Propaganda eleitoral gratuita na TV e no rádio começam nesta sexta (30); Entenda porque Sheila tem o maior tempo
O programa de rádio e de TV dos candidatos tem a duração de 10 minutos
A propaganda eleitoral gratuita nas eleições municipais de 2024 em Vitória da Conquista começou nesta sexta-feira (30).
A partir das 5h, os candidatos à Prefeitura e à Câmara de Vereadores começaram a veicular seus comerciais de 30 ou 60 segundos na TV Sudoeste, TV Uesb, e em 12 emissoras de rádio locais.
A prefeita Sheila Lemos (União Brasil), candidata à reeleição, terá o maior tempo de propaganda no primeiro dia de exibição. Sua coligação “Conquista Segue Avançando” conseguiu 15 inserções no primeiro bloco, que vai das 5h às 11h, e outras 14 inserções no bloco de meio-dia às 18h e mais 14 inserções no bloco das 18h às 24h, totalizando 43 inserções.
O total de inserções para cada candidata foram definidas por um sorteio realizado pela Justiça Eleitoral na quinta-feira (22).
Os demais candidatos tiveram menos tempo de propaganda. Waldenor Pereira (PT), candidato pela coligação “A Força Pra Mudar Conquista”, teve 9 inserções no primeiro bloco, 9 no 2º bloco, e 8 no 3º bloco.
Lúcia Rocha (MDB), candidata pela coligação “A Mãe Tá On”, teve 3 inserções no 1º bloco, 4 no 2º bloco, e 4 no 3º bloco. Marcos Adriano (Avante) teve apenas 1 inserção em cada um dos 3 blocos.
O programa de rádio dos candidatos, com duração de 10 minutos, começou às 7h e será transmitido ao meio-dia. Os horários na TV serão das 13h às 13h10 e das 20h30 às 20h40.
No primeiro dia, a ordem de apresentação será: Waldenor, Sheila, Lúcia e Marcos Adriano. No sábado (31), essa ordem será invertida, com Marcos Adriano sendo o primeiro a se apresentar.
Divisão do tempo de propaganda
90% do tempo do programa de 10 minutos é dividido para cada candidato proporcionalmente ao número de deputados federais do seu partido ou coligação no Congresso Nacional. Os 10% restantes são divididos igualmente entre todos os candidatos.
Sheila possui o maior tempo, pois a sua coligação possui 56% dos deputados federais no congresso nacional. Waldenor terá o 2º maior tempo, pois a sua coligação possui 31% dos deputados federais no congresso nacional, incluindo ele mesmo, eleito deputado federal em 2022.
Lúcia Rocha e Marcos Adriano ficaram com a menor porcentagem de tempo na propaganda de 10 minutos, uma vez que a coligação de Lúcia possui 12% dos deputados federais no congresso nacional e Marcos, apenas 1%.
A propaganda eleitoral para candidatos a vereador tem um total de 70 minutos, com 40% desse tempo destinado aos candidatos que possuem representantes na Câmara dos Deputados.
A primeira inserção de propaganda de vereador na grade de 5h ao meio-dia é do PL, e a última é do MDB, na faixa da meia-noite.
A propaganda eleitoral na televisão deve ser acessível a todos. Recursos como legenda aberta e legenda oculta, janela com intérprete de Libras e audiodescrição estão disponíveis para que todos possam acompanhar a campanha eleitoral.