continua após a publicidade
Envie sua notícia para o
WhatsApp 77 9 9119-4164

Arraste para baixo e veja as notícias.

Junho Vermelho: Hemoba lança campanha para reforçar doação de sangue em Vitória da Conquista e outras regiões da Bahia

Com o tema “O Jogo Mais Importante do Ano”, ação une futebol, festas juninas e solidariedade para incentivar doações em um dos períodos mais críticos do ano.

Publicado em 02/06/2026 - às 09:05
Por Redação | Jornal Conquista
Fotos: Feijão Almeida | GOVBA.

A Fundação Hemoba iniciou a campanha Junho Vermelho com o tema “O Jogo Mais Importante do Ano”, unindo o clima das festas juninas e a paixão pelo futebol para incentivar a doação de sangue. A ação busca reforçar os estoques de hemocomponentes em um dos períodos mais críticos do ano e conscientizar a população sobre a importância da solidariedade para salvar vidas.

A campanha faz parte do projeto Hemocentros Unidos, que conta com o apoio do Instituto Pró-Hemo, e tem como ponto alto o Dia Mundial do Doador de Sangue, celebrado em 14 de junho. A proposta é mostrar que, assim como no futebol, cada pessoa tem um papel fundamental na equipe, e que cada doação pode contribuir para salvar vidas em hospitais de toda a Bahia.

Segundo a Hemoba, o mês de junho costuma registrar queda nas doações devido ao aumento de doenças respiratórias, às viagens de férias e aos festejos juninos. Em contrapartida, cresce a necessidade de transfusões por causa do aumento de acidentes nas estradas e de ocorrências envolvendo queimaduras provocadas por fogos de artifício.

Ao longo do mês, a fundação promoverá diversas ações de mobilização em Salvador e no interior do estado, incluindo apresentações musicais, participação de grupos de doadores, parcerias com empresas e campanhas nas redes sociais.

Em Vitória da Conquista, o atendimento é realizado no Hemocentro Regional, localizado na Rua DLoteamento Cristo Rei, bairro Felícia. A unidade funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30, e aos sábados, das 7h30 às 11h.

Quais são os critérios para doação de sangue?

  • Estar em boas condições de saúde;
  • Pesar mais de 50 kg;
  • Ter entre 16 e 69 anos;
    • Menores de 18 anos devem estar acompanhados por responsável legal;
    • Pessoas com mais de 60 anos só podem doar se já tiverem doado anteriormente.
  • Apresentar documento oficial com foto válido em todo o território nacional;
  • Estar bem alimentado no dia da doação;
  • Evitar consumo de álcool nas 12 horas anteriores;
  • Não fumar por pelo menos 2 horas antes;
  • Ter dormido no mínimo 6 horas na noite anterior;
  • Evitar alimentos gordurosos nas 4 horas que antecedem a doação.

Para mais informações, a população pode entrar em contato com o Hemocentro Regional de Vitória da Conquista pelo telefone (77) 3420-1267 ou pelo e-mail [email protected].

Clique no botão abaixo para entrar no grupo
Entre no grupo de notícias Jornal Conquista

Hemoba lança campanha de Dia das Mães para incentivar doação de sangue na Bahia

Ação busca destacar como o exemplo de solidariedade e amor maternal pode influenciar os filhos a se tornarem doadores.

Publicado em 08/05/2026 - às 17:25
Por Redação | Jornal Conquista
Foto: Ascom Hemoba.

A Fundação Hemoba iniciou uma campanha especial em homenagem ao Dia das Mães com o tema “Amor de mãe corre nas veias. Doe sangue. Salve vidas”. A ação busca incentivar a doação de sangue e destacar como o exemplo de solidariedade e amor maternal pode influenciar os filhos a se tornarem doadores.

A Hemoba destacou que muitas mulheres que atuam na fundação ou participam regularmente das campanhas de doação também vivenciam a maternidade. Durante a gestação, porém, a doação de sangue não é permitida, já que o organismo necessita de maior suporte nutricional para o desenvolvimento do bebê.

Após o parto normal, a mulher pode voltar a doar depois de 90 dias. Em casos de cesariana, o intervalo necessário é de 180 dias. Já mulheres em fase de amamentação permanecem temporariamente impedidas de doar até o bebê completar um ano de vida.

A fundação também ressaltou que a doação de sangue é fundamental em procedimentos médicos que ajudam a salvar mães e recém-nascidos. Em situações de anemia fetal grave, por exemplo, transfusões intrauterinas podem ser necessárias para preservar a vida do bebê ainda durante a gestação.

Além disso, casos de hemorragia no parto também podem exigir transfusões sanguíneas, reforçando a importância da manutenção dos estoques de sangue.

Em Vitória da Conquista, o atendimento é realizado no Hemocentro Regional, localizado na Rua DLoteamento Cristo Rei, bairro Felícia. A unidade funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30, e aos sábados, das 7h30 às 11h.

Quais são os critérios para doação de sangue?

  • Estar em boas condições de saúde
  • Pesar mais de 50 kg
  • Ter entre 16 e 69 anos
    • Menores de 18 anos devem estar acompanhados por responsável legal
    • Pessoas com mais de 60 anos só podem doar se já tiverem doado anteriormente
  • Apresentar documento oficial com foto válido em todo o território nacional
  • Estar bem alimentado no dia da doação
  • Evitar consumo de álcool nas 12 horas anteriores
  • Não fumar por pelo menos 2 horas antes
  • Ter dormido no mínimo 6 horas na noite anterior
  • Evitar alimentos gordurosos nas 4 horas que antecedem a doação

Como parte da programação, o Hemocentro Coordenador, em Salvador, realizará nesta sexta-feira (8) uma série de atividades voltadas às mães doadoras. A programação inclui apresentação musical do cantor Rodrigo Figueiredo, feira de empreendedoras e atendimentos gratuitos de massoterapia com Karina Mello.

