Estacionamento irregular causa transtornos na Av. Alagoas
A prática é proibida pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), passível de punição na Carteira de Habilitação (CNH) e multa.
Na Zona Oeste de Vitória da Conquista, a prática de motoristas e motociclistas estacionarem seus veículos sobre as calçadas da Avenida Alagoas já é um costume que gera desconforto e riscos para os pedestres.
Na última quinta-feira (23), o Blog do Sena registrou diversos veículos ocupando completamente as calçadas, o que faz com que os pedestres tenham que caminhar pela avenida, onde há um tráfego intenso de carros.
Apesar de ser uma prática proibida pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), passível de punição na Carteira de Habilitação (CNH) e multa, os condutores conquistenses não deixam de cometer a falta.
A Avenida Alagoas é uma das vias mais movimentadas da cidade. Recentemente, a Prefeitura realizou intervenções no local, incluindo a instalação de um sistema de binário para melhorar o fluxo de trânsito. Contudo, a prática de estacionamento irregular permanece um problema recorrente.
Embora não seja uma questão nova, a falta de fiscalização tem contribuído para o aumento dessa infração. Segundo o artigo 181 do CTB, se o veículo estiver apenas para embarque ou desembarque, a infração é leve, resultando em uma multa de R$ 88,38 e três pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
No entanto, se o veículo estiver estacionado sem ninguém embarcando ou desembarcando, a infração se torna grave.
O CTB considera um veículo estacionado quando está “no passeio ou sobre faixa destinada a pedestre, sobre ciclovia ou ciclofaixa, bem como nas ilhas, refúgios, ao lado ou sobre canteiros centrais, divisores de pista de rolamento, marcas de canalização, gramados ou jardim público”.
Quem é autuado pela falta grave está sujeito a uma multa de até R$195,23, mais cinco pontos na CNH do condutor. Além disso, há a possibilidade do veículo ser removido por um guincho.