PL tem Ivan Cordeiro, Washington Rodrigues e Edílson Gusmão como pré-candidatos à Prefeitura
Vereador, radialista e ex-candidato a deputado estadual são ventilados como possíveis nomes do bolsonarismo para a disputa eleitoral em Vitória da Conquista.
As eleições de 2024 já começaram, pelo menos nos bastidores dos partidos. Em Vitória da Conquista, a corrida pela Prefeitura já está em pleno vapor e alguns nomes já estão se apresentando como pré-candidatos.
No PL, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro, e que recentemente fixou sua nova mesa diretora na cidade, três nomes são especulados como representantes do partido na corrida eleitoral do ano que vem: o vereador Ivan Cordeiro (atualmente no PTB), o radialista Washington Rodrigues, vice-presidente da agremiação em Conquista, além do ex-candidato a deputado estadual, Edílson Gusmão, irmão do ex-prefeito Herzem Gusmão (1948 – 2021).
Em recente entrevista ao Blog do Anderson, Cordeiro comentou sobre seu futuro político: “Meu nome está à disposição de Conquista. Eu sou vereador, representante do povo ali na Câmara Legislativa, penso em servir a minha cidade, eu trabalho por isso, em servir a minha cidade. Coloquei o meu nome para deputado federal, uma votação expressiva, meu nome está disponível para servir a cidade”.
Ivan também tem seu nome ventilado como possível companheiro de chapa da atual prefeita Sheila Lemos (União) em sua campanha pela reeleição. Em 2022, como candidato a deputado federal, o parlamentar obteve 13.736 votos, destes, 11.271 foram em Vitória da Conquista, tendo sido o representante da direita mais votado na cidade.
Já Washington, que também é diretor e comentarista da Rádio Clube FM 95.9, além de colocar seu nome à disposição para o próximo pleito municipal, também revelou que Ivan teria dito que vai tentar a reeleição para Câmara de Vereadores em 2024.
“É possível, eu não digo dessa água nunca beberei. Agora, tenho Partido, o PL aqui em Conquista é um Partido democrático realmente, isso foi uma das condições que eu impus para poder entrar, tem que ser decidido, não pode ser nada imposto. Flávio [Farias] que é o presidente tem o mesmo pensamento. Vai depender também do João Roma, que é o nosso presidente estadual”, afirmou Washington em entrevista ao podcast Papo da Gente, do jornalista Daniel Silva.
Enquanto isso, Edílson também segue pavimentando sua pré-candidatura. Em 2022, o irmão do ex-prefeito Herzem Gusmão foi candidato a deputado estadual e obteve 5.793 votos, sendo 4.575 deles em Conquista. Em entrevista ao canal TV Vale do Colônia, no último final de semana, durante a Exposição de Itapetinga, o pré-candidato afirmou ser o único representante legítimo da direita na cidade.
“Precisamos com urgência ‘despetetizar’ esta Bahia. Com todos os candidatos, muitos em cima do muro, outros literalmente na esquerda, só tá sobrando o meu nome, hoje, de direita de verdade. Direita conservadora”.