Além das ações na capital baiana, a unidade móvel da Hemoba estará nos dias 8 e 9 de maio no supermercado Assaí, em Lauro de Freitas, realizando coleta de sangue das 8h às 16h. O posto temporário instalado no Shopping Bela Vista, em Salvador, segue funcionando normalmente, das 9h às 18h.

Para mais informações, a população pode entrar em contato com o Hemocentro Regional de Vitória da Conquista pelo telefone (77) 3420-1267 ou pelo e-mail [email protected].

Clique no botão abaixo para entrar no grupo
Entre no grupo de notícias Jornal Conquista

Prefeitura de Vitória da Conquista inicia atualização do Cartão SUS para cadastros antigos; confira os documentos exigidos

Procedimento é voltado apenas para usuários que possuem cartões emitidos até 2019.

Publicado em 05/05/2026 - às 19:00
Por Redação | Jornal Conquista
Foto: Reprodução/PMVC

A Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), está promovendo a atualização do Cartão do Sistema Único de Saúde (Cartão SUS). O procedimento é voltado apenas para usuários que possuem cartões emitidos até 2019.

Nesta nova etapa, o documento passa a utilizar o Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) como identificador único, substituindo o antigo número de 15 dígitos. A SMS destaca que o atendimento está sendo feito com distribuição de senhas, garantindo mais organização, transparência e igualdade no acesso.

Neste momento, a atualização não está sendo realizada nas unidades de saúde. De acordo com a Prefeitura, a decisão foi tomada após a identificação de inconsistências nos cadastros, como dados incompletos, divergências de informações e transferências irregulares de usuários de outros municípios.

Com isso, o processo foi centralizado e passou a adotar critérios mais rigorosos, incluindo a obrigatoriedade de apresentação de comprovante de residência. Para emitir ou atualizar o Cartão SUS, a população deve comparecer ao Facilita Saúde, localizado na Praça Vitor Brito, nº 09, no Centro.

A distribuição de senhas acontece em dois turnos:

  • Manhã, a partir das 7h30, com 100 atendimentos;
  • Tarde, a partir das 13h, com cerca de 50 a 60 senhas disponíveis.

Quais são os documentos obrigatórios para atualização do Cartão SUS?

  • Documento oficial com foto, como Registro Geral (RG), Carteira Nacional de Habilitação (CNH), Carteira de Trabalho ou Carteira Profissional;
  • Cadastro de Pessoas Físicas (CPF);
  • Comprovante de residência atualizado no nome do cidadão.
Clique no botão abaixo para entrar no grupo
Entre no grupo de notícias Jornal Conquista

Vitória da Conquista: Ministério Público apura oferta de consultas e exames para população idosa na rede municipal

Procedimento investiga dificuldades no atendimento e cumprimento do direito à saúde previsto na legislação.

Publicado em 22/04/2026 - às 17:02
Por Redação | Jornal Conquista
Foto: CMVC.

O Ministério Público instaurou um procedimento administrativo para apurar a oferta de consultas e exames destinados à população idosa na rede municipal de saúde de Vitória da Conquista. A medida foi adotada após relatos de dificuldades no acesso a especialidades médicas e na realização de exames essenciais.

Segundo informações divulgadas pelo portal Bahia na Política, a investigação envolve áreas como dermatologia, mastologia, ginecologia, reumatologia e neurologia, além da realização de ultrassonografia de abdômen total.

O objetivo é verificar se o município está garantindo, de forma adequada e em tempo oportuno, o atendimento à população idosa, conforme previsto no Estatuto do Idoso e na Constituição Federal.

O procedimento terá prazo inicial de um ano para conclusão. A apuração busca identificar possíveis falhas na regulação, na oferta de serviços ou na gestão das filas de espera. O caso ocorre durante a gestão da prefeita Sheila Lemos (União Brasil), em um cenário de aumento na demanda por atendimentos especializados na rede pública de saúde.

Clique no botão abaixo para entrar no grupo
Entre no grupo de notícias Jornal Conquista

Prefeitura de Vitória da Conquista promove campanha para prevenir amputações em pacientes diabéticos

Ação nas unidades de saúde intensifica orientações e avaliação dos pés para evitar complicações graves da doença.

Publicado em 02/04/2026 - às 18:28
Por Redação | Jornal Conquista
Foto: PMVC.

A prevenção de amputações relacionadas ao diabetes é o foco da Campanha Lava-Pés 2026, iniciada pela Secretaria Municipal de Saúde de Vitória da Conquista. A mobilização segue até o dia 9 de abril e reforça o cuidado com os pés como medida essencial para evitar complicações da doença.

Durante o período, as unidades de saúde intensificam a avaliação dos pacientes e orientações sobre autocuidado, com foco na identificação precoce de lesões. A proposta é reduzir riscos que podem evoluir para quadros graves, como infecções e amputações.

Dados apresentados pela coordenação de Saúde do Adulto apontam que o diabetes está entre as principais causas de amputações não traumáticas no país, muitas vezes associadas à falta de controle da doença e à perda de sensibilidade nos pés, conhecida como neuropatia diabética.

A campanha também reforça a importância de hábitos simples na rotina, como higienizar e secar bem os pés, observar possíveis alterações na pele e utilizar calçados adequados. A recomendação é que qualquer sinal de alerta, como feridas, inchaço ou mudança na coloração, seja avaliado o quanto antes por profissionais de saúde.

A população pode procurar a unidade mais próxima para acompanhamento e orientações durante a campanha.

