continua após a publicidade
Envie sua notícia para o
WhatsApp 77 9 9119-4164

Arraste para baixo e veja as notícias.

Sheila Lemos comenta saída de Diogo Azevedo do União Brasil e nega retaliações ao vereador

Prefeita afirmou que mantém boa relação com o vereador e que discussão sobre o mandato de Diogo está restrita às questões partidárias e jurídicas.

Publicado em 03/06/2026 - às 11:38
Por Redação | Jornal Conquista
Foto: Ascom | CMVC

A prefeita de Vitória da Conquista, Sheila Lemos (União Brasil) negou a existência de qualquer rompimento político com o vereador Diogo Azevedo (União Brasil) ou com o deputado estadual Tiago Correia (PSDB), após as recentes movimentações do grupo para as eleições de 2026. A declaração foi feita em uma entrevista realizada na última segunda-feira (1º) pelo programa Boa Tarde Bahia.

Nas últimas semanas, surgiram especulações sobre um possível desgaste na base governista ganharam força após a filiação de Diogo Azevedo ao PSDB. O vereador, que foi o mais votado nas eleições municipais de 2024, pretende disputar uma vaga na Câmara dos Deputados em 2026.

Paralelamente, a prefeita teria concentrado esforços na construção da pré-candidatura de Wagner Alves à Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA). Questionada sobre uma possível disputa interna, Sheila Lemos descartou qualquer conflito. “Não tem briga nenhuma. Pelo menos da minha parte não tem. Eu não costumo brigar com ninguém”, afirmou.

Segundo a prefeita, a pré-candidatura de Wagner Alves foi discutida previamente com Tiago Correia antes mesmo de conversas com ACM Neto, principal liderança do União Brasil na Bahia. De acordo com ela, o entendimento inicial previa a convivência dos dois projetos políticos sem prejuízo a nenhuma das partes.

Apesar disso, Sheila Lemos reconheceu que algumas situações ao longo do processo geraram ruídos dentro do grupo. “Vai passando o tempo e começam algumas coisas que não se encaixam tão
perfeitamente como deveriam encaixar. Houve algumas conversas, mas da minha parte, muito tranquilo”
, disse.

Ao comentar a situação de Diogo Azevedo, a prefeita destacou que o vereador integra seu grupo político há vários anos e lembrou que sua candidatura à Câmara Municipal foi construída dentro do União Brasil. A gestora também ressaltou que a mudança pode resultar em questionamentos judiciais relacionados à fidelidade partidária.

Segundo Sheila Lemos, a eventual reivindicação da vaga pelos suplentes é um procedimento previsto nas regras eleitorais. Apesar da disputa jurídica que poderá ocorrer, a prefeita fez questão de afirmar que mantém uma relação amistosa com o vereador. “É um amigo. Eu gosto muito do Diogo e ele continua sendo meu amigo”, disse.

A prefeita também negou rumores de que teria promovido retaliações após a saída do parlamentar do União Brasil. Segundo ela, não houve exonerações nem mudanças em cargos ocupados por pessoas ligadas ao vereador dentro da administração municipal.

A pré-candidatura de Wagner Lemos e a aproximação entre Diogo Azevedo e Tiago Correia alimentaram especulações sobre uma possível divisão no grupo político. Durante a entrevista, porém, Sheila Lemos reforçou que as divergências existentes estão restritas ao campo partidário e jurídico, sem afetar a base governista.

Clique no botão abaixo para entrar no grupo
Entre no grupo de notícias Jornal Conquista

União Brasil e PSDB vivem desgaste político em Vitória da Conquista após mudanças para 2026

Distanciamento entre aliados teria ganhado força após pré-candidatura de Wagner Alves e filiação de Diogo Azevedo ao PSDB.

Publicado em 26/05/2026 - às 19:30
Por Redação | Jornal Conquista
Foto: Reprodução.

A aliança entre o União Brasil (UB) e o Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) em Vitória da Conquista estaria enfrentando desgaste diante das articulações políticas para as eleições de 2026. O cenário teria mudado quando o grupo da prefeita Sheila Lemos (UB) passou a concentrar esforços na construção da pré-candidatura de Wagner Alves à Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA).

Até então, a gestora mantinha proximidade política com o deputado estadual Tiago Correia (PSDB). Nos bastidores, lideranças passaram a interpretar o movimento político como um enfraquecimento da parceria entre as duas siglas no município conquistense.

