Curso de Manejo de Fauna Silvestre do INEMA capacita agentes de segurança pública na Bahia
O curso destaca a necessidade de práticas específicas para cada espécie durante o resgate, transporte.
Até esta quinta-feira (28), o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) está promovendo o curso Manejo de Fauna Silvestre, que visa capacitar agentes de segurança pública em práticas de resgate e transporte de animais silvestres.
Os participantes são membros das Companhia de Polícia de Proteção Ambiental (Coppa e Cippa), Polícia Federal (PF), Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Guardas Civis Municipais de Salvador, Vitória da Conquista e Itapetinga.
A capacitação abrange conteúdo teórico sobre técnicas de manejo e transporte, seguido de treinamento prático pelo Centro Estadual de Triagem de Animais Silvestres do Inema (Cetas).
Destacando a importância da correta identificação das espécies e procedimentos adequados de manejo, os participantes aprendem a garantir a segurança dos animais e das pessoas envolvidas nos resgates.
O curso ressalta a necessidade de práticas específicas para cada espécie durante o resgate, transporte e cuidados básicos, visando o bem-estar dos animais. O compartilhamento de conhecimentos entre as instituições participantes fortalece a proteção da fauna, especialmente em áreas urbanas e rurais.
Por: Lívia Borges.