Em meio ao aumento global da Mpox, Vitória da Conquista teve apenas 1 caso confirmado
Recentemente, apenas 2 casos foram confirmados na Bahia, ambos em Ilhéus.
Nos últimos 3 meses, a Bahia confirmou 2 casos da Mpox, doença também conhecida como varíola dos macacos. As informações foram confirmadas pela Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab), ao Jornal Conquista nesta sexta-feira (30).
Os 2 casos foram registrados em Ilhéus. O mais recente confirmado foi em 10 de agosto de 2024, com início dos sintomas em 29 de julho de 2024. O outro paciente tem data de liberação do resultado em 29 de julho de 2022, com início de sintomas em 20 de julho de 2022.
A Secretaria de Comunicação de Vitória da Conquista (Secom) comunicou ao Jornal Conquista que o cenário epidemiológico da doença na cidade “permanece estável”. Em 2024, apenas 3 casos foram notificados no município, sendo 2 descartados e um confirmado. O caso confirmado foi informado em março de 2024.
Na quarta-feira (14), a Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou a doença uma emergência de saúde pública de importância internacional. A determinação da OMS ocorre após a detecção do avanço de uma nova variante da Mpox na República Democrática do Congo e em outros países da África.