Clique no botão abaixo para entrar no grupo
Entre no grupo de notícias Jornal Conquista

Campanha de vacinação contra a gripe segue até 30 de maio em Vitória da Conquista; confira os grupos prioritários

Ação começou com Dia D e já aplicou mais de 3,8 mil doses; imunização é fundamental para prevenir casos graves da doença.

Publicado em 30/03/2026 - às 16:28
Por Redação | Jornal Conquista
Foto: PMVC.

No último sábado (28), foi realizado o Dia D da Campanha de Vacinação contra a Influenza (gripe) em Vitória da Conquista, marcando o início da mobilização que segue até o dia 30 de maio. A ação contou com 12 unidades de saúde abertas e quatro pontos estratégicos de vacinação, incluindo drive-thru, totalizando 3.887 doses aplicadas.

Para se vacinar, a população deve procurar a unidade de saúde mais próxima, nas zonas urbana ou rural, de segunda a sexta-feira, levando documento de identificação com foto ou caderneta de vacinação.

De acordo com a Prefeitura, a Secretaria Municipal de Saúde recebeu mais de 25 mil doses da vacina trivalente, que protege contra os vírus H1N1, H3N2 e Influenza B.

A meta definida pelo Ministério da Saúde é imunizar pelo menos 90% do público prioritário, composto por:

  • Gestantes;
  • Idosos;
  • Crianças entre seis meses e menores de seis anos.

Além desses grupos, a vacinação também está disponível no munícipio para algumas categorias de trabalhadores, como:

  • Profissionais de saúde;
  • Professores;
  • Forças de segurança, salvamento e Forças Armadas;
  • Caminhoneiros;
  • Trabalhadores de transporte coletivo e portuários;
  • Pessoas com comorbidades ou deficiência (PcD).

🔍 O que é a gripe e por que se vacinar?

A gripe, causada pelo vírus da Influenza, é uma infecção respiratória aguda que pode provocar febre, tosse, dor de garganta, dor de cabeça, coriza e dores no corpo.

Em pessoas mais vulneráveis, como idosos e crianças, a doença pode evoluir para quadros mais graves, como pneumonias e piora das doenças crônicas, tornando a vacinação essencial para reduzir riscos e complicações.

A transmissão ocorre principalmente por gotículas respiratórias, liberadas ao falar, tossir ou espirrar, além do contato com superfícies contaminadas. Por isso, além da vacinação orienta-se a adoção de outras medidas gerais de prevenção.

Quais são as medidas de prevenção?

De acordo com o Ministério da Saúde, as medidas são comprovadamente eficazes na redução do risco de adquirir ou transmitir doenças respiratórias, especialmente as de grande infectividade. Portanto, recomenda-se:

  • Lavar as mãos com água e sabão ou usar álcool em gel, principalmente antes de consumir algum alimento;
  • Evitar aglomerações e ambientes fechados;
  • Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;
  • Manter os ambientes bem ventilados;
  • Evitar contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas de gripe;
  • Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas;
  • Cobrir o nariz e boca ao espirrar ou tossir;
  • Utilizar lenço descartável para higiene nasal;
  • Adotar hábitos saudáveis, como alimentação balanceada e ingestão de líquidos;
  • Evitar sair de casa em período de transmissão da doença.
Clique no botão abaixo para entrar no grupo
Entre no grupo de notícias Jornal Conquista

Vitória da Conquista: UTIs do HGVC são reconhecidas entre as mais eficientes do país

Certificação nacional destaca qualidade do atendimento e uso eficiente de recursos em unidades que atendem casos de alta complexidade na região.

Publicado em 26/03/2026 - às 18:07
Por Redação | Jornal Conquista
Fotos: Ascom / HGVC

As Unidades de Terapia Intensiva I e III do Hospital Geral de Vitória da Conquista passaram a figurar entre as mais eficientes do país após reconhecimento nacional baseado em indicadores de desempenho assistencial. A certificação leva em conta critérios rigorosos que medem a qualidade do atendimento e a utilização dos recursos disponíveis.

Entre os principais parâmetros avaliados estão a taxa de mortalidade padronizada, o tempo de permanência dos pacientes e o período de ventilação mecânica, fatores que indicam a efetividade do cuidado prestado nas UTIs.

Referência para Vitória da Conquista e diversos municípios da região, o hospital atende pacientes em estado grave e de alta complexidade. Mesmo diante desse cenário, as unidades mantêm indicadores considerados positivos, com destaque para a redução no tempo de internação e a maior rotatividade de leitos.

O resultado é atribuído ao trabalho de uma equipe multidisciplinar, que atua de forma integrada na assistência aos pacientes. A atuação conjunta dos profissionais contribui para a manutenção da qualidade do serviço e para os resultados alcançados.

Além do reconhecimento institucional, a certificação reflete diretamente no atendimento à população, ao permitir melhor aproveitamento dos leitos de UTI e ampliação do acesso ao cuidado intensivo. A unidade também se consolida como espaço de formação de profissionais de saúde, fortalecendo práticas assistenciais ao longo dos anos.

Clique no botão abaixo para entrar no grupo
Entre no grupo de notícias Jornal Conquista

Campanha contra tuberculose reforça alerta e mobiliza ações de saúde em Vitória da Conquista

Município soma 163 casos em 2025 e já registra novas notificações neste ano.

Publicado em 20/03/2026 - às 17:53
Por Redação | Jornal Conquista

Com dados que mantêm a tuberculose como preocupação no município, a Secretaria Municipal de Saúde intensificou, neste mês de março, uma campanha voltada ao enfrentamento da doença em Vitória da Conquista.

A mobilização inclui ações de prevenção, busca ativa de casos e capacitação de profissionais da rede de saúde, além de um momento voltado diretamente à população.

Os números reforçam o alerta. Ao longo de 2025, foram notificados 163 casos de tuberculose no município. Já em 2026, até o dia 16 de março, 21 casos foram registrados. Atualmente, dezenas de pacientes seguem em acompanhamento pelo serviço especializado.

A doença, que atinge principalmente os pulmões, é transmitida pelo ar e ainda representa um desafio de saúde pública em todo o mundo, o que motivou a criação de uma data internacional de enfrentamento, lembrada em 24 de março.

Mesmo com esse cenário, a orientação das autoridades de saúde é clara: a tuberculose tem cura e o tratamento é oferecido gratuitamente pelo SUS, sendo essencial a identificação precoce dos sintomas.

Entre os principais sinais estão tosse persistente por mais de três semanas, febre no fim do dia, suor noturno, cansaço e perda de peso sem explicação. Ao perceber esses sintomas, a recomendação é procurar uma unidade de saúde.

O diagnóstico rápido e o tratamento correto são fundamentais para interromper a cadeia de transmissão e garantir a recuperação dos pacientes.

Clique no botão abaixo para entrar no grupo
Entre no grupo de notícias Jornal Conquista

Ministério da Saúde abre seleção para especialização em enfermagem neonatal com vagas para Vitória da Conquista

Edital nacional oferta 310 vagas; Bahia terá 42 oportunidades, incluindo o Hospital Esaú Matos.

Publicado em 17/03/2026 - às 13:10
Por Redação | Jornal Conquista
Foto: PMVC.

Na última segunda-feira (16), o Ministério da Saúde iniciou o processo de seleção de profissionais de enfermagem para a Especialização em Enfermagem Neonatal voltada ao Sistema Único de Saúde (SUS).

Na Bahia, serão disponibilizadas 42 vagas, distribuídas entre Vitória da Conquista, Salvador, Barreiras, Camaçari, Feira de Santana e Teixeira de Freitas. No município conquistense, as oportunidades serão destinadas ao Hospital Municipal Esaú Matos.

Ao todo, estão sendo ofertadas 310 vagas em todo o país, com investimento de R$ 2,6 milhões. As inscrições seguem abertas até o dia 6 de abril, por meio da plataforma SIGA-LS. A previsão é que o curso tenha início no mês de junho.

O curso será executado pelo Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira, da Fiocruz, e terá duração de 14 meses.

A especialização é voltada, principalmente, para as regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, onde há maior carência de profissionais qualificados na área neonatal, e visa contribuir para a redução de óbitos evitáveis, por meio de diagnóstico precoce e intervenções mais seguras.

De acordo com o secretário de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, Felipe Proenço, a iniciativa busca fortalecer a rede pública de saúde e ampliar a qualidade do atendimento. “Nosso objetivo é fortalecer e valorizar a enfermagem no âmbito do SUS, além de qualificar a oferta dos serviços. Ao atacar desigualdades históricas, fortalecemos a resolutividade nas redes regionais”, afirmou.

Em 2025, foram investidos R$ 17 milhões na Especialização em Enfermagem Obstétrica – Rede Alyne, executada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com apoio da Associação Brasileira de Obstetrizes e Enfermeiros Obstetras (Abenfo).

Do total de oportunidades, 206 são destinadas às capitais e 104 ao interior, contemplando 64 hospitais em 36 municípios brasileiros. O edital também prevê 172 vagas para ações afirmativas, reforçando o compromisso com a equidade na formação profissional.

Clique no botão abaixo para entrar no grupo
Entre no grupo de notícias Jornal Conquista

Março Lilás: Unidades de saúde de Vitória da Conquista realizam ações de prevenção ao câncer do colo do útero

Ações incluem exame preventivo, vacinação contra HPV e orientações sobre saúde da mulher ao longo do mês.

Publicado em 11/03/2026 - às 17:48
Por Redação | Jornal Conquista
Foto: Divulgação.

Com foco na prevenção e no diagnóstico precoce, a Secretaria Municipal de Saúde de Vitória da Conquista está promovendo, ao longo deste mês, ações da campanha Março Lilás, voltadas ao combate ao câncer do colo do útero, considerado o terceiro tipo de câncer mais comum entre as mulheres no Brasil.

As atividades são realizadas nas unidades de saúde do município, por meio da Diretoria de Atenção Básica, e incluem coleta do exame citopatológico (Papanicolau) para mulheres de 25 a 64 anos, vacinação contra o HPV para adolescentes de 9 a 14 anos e orientações sobre prevenção e saúde sexual e reprodutiva.

A programação também prevê dias de mobilização nas unidades, com foco no rastreamento qualificado e no diagnóstico precoce da doença. As ações estão sendo realizadas tanto na zona urbana quanto na zona rural, em localidades como Iguá, José Gonçalves, Lagoa das Flores, Bate Pé, Vila América, Patagônia, Conveima, Miro Cairo e Recanto das Águas, entre outras.

O câncer do colo do útero é causado principalmente pela infecção persistente pelo vírus HPV (Papilomavírus Humano), transmitido nas relações sexuais. Em muitos casos, a doença não apresenta sintomas nas fases iniciais, o que reforça a importância da prevenção e do acompanhamento periódico.

A principal forma de prevenção é a vacinação contra o HPV, indicada para meninas e meninos de 9 a 14 anos, além da realização regular do exame preventivo por mulheres que já tiveram atividade sexual, especialmente entre 25 e 64 anos. O exame é simples, rápido e permite identificar lesões que podem ser tratadas antes de evoluírem para o câncer.

Clique no botão abaixo para entrar no grupo
Entre no grupo de notícias Jornal Conquista

Prefeitura de Vitória da Conquista empossa novos servidores para reforçar a rede municipal de saúde

Entre os doze profissionais convocados estão médicos, farmacêuticos, laboratoristas, nutricionista e fisioterapeuta.

Publicado em 06/03/2026 - às 18:09
Por Redação | Jornal Conquista
Foto: Secom PMVC

Na última quinta-feira (5), a Rede Municipal de Saúde de Vitória da Conquista empossou 12 novos servidores aprovados por meio do Edital 003/2024. Entre os profissionais convocados estão cinco médicos, três laboratoristas, dois farmacêuticos, um nutricionista e um fisioterapeuta.

Entre os profissionais empossados está Milana Prado, aprovada para o cargo de médica auditora da Secretaria Municipal de Saúde. Para a médica, a aprovação no concurso representa segurança profissional e também a oportunidade de contribuir com a população.

Outro servidor empossado foi Eduardo Bruno Macedo, aprovado para o cargo de laboratorista. Ele afirmou que aguardava a convocação após anos de preparação e destacou a expectativa de colocar em prática os conhecimentos adquiridos durante a formação.

De acordo com a coordenadora de Gestão de Pessoas da Secretaria Municipal de Gestão e Inovação (Semgi), Augusta Bahiano, a cerimônia de posse também representa uma etapa de acolhimento e integração dos profissionais ao serviço público municipal.

“A valorização do servidor começa no primeiro passo dele aqui na Prefeitura. Já chamamos mais de 1.000 pessoas nos últimos três concursos e este, especificamente, fortalece um quadro que é prioridade absoluta para nós: a saúde”, afirmou.

A diretora administrativa da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Hayka Gonçalves, ressaltou que o trabalho na área exige não apenas formação técnica, mas também sensibilidade no atendimento à população. “Precisamos de cuidado, acolhimento e de levar esperança para quem mais precisa”, disse.

Os servidores irão atuar em diferentes áreas da rede municipal, sendo distribuídos entre as diretorias de Atenção Básica, Atenção Especializada e Regulação, conforme a necessidade dos serviços de saúde.

Clique no botão abaixo para entrar no grupo
Entre no grupo de notícias Jornal Conquista

Sesab descarta caso de Mpox em Vitória da Conquista; estado segue com apenas um caso confirmado

Paciente foi diagnosticada com varicela; único caso confirmado no estado foi registrado em Salvador.

Publicado em 24/02/2026 - às 08:21
Por Redação | Jornal Conquista
Foto: iStock.

Na última sexta-feira (20), a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) reclassificou o caso que havia sido notificado como Mpox vírus (MPXV) em Vitória da Conquista. De acordo com a Sesab, a paciente apresenta um quadro de varicela, doença infecciosa conhecida popularmente como catapora.

O único caso confirmado no estado foi registrado em Salvador. Segundo a Secretaria, o paciente, natural de São Paulo, já chegou à capital com sintomas e teve o diagnóstico confirmado após atendimento em uma unidade de saúde.

A Sesab informou ainda que nenhum dos registros ocorreu durante o período de Carnaval. Até o fechamento dessa matéria, não houve registro de óbito por Mpox na Bahia.

O que é a Mpox?

Mpox é uma doença viral causada pelo vírus MPXV. A transmissão ocorre principalmente pelo contato com pessoas infectadas ou com materiais contaminados pelo vírus.

principal forma de contágio é por meio de contato próximo e prolongado, como abraços, beijos e relações sexuais, especialmente quando há presença de lesões na pele, crostas, bolhas ou contato com fluidos corporais, como secreções e sangue.

Segundo o Ministério da Saúde, a infecção também pode acontecer pelo contato com objetos contaminados, como roupas, toalhas, lençóis, utensílios e outros itens utilizados por uma pessoa infectada.

Os principais sintomas incluem erupções cutâneas ou lesões na pele (bolhas, feridas com ou sem crostas), linfonodos inchados (ínguas), febre, dores no corpo, dor de cabeça, calafrios e fraqueza.

Em caso de sintomas compatíveis com Mpox, a orientação é buscar atendimento em uma unidade de saúde para avaliação clínica e comunicar se houve contato próximo com pessoa suspeita ou diagnosticada com a doença.

Também é recomendado comunicar parceiros afetivossexuais pessoas do convívio próximo sobre a suspeita ou confirmação da doença, como forma de prevenção.

Clique no botão abaixo para entrar no grupo
Entre no grupo de notícias Jornal Conquista

Sesab confirma registro de Mpox em Vitória da Conquista; município não tem caso em residente

Estado contabiliza sete notificações, com dois casos confirmados; paciente internada no HGVC não reside em Conquista, informa Secretaria Municipal de Saúde.

Publicado em 20/02/2026 - às 13:24
Por Redação | Jornal Conquista
Foto: iStock.

Na última quinta-feira (19), a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) divulgou um novo balanço sobre os índices epidemiológicos relativos ao Mpox vírus (MPXV). De acordo com o levantamento, foram registrados novos casos em Vitória da Conquista e Salvador.

Segundo a Sesab, até o momento, a Bahia já registrou sete casos notificados da doença. O estado apresenta dois casos confirmados, três descartados e dois casos ainda em investigação.

Em nota, a Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), informou que a paciente internada no Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC) não é residente do município.

A paciente deu entrada na unidade hospitalar no dia 5 de fevereiro. Após avaliação clínica e realização de exames laboratoriais, foi confirmado o diagnóstico de Mpox. Segundo a SMS, a mulher permanece internada, em isolamento, com boa resposta ao tratamento e evolução considerada satisfatória.

A pasta esclareceu ainda que, até o momento, não há registro de caso confirmado em paciente residente no município. O órgão segue adotando as medidas de vigilância e controle previstas nos protocolos sanitários e mantém o monitoramento da situação para assegurar a proteção da população.

O que é a Mpox?

A Mpox é uma doença viral causada pelo vírus MPXV. A transmissão ocorre principalmente pelo contato com pessoas infectadas ou com materiais contaminados pelo vírus. A principal forma de contágio é por meio de contato próximo e prolongado, como abraços, beijos e relações sexuais, especialmente quando há presença de lesões na pele, crostas, bolhas ou contato com fluidos corporais, como secreções e sangue.

Segundo o Ministério da Saúde, a infecção também pode acontecer pelo contato com objetos contaminados recentemente, como roupas, toalhas, lençóis, utensílios e outros itens utilizados por uma pessoa infectada.

Apesar do nome antigo “varíola dos macacos” dado à doença, os macacos não são considerados reservatórios do vírus.

Os principais sintomas incluem erupções cutâneas ou lesões na pele (bolhas, feridas com ou sem crostas), linfonodos inchados (ínguas), febre, dores no corpo, dor de cabeça, calafrios e fraqueza.

Em caso de sintomas compatíveis com Mpox, a orientação é buscar atendimento em uma unidade de saúde para avaliação clínica e comunicar se houve contato próximo com pessoa suspeita ou diagnosticada com a doença.

Também é recomendado comunicar parceiros afetivos, sexuais e pessoas do convívio próximo sobre a suspeita ou confirmação da doença, como forma de prevenção.

Clique no botão abaixo para entrar no grupo
Entre no grupo de notícias Jornal Conquista

Vitória da Conquista: CAAV realiza ação de prevenção durante o Carnaval

Mobilização acontece nos dias 11, 12 e 13 de fevereiro, com testes rápidos, distribuição de preservativos, autotestes de HIV e orientações sobre PrEP para foliões e visitantes.

Publicado em 11/02/2026 - às 18:56
Por Redação | Jornal Conquista
Foto: PMVC.

O Centro de Atenção e Apoio à Vida (CAAV) está intensificando as ações de prevenção no mês de fevereiro e lançou a campanha “Carnaval com prevenção tem sempre camisinha à mão”. A iniciativa será realizada nos dias 11, 12 e 13 deste mês, no Terminal Rodoviário de Vitória da Conquista, nos períodos da manhã e da noite.

A proposta é alcançar tanto quem deixa a cidade para curtir o feriado quanto os visitantes que chegam ao município, ampliando o acesso a métodos preventivos e testagens rápidas.

A ação reforça a estratégia da chamada Prevenção Combinada, que reúne diferentes formas de proteção, desde ouso de preservativos até recursos como a Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) e o autoteste para HIV.

Estratégia contempla dois períodos de atendimento

Turno matutino (8h às 14h)

  • Cadastro e acompanhamento de usuários da PrEP;
  • Testes rápidos para HIV e sífilis;
  • Distribuição de preservativos masculinos, preservativos internos e gel lubrificante.

Turno noturno (19h às 22h)

  • Distribuição de autotestes para HIV;
  • Entrega de preservativos masculinos, internos e gel lubrificante.

Edilane Borges, coordenadora do CAAV, explicou que o objetivo da campanha é facilitar o acesso à prevenção justamente no momento de deslocamento para a festa. Segundo ela, a intenção é garantir que o período de celebração não seja marcado por riscos que podem ser evitados com informação e proteção.

Clique no botão abaixo para entrar no grupo
Entre no grupo de notícias Jornal Conquista

Vitória da Conquista recebe novas ambulâncias e equipamentos através do PAC Saúde

Dentro desse conjunto de ações, Vitória da Conquista também foi contemplada com kits cirúrgicos e equipamentos hospitalares.

Publicado em 09/02/2026 - às 18:14
Por Redação | Jornal Conquista
Foto: PMVC.

Vitória da Conquista passa a contar com duas novas ambulâncias de suporte básico do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), que irão reforçar o atendimento de urgência e emergência no município.

Os veículos foram entregues na última sexta-feira (6), em Salvador, durante agenda institucional que reuniu gestores e equipes de saúde de diversas cidades baianas. A incorporação das ambulâncias faz parte do processo regular de renovação da frota do SAMU, realizado a cada cinco anos, conforme normas do Ministério da Saúde.

De acordo com o Governo Municipal, a medida tem como objetivo garantir a substituição de veículos antigos e amplia a segurança, a agilidade e a qualidade do atendimento prestado à população.

Segundo a enfermeira e coordenadora do SAMU Regional de Vitória da Conquista, Graciele Tavares, a chegada das novas ambulâncias conclui um ciclo importante de modernização do serviço no município. São duas novas unidades que concluem a renovação da frota, melhorando o tempo de resposta e ampliando a segurança no atendimento à população”, destacou.

A entrega das ambulâncias integra um pacote mais amplo de investimentos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC Saúde), que destinou mais de R$ 300 milhões à Bahia para o Sistema Único de Saúde (SUS). Dentro desse conjunto de ações, Vitória da Conquista também foi contemplada com kits cirúrgicos e equipamentos hospitalares.

Clique no botão abaixo para entrar no grupo
Entre no grupo de notícias Jornal Conquista

Vitória da Conquista recebe unidade móvel para rastreamento do câncer de mama

Carreta instalada por 15 dias pode realizar até 140 exames diários, com encaminhamento pelas unidades de saúde.

Publicado em 21/01/2026 - às 16:32
Por Redação | Jornal Conquista
Foto: PMVC.

A ampliação do acesso à mamografia passou a integrar a rotina da rede pública de saúde em Vitória da Conquista a partir desta semana, com a chegada da unidade móvel de rastreamento do câncer de mama. A ação concentra os atendimentos em mulheres dentro da faixa etária prioritária e busca antecipar diagnósticos por meio da prevenção.

Instalada no município por 15 dias, a carreta tem capacidade para realizar até 140 exames por dia, alcançando a marca de 2.100 procedimentos. O funcionamento ocorre de forma organizada, com encaminhamento prévio pelas Unidades de Saúde da Família e agendamento via Central de Marcação, o que inclui pacientes da zona urbana e da zona rural.

Os exames seguem critérios técnicos definidos pela Secretaria da Saúde do Estado, como o intervalo mínimo de um ano desde a última mamografia, a idade entre 50 e 74 anos e a ausência de cirurgias recentes nas mamas ou axilas.

Além dos atendimentos, a iniciativa incorpora ações educativas, com orientações sobre autocuidado, vigilância em saúde e prevenção, realizadas enquanto as pacientes aguardam o exame.

Para a Secretaria Municipal de Saúde, a presença da unidade móvel contribui para o fortalecimento das políticas públicas voltadas à saúde da mulher, ao facilitar o acesso ao exame e estimular o diagnóstico precoce, fator determinante para o sucesso do tratamento.

Clique no botão abaixo para entrar no grupo
Entre no grupo de notícias Jornal Conquista

Vitória da Conquista registra 31 casos suspeitos de dengue na primeira semana epidemiológica de 2026

Levantamento do Sinan aponta redução nas notificações de arboviroses em comparação com o mesmo período do ano passado.

Publicado em 16/01/2026 - às 18:07
Por Redação | Jornal Conquista
Foto: PMVC.

Entre os dias 4 e 10 de janeiro, período correspondente à primeira Semana Epidemiológica (SE) de 2026, Vitória da Conquista registrou 31 notificações suspeitas de dengue, três de chikungunya e nenhuma de zika. Os dados foram divulgados pela Prefeitura, a partir do levantamento do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan).

Do total de notificações para dengue, cinco casos já foram descartados e 26 seguem classificados como prováveis, ainda em investigação. As notificações relacionadas à chikungunya também permanecem sob análise. Não houve registro de internações por arboviroses nesse período.

De acordo com o boletim epidemiológico, os bairros com maior número de casos prováveis de dengue nesta primeira semana do ano foram Alto da Boa Vista e Campinhos, seguidos por localidades como Cruzeiro, Felícia e Patagônia, conforme detalhamento divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde.

Em relação ao ano passado, os números indicam uma redução significativa nas notificações. Em 2025, Vitória da Conquista contabilizou 3.568 notificações de dengue, 173 de chikungunya e nove de zika. Desses registros, foram confirmados 425 casos de dengue, 10 de chikungunya e três de zika. Ao longo do ano, 821 notificações de dengue, 57 de chikungunya e quatro de zika foram descartadas.

A coordenadora de Vigilância Epidemiológica (Viep), Amanda Maria Gomes, destacou que os dados refletem uma queda expressiva quando comparados a 2024, ano em que o município registrou 38.550 casos prováveis de arboviroses. Segundo ela, a redução demonstra a efetividade das ações de controle do Aedes aegypti e de vigilância em saúde.

A coordenadora também ressaltou que, apenas na comparação entre as primeiras semanas epidemiológicas, houve diminuição dos registros. Em 2025, foram 55 notificações suspeitas de dengue na primeira SE, enquanto em 2026 o número caiu para 31, representando uma redução de 43,63%.

Amanda Maria Gomes explicou ainda que, a partir deste ano, a Viep passou a divulgar prioritariamente os casos classificados como prováveis, seguindo orientação do Ministério da Saúde, que considera como prováveis todos os casos notificados que não foram descartados.

Como se prevenir?

Apesar da queda nos números, a Secretaria Municipal de Saúde mantém o estado de alerta, especialmente durante o verão, período favorável à proliferação do mosquito.

A pasta reforça que o combate ao Aedes aegypti depende também da colaboração da população, com medidas simples como eliminação de recipientes que acumulam água, limpeza regular de caixas d’água e descarte correto do lixo e de resíduos.

A orientação é que moradores procurem atendimento médico ao apresentarem sintomas como febre alta, dor de cabeça, dores no corpo, dor atrás dos olhos e manchas vermelhas na pele.

Vacinação contra a dengue

A vacina contra a dengue segue disponível nas unidades de saúde do município para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, faixa etária que concentra um dos maiores índices de hospitalização pela doença. A vacinação para pessoas idosas não foi liberada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Para mais informações sobre ações de prevenção e controle das arboviroses, a população pode entrar em contato com o Centro de Controle de Endemias, pelo telefone (77) 3429-7421.

Clique no botão abaixo para entrar no grupo
Entre no grupo de notícias Jornal Conquista

Vitória da Conquista recebe programa estadual de rastreamento do câncer de mama em 2026

O programa contempla mulheres com idade entre 50 e 74 anos, e é voltado à prevenção, detecção precoce e tratamento da doença em todo o estado.

Publicado em 12/01/2026 - às 15:05
Por Redação | Jornal Conquista
Fotos: Leonardo Rattes / Saúde GovBA.

Neste ano, Vitória da Conquista passa a integrar o Programa Estadual de Rastreamento do Câncer de Mama, iniciativa da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) voltada à prevenção, detecção precoce e tratamento da doença em todo o estado.

O programa contempla mulheres com idade entre 50 e 74 anos. Nos casos em que a mamografia apresentar imagens inconclusivas, são realizados exames diagnósticos complementares. As pacientes com diagnóstico positivo serão encaminhadas, por meio da própria iniciativa, para unidades de Alta Complexidade em Oncologia.

Para participar do programa, é necessário apresentar documento de identificação com foto e comprovante de residência. Segundo a secretária estadual da Saúde, Roberta Santana, o diagnóstico precoce é decisivo para reduzir a mortalidade pela doença.

“Quando conseguimos fazer um diagnóstico precoce do câncer de mama, a gente chega a uma possibilidade de cura de até 95%, refletindo diretamente na taxa de sobrevivência. O crescimento da rede de assistência oncológica alinhada a uma boa cobertura da mamografia de rastreio de câncer de mama é muito importante para aumentar o sucesso no tratamento e reduzir a mortalidade pela doença”, disse.

A estratégia itinerante teve início na última segunda-feira (12), no município de Cândido Sales, e segue até o mês de maio, atendendo mulheres de diversas cidades. Além de Vitória da Conquista, o cronograma inclui municípios como Maetinga, Anagé, Caraíbas, Planalto, Belo Campo, Barra do Choça, Poções, Encruzilhada, Condeúba, Tremedal, Brumado, Livramento de Nossa Senhora, Macaúbas e Paramirim, entre outros.

Referência nacional, o Programa Estadual de Rastreamento do Câncer de Mama já alcançou os 417 municípios da Bahia nos últimos dez anos, com mais de 3,3 milhões de mamografias realizadas. Apenas nos últimos três anos, foram contabilizados 459.185 atendimentos, reforçando a importância da iniciativa para a saúde pública.

O que é o câncer de mama?

O câncer de mama é o tipo de neoplasia mais comum entre as mulheres no Brasil e se caracteriza pela multiplicação desordenada de células na mama, formando tumores que podem apresentar comportamentos distintos. Alguns tipos podem evoluir de forma mais lenta, enquanto outros têm crescimento acelerado.

Atualmente, os especialistas recomendam o rastreamento regular por meio da mamografia, aliado ao diagnóstico precoce, que envolve atenção aos sinais e sintomas, profissionais capacitados e serviços de saúde preparados para garantir a confirmação diagnóstica e o início rápido do tratamento.

O tratamento depende da fase em que a doença se encontra e do tipo do tumor, podendo incluir cirurgia, radioterapia, quimioterapia, hormonioterapia e terapia biológica (terapia alvo).


Clique no botão abaixo para entrar no grupo
Entre no grupo de notícias Jornal Conquista

Casos suspeitos de meningite são investigados na zona rural de Vitória da Conquista

Comunidade da zona rural recebe acompanhamento reforçado da Vigilância Epidemiológica.

Publicado em 12/12/2025 - às 16:50
Por Redação | Jornal Conquista
Foto: Freepik.

Na manhã desta sexta-feira (12), a Secretaria Municipal de Saúde confirmou dois casos suspeitos de meningite em crianças da zona rural de Vitória da Conquista. As notificações ocorreram nos dias 29 de novembro e 4 de dezembro.

As duas crianças estão internadas em leitos clínicos, sem gravidade, e recebem tratamento medicamentoso. A investigação já apontou que os casos não têm relação entre si.

A Prefeitura reforça que a vacinação é a principal forma de prevenção. As Unidades Básicas de Saúde oferecem imunizantes para crianças de até 4 anos, incluindo BCG, Pentavalente, Pneumocócica 10-valente e Meningocócica C conjugada.

A Vigilância Epidemiológica intensificou o monitoramento na comunidade, com investigação clínica e laboratorial, acompanhamento de contatos e orientações às equipes de saúde. Escolas da localidade também receberam informações sobre sintomas e sobre a importância da atualização vacinal.

Os exames descartaram as principais bactérias associadas às formas mais graves da doença, como Streptococcus pneumoniae, Neisseria meningitidis e Haemophilus influenzae tipo b.

Clique no botão abaixo para entrar no grupo
Entre no grupo de notícias Jornal Conquista

Vitória da Conquista recebe mutirão nacional de prevenção ao câncer de pele neste sábado (13)

Ação do Dezembro Laranja oferece atendimento gratuito no CEUAS da UESB, sem necessidade de agendamento prévio.

Publicado em 12/12/2025 - às 16:41
Por Redação | Jornal Conquista
Foto: Uesb.

Vitória da Conquista será uma das sete cidades baianas a receber o mutirão nacional de prevenção ao câncer de pele, realizado neste sábado (13), das 9h às 15h. A ação integra a campanha Dezembro Laranja, promovida pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), e busca oferecer atendimento gratuito para identificação precoce da doença.

O serviço é destinado exclusivamente a pessoas com suspeita de câncer de pele e será realizado por médicos dermatologistas de forma voluntária. Para ser atendido, é necessário apresentar documento de identidade, comprovante de residência e cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). O atendimento será realizado sem necessidade de agendamento prévio.

No município, o atendimento será realizado no Centro Universitário de Atenção à Saúde (CEUAS), localizado no Módulo de Medicina da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), na Estrada do Bem Querer, Bairro Universitário.

Criado em 1999, o mutirão já realizou mais de 600 mil atendimentos e identificou mais de 75 mil casos de câncer de pele. Em 2024, os dados chamaram atenção: mais de 62% dos pacientes atendidos afirmaram se expor ao sol sem qualquer proteção, enquanto somente 31% relataram o uso regular de protetor solar.

Entre os diagnósticos mais frequentes registrados no último ano em toda a Bahia estão:

  • Carcinoma basocelular (CBC): detectado em 14,84% dos pacientes;
  • Pré-neoplasias: representando 11,51% dos casos;
  • Carcinoma epidermoide (CEC): presente em 4,68% dos casos;
  • Melanoma maligno (MM): detectado em 2,31% dos casos;
  • Outros tumores malignos: encontrado em 1,21% dos pacientes.

Outras dermatoses foram identificadas em 41,22% dos atendimentos, enquanto cerca de 24% dos pacientes não apresentaram alterações.

Além de Vitória da Conquista, o mutirão ocorrerá em outras cinco cidades da Bahia, além da capital, Salvador, são elas: Alagoinhas, Paulo Afonso, Guanambi, Ilhéus e Santo Antônio de Jesus. Todas com atendimento por demanda espontânea.

Clique no botão abaixo para entrar no grupo
Entre no grupo de notícias Jornal Conquista