demais pontos da cidade, seguindo o cronograma regular do serviço. A expectativa é que todas as localidades sejam atendidas nas próximas horas.
O governo municipal também informou que os serviços de coleta serão mantidos normalmente durante o feriado de São João, nesta quarta-feira (24), para acelerar a recuperação do cronograma e minimizar os impactos causados pela paralisação temporária.