Conquista: Unidades de Saúde funcionam em horário estendido para atender pacientes com sintomas de dengue
A Sesab reforçou a necessidade de ampliação do horário de atendimento das USFs.
A Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) reforçou, por meio de nota, a necessidade de ampliação do horário de atendimento das unidades básicas. A declaração do órgão se deu após a divulgação dos dados de casos de dengue, chikungunya e zika em toda a Bahia. Em Vitória da Conquista foram confirmados 973 novos casos na última semana.
De acordo com a secretária Roberta Santana, estão sendo enviados ofícios para as prefeituras pontuando a importância de as unidades básicas estarem prontas para dar assistência àqueles com sintomas de Dengue e em horário estendido.
“O tratamento da Dengue é relativamente simples, mas é importante que profissionais acompanhem o paciente e que a pessoa busque uma unidade de saúde assim que apresentar algum sinal ou sintoma da doença”, afirmou Roberta.
Em Vitória da Conquista, as USFs Régis Pacheco, Panorama, Dr. Admário Santos e Conveima estão funcionando em seu horário habitual e também com horário estendido permanente das 17h às 22h de segunda a sexta-feira e aos sábados das 8h às 13h, para atender a pacientes com sintomas das arboviroses.
Além disso, as USFs Solange Hortélio, Nova Cidade, Morada dos Pássaros e João Melo Filho estão funcionando como unidades sentinela. As unidades atendem com horário estendido das 14h às 22h de segunda a sexta-feira.