Poções será contemplada com nova unidade do IFBA
Na Bahia, as oito novas sedes serão implantadas em diversas regiões.
Nesta terça-feira (12), o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou em Brasília a construção de oito novos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia na Bahia com previsão de construção até 2026. O investimento totaliza R$ 3,9 bilhões, provenientes do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), com previsão de R$ 200 milhões destinados às obras no estado.
Na Bahia, as oito novas unidades serão implantadas em diversas regiões, abrangendo as cidades de Macaúbas, Poções, Santo Estevão, Ribeira do Pombal, Itabuna, Salvador, Ruy Barbosa e Remanso.
As cidades contempladas tem a expectativa que cada nova unidade ofereça 1400 vagas, contribuindo para o desenvolvimento regional e aumentando as oportunidades de formação em áreas estratégicas para o mercado de trabalho.
Essas novas escolas têm como objetivo ampliar a oferta de educação profissional de qualidade em diversas regiões baianas, fortalecendo a formação de jovens e adultos. Os critérios adotados pelo governo estadual para a seleção dos municípios incluem a universalização do ensino superior na Bahia, o PIB local, o IDH, o número de estudantes no ensino médio por território e a localização estratégica dentro do território de identidade.
Com a implantação das novas unidades, a expectativa é que a educação profissionalizante seja ainda mais acessível e abrangente em toda a região.