A situação teria se intensificado após a saída do vereador Diogo Azevedo do União Brasil. O parlamentar se filiou ao PSDB e passou a integrar o grupo político ligado a Tiago Correia, sendo apresentado como pré-candidato a deputado federal nas eleições de 2026.

Diante da situação, a desembargadora Carina Cristiane Cangucu Virgens, do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia, determinou prazo de cinco dias para que Diogo Azevedo apresente explicações sobre sua desfiliação do União Brasil e posterior filiação ao PSDB.

Na defesa apresentada à Justiça Eleitoral, Diogo Azevedo argumenta que sua saída ocorreu com anuência das direções estaduais dos dois partidos e que havia entendimento político autorizando a mudança sem prejuízo ao mandato.

Em entrevista ao blogueiro Antonio Sena, durante visita a Vitória da Conquista, o ex-prefeito de Salvador e pré-candidato ao Governo da Bahia, ACM Neto, afirmou que o desgaste entre as siglas será tratado localmente. Segundo ele, a aliança entre União Brasil e PSDB segue mantida no cenário estadual.

Clique no botão abaixo para entrar no grupo
Entre no grupo de notícias Jornal Conquista

ACM Neto provoca debate entre prefeitos após evento em Vitória da Conquista; Sheila Lemos comenta caso

Gestores interpretaram a declaração como uma diminuição da influência política dos prefeitos nas eleições estaduais.

Publicado em 25/05/2026 - às 16:34
Por Redação | Jornal Conquista
Foto: Reprodução.

Na última sexta-feira (22), uma fala do ex-prefeito de Salvador e vice-presidente nacional do União Brasil, ACM Neto, durante um evento político realizado em Vitória da Conquista, gerou repercussão entre prefeitos da Bahia.

O comentário foi feito durante o lançamento da pré-candidatura de Wagner Alves à Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) e desagradou parte dos gestores municipais, que interpretaram a declaração como uma diminuição da influência política dos prefeitos nas eleições estaduais.

A fala de ACM Neto também gerou discussões em um grupo da União dos Municípios da Bahia (UPB) no WhatsApp, entre eles o prefeito de Encruzilhada, Pedro Lacerda, que afirmou ter o direito de manifestar insatisfação por considerar que a declaração atingiu coletivamente os prefeitos baianos.

Outros gestores passaram a discutir os limites entre manifestações políticas e pautas institucionais dentro do espaço da entidade. Em meio ao debate, a prefeita de Vitória da Conquista, Sheila Lemos (União Brasil), defendeu que o grupo da UPB seja utilizado prioritariamente para assuntos institucionais e administrativos relacionados aos municípios.

Segundo ela, a divulgação excessiva de conteúdos político-partidários poderia prejudicar o acompanhamento de pautas consideradas relevantes para os prefeitos. A União dos Municípios da Bahia reforçou, através de um comunicado, o caráter suprapartidário da entidade e pediu cautela na divulgação de conteúdos políticos no grupo, destacando que o espaço foi criado para tratar de temas de interesse coletivo dos municípios baianos.

Clique no botão abaixo para entrar no grupo
Entre no grupo de notícias Jornal Conquista

Dinho dos Campinhos é intimado pela Comissão de Ética para apresentar defesa em processo na Câmara

Vereador investigado por suposta participação em esquema de “rachadinha” terá prazo de cinco sessões para se manifestar sobre as denúncias.

Publicado em 20/05/2026 - às 17:12
Por Redação | Jornal Conquista
cmvc-camara-municipal-vitoria-da-conquista.jpg
Foto: Reprodução | CMVC

Na última terça-feira (19), o vereador Gilvan Nunes Pereira, conhecido como Dinho dos Campinhos (Republicanos), foi notificado pela Comissão de Ética da Câmara Municipal de Vitória da Conquista para apresentar defesa no processo que apura denúncias de uma suposta participação em um esquema de “rachadinha”.

O comunicado ocorreu poucos dias após o parlamentar deixar o cargo de segundo-secretário da Mesa Diretora da Casa. Após o recebimento da notificação, o vereador terá prazo de cinco sessões para apresentar defesa.

Somente após a apresentação da defesa, a Comissão de Ética deverá definir quais serão os próximos encaminhamentos do processo, incluindo a possibilidade de solicitar a cassação do mandato do vereador.

As denúncias também são acompanhadas pelo Ministério Público da Bahia. Entre os documentos anexados ao processo estariam comprovantes de transferências via PIX entre um assessor e o vereador, que somariam valores entre R$ 45 mil e R$ 60 mil. Segundo as acusações, o dinheiro teria sido utilizado para pagamento de apoiadores políticos.

Ainda conforme a denúncia, também foram apresentadas mensagens atribuídas ao parlamentar orientando que comprovantes das transferências fossem apagados.defesa do vereador nega as acusações e classifica o caso como tentativa de extorsão.

Clique no botão abaixo para entrar no grupo
Entre no grupo de notícias Jornal Conquista

Câmara de Vitória da Conquista define nova composição da Mesa Diretora após afastamento de vereador

Nelson de Vivi assumiu o cargo de segundo secretário após saída de Dinho dos Campinhos, investigado por suposto esquema de “rachadinha”.

Publicado em 15/05/2026 - às 16:54
Por Redação | Jornal Conquista
Foto: CMVC.

Nesta sexta-feira (15), a Câmara Municipal de Vitória da Conquista definiu a nova composição da Mesa Diretora após o afastamento do vereador Gilvan Nunes Pereira, conhecido como Dinho dos Campinhos (Republicanos), do cargo de segundo secretário.

A composição passou a contar com Ivan Cordeiro na presidência, Luciano Gomes (PCdoB) e Cris de Lúcia (MDB) na vice-presidência, e Hermínio Oliveira (PP) como primeiro secretário e Nelson de Vivi (PSDB) na segunda secretaria.

O afastamento de Dinho dos Campinhos ocorre em meio à repercussão de denúncias envolvendo o vereador. O parlamentar é alvo de uma polêmica envolvendo uma suposta participação em um esquema de “rachadinha”.

A prática é considerada uma forma de desvio de recursos públicos e pode configurar crimes como corrupção. Segundo a denúncia, um assessor teria sido orientado a transferir parte do salário ao vereador ou a terceiros indicados por ele.

O caso está sendo apurado pelo Ministério Público da Bahia e também pela Câmara de Vitória da Conquista. De acordo com a Mesa Diretora, o material foi encaminhado para análise da Corregedoria, que poderá instaurar uma Comissão de Ética.

defesa do vereador nega as acusações e afirma que não houve prática de “rachadinha”, classificando o caso como tentativa de extorsão. As investigações seguem em andamento.

Clique no botão abaixo para entrar no grupo
Entre no grupo de notícias Jornal Conquista

Dinho dos Campinhos deve deixar cargo na Mesa Diretora da Câmara de Vitória da Conquista

Renúncia do posto de segundo secretário deve ser oficializada na sessão da próxima quarta-feira (13), em meio à repercussão de denúncias contra o vereador.

Publicado em 11/05/2026 - às 16:46
Por Redação | Jornal Conquista
Foto: Ascom/CMVC.

Na próxima quarta-feira (13), o vereador Gilvan Nunes Pereira, conhecido como Dinho dos Campinhos (Republicanos), deve oficializar a saída do cargo de segundo secretário da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Vitória da Conquista. A informação foi divulgada pelo blogueiro Antonio Sena.

Segundo informações divulgadas, a vaga deverá ser assumida pelo vereador Nelson de Vivi (PSDB). A atual composição da Mesa Diretora foi eleita para o biênio 2025-2026 e conta com Ivan Cordeiro na presidência, Luciano Gomes (PCdoB) e Cris de Lúcia (MDB) na vice-presidência, e Hermínio Oliveira (PP) como primeiro secretário.

A possível renúncia acontece em meio à repercussão de denúncias envolvendo o vereador. O parlamentar é alvo de uma polêmica envolvendo uma suposta participação em um esquema de “rachadinha”. A prática é considerada uma forma de desvio de recursos públicos e pode configurar crimes como corrupção.

O material exibido em reportagem do Bahia Meio Dia, da TV Sudoeste, revela que o assessor recebia o salário normalmente e, em seguida, era orientado a transferir parte significativa do valor via Pixdiretamente ao vereador ou a terceiros indicados pelo parlamentar.

Segundo a denúncia, o suposto esquema teria ocorrido durante vários meses e pode ter movimentado entre R$ 45 mil e R$ 60 mil. Dados da Justiça Eleitoral também indicam alteração no patrimônio declarado pelo parlamentar, que passou de nenhum bem informado em 2020 para R$ 220 mil na eleição mais recente.

O caso foi encaminhado ao Ministério Público da Bahia e à Câmara de Vereadores de Vitória da Conquista. A presidência da Casa informou que o material foi recebido e encaminhado para análise, podendo adotar as medidas cabíveis.

A vereadora Viviane Sampaio (PT) afirmou que há elementos suficientes para abertura de procedimento investigativo, que pode resultar na criação de uma Comissão de Ética. Segundo a parlamentar, caso as irregularidades sejam confirmadas, Dinho dos Campinhos poderá ser submetido a sanções que vão de advertência até a perda do mandato.

defesa do vereador nega as acusações e afirma que não houve prática de “rachadinha”, classificando o caso como tentativa de extorsão. Em nota, o advogado Ademir Ismerim sustenta que o vereador atua com transparência e afirma que irá colaborar com as investigações.

Clique no botão abaixo para entrar no grupo
Entre no grupo de notícias Jornal Conquista

Deputado estadual propõe construção de maternidade regional em Vitória da Conquista

Proposta sugere nova unidade para reduzir sobrecarga no Esaú Matos e ampliar atendimento materno-infantil.

Publicado em 06/05/2026 - às 17:13
Por Redação | Jornal Conquista
Foto: PMVC.

O deputado estadual Vitor Azevedo (Avante) protocolou uma indicação na Assembleia Legislativa sugerindo à secretária de Saúde da Bahia, Roberta Santana, a adoção de medidas para a construção de uma maternidade regional em Vitória da Conquista, com o objetivo de ampliar a rede de atenção à saúde materno-infantil no sudoeste do estado.

Na proposta, o parlamentar destaca o papel estratégico do município como polo de saúde, responsável por atender pacientes de mais de 100 cidades baianas e até de estados vizinhos. Segundo ele, essa demanda tem gerado sobrecarga na rede local, especialmente no Hospital Esaú Matos, que, apesar de ser uma unidade municipal, atende toda a região.

Diante desse cenário, o deputado defende maior participação do Governo do Estado na oferta de serviços especializados, com a implantação de uma maternidade regional equipada com leitos obstétricos e de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) neonatal.

O pedido também conta com o apoio do presidente da Câmara Municipal de Vitória da Conquista, Ivan Cordeiro. De acordo com o parlamentar, a iniciativa pode contribuir para a descentralização dos atendimentos, melhorar os indicadores de saúde materno-infantil e garantir assistência mais adequada a gestantes e recém-nascidos da região.

Clique no botão abaixo para entrar no grupo
Entre no grupo de notícias Jornal Conquista

Assembleia Legislativa da Bahia aprova homenagem a Sheila Lemos e debate sobre mudanças de voos para o município

Deputados concedem Comenda 2 de Julho à prefeita e autorizam audiência sobre redução de voos no sudoeste baiano.

Publicado em 29/04/2026 - às 18:08
Por Redação | Jornal Conquista
Foto: ALBA.

Na última terça-feira (28), a Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) aprovou a concessão da Comenda 2 de Julho à prefeita de Vitória da Conquista, Sheila Lemos (União Brasil). A honraria, considerada a mais alta do estado, reconhece personalidades que prestam relevantes serviços à sociedade baiana.

A proposta foi apresentada pelo deputado estadual Carlos Robson Rodrigues da Silva (União Brasil), que destacou a trajetória da gestora no serviço público, com atuação voltada ao empreendedorismo e a políticas para mulheres e infância.

Outro ponto destacado na justificativa da comenda é o trabalho social desenvolvido ao lado da mãe, Irma Lemos. Juntas, fundaram o Movimento das Donas de Casa (MDC), organização que há mais de 15 anos oferece cursos profissionalizantes gratuitos e já capacitou cerca de 5 mil mulheres.

Além disso, a ALBA também aprovou, em reunião da Comissão de Infraestrutura, Desenvolvimento Econômico e Turismo, a realização de cinco audiências públicas para discutir temas estratégicos no estado, entre eles a situação dos voos em cidades do sudoeste baiano.

No início de abril, a Azul Linhas Aéreas anunciou mudanças na operação dos voos entre Vitória da Conquista e Salvador, que devem entrar em vigor a partir de junho de 2026. A principal alteração é a substituição da aeronave atual que comporta até 72 passageiros por um modelo de menor porte, com capacidade para apenas 9 pessoas.

A iniciativa foi apresentada pelo deputado Tiago Correia (PSDB) que criticou a mudança anunciada para os voos que atendem Vitória da Conquista. Segundo o parlamentar, a decisão demonstra descaso das companhias aéreas com a Bahia e seus passageiros.

Clique no botão abaixo para entrar no grupo
Entre no grupo de notícias Jornal Conquista

ACM Neto inclui obra de Vitória da Conquista em vídeo sobre promessas não cumpridas do governo Jerônimo

Material reúne intervenções em diversas áreas, distribuídas por diferentes regiões do estado.

Publicado em 28/04/2026 - às 17:04
Por Redação | Jornal Conquista
Foto: Reprodução / Redes Sociais.

Na última segunda-feira (27), o ex-prefeito de Salvador e pré-candidato ao governo da Bahia, ACM Neto (União Brasil), divulgou em suas redes sociais um vídeo em que critica a atual gestão estadual e lista obras que, segundo ele, seguem sem conclusão ou sequer foram iniciadas, incluindo obras em Vitória da Conquista.

A publicação utiliza uma música com o bordão “Jerônimo não fez”, em referência ao atual governador Jerônimo Rodrigues (PT), e faz uso de recursos de inteligência artificial (IA) para simular como estariam as obras caso já tivessem sido concluídas.

O material reúne intervenções em diversas áreas, como infraestrutura, saúde, logística e turismo, distribuídas por diferentes regiões do estado. No sudoeste baiano, por exemplo, são citados o Centro de Convenções de Vitória da Conquista, cuja licitação foi autorizada em 2024, e o projeto de um aeroporto na região de Jequié.

Entre as obras mencionadas também estão a ponte Salvador-Itaparica, a Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol) e o Porto Sul, consideradas estratégicas para a logística da Bahia. O vídeo ainda cita projetos como o Canal do Sertão, policlínicas regionais e intervenções na área hídrica e hospitalar.

Clique no botão abaixo para entrar no grupo
Entre no grupo de notícias Jornal Conquista

Vitória da Conquista: Jerônimo Rodrigues reage à mudança da Azul em voos regionais

Governador afirmou que não concorda com a decisão e que o Governo do Estado já iniciou tratativas com a empresa.

Publicado em 27/04/2026 - às 15:56
Por Redação | Jornal Conquista
Foto: Divulgação / Azul.

Na última sexta-feira (24), durante agenda no município de Brumado, o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), criticou a redução na capacidade de passageiros dos voos operados pela Azul Linhas Aéreas entre Guanambi e Salvador, decisão que também atinge Vitória da Conquista.

A empresa anunciou que as mudanças na operação dos voos devem impactar diretamente os passageiros a partir de junho de 2026. A principal alteração é a substituição da aeronave atual por um modelo de menor porte, reduzindo significativamente a capacidade de transporte.

Atualmente, a Azul utiliza o modelo ATR 72-600, que comporta até 72 passageiros. Com a mudança, passará a operar o Cessna Grand Caravan, com capacidade para apenas 9 pessoas. Além da troca da aeronave, a frequência dos voos diretos também será reduzida.

Questionado sobre a alteração, o governador afirmou que não concorda com a decisão e que o Governo do Estado já iniciou tratativas com a empresa. Segundo ele, foram solicitadas explicações, especialmente sobre o impacto do custo dos combustíveis nas operações.

“Interpelamos a Azul querendo explicações sobre o argumento de que os combustíveis prejudicaram os custos das passagens. Estamos em tratativas ainda porque eles têm benefícios conosco. Não concordei, reagimos, manifestamos isso na imprensa. Também escrevemos um documento oficializando o nosso descontentamento“, disse o governador ao site Achei Sudoeste e ao Programa Achei Sudoeste no Ar.

Jerônimo Rodrigues também destacou que cidades como Vitória da Conquista e Guanambi têm importância estratégica e precisam de uma malha aérea compatível com a demanda regional. Apesar disso, reconheceu que a decisão não pode ser revertida por decreto e disse esperar uma solução por meio do diálogo com a companhia aérea.

👉 Saiba mais: Com novo modelo de aeronave, Azul reduz capacidade e frequência de voos entre Vitória da Conquista e Salvador

Clique no botão abaixo para entrar no grupo
Entre no grupo de notícias Jornal Conquista

Vitória da Conquista: denúncia de “rachadinha” envolvendo vereador ganha novos desdobramentos

Reportagem divulgada pela TV Sudoeste aponta transferências via Pix após pagamento de assessor; caso é analisado pelo MP e pela Câmara.

Publicado em 27/04/2026 - às 15:53
Por Redação | Jornal Conquista
Foto: Reprodução | Ascom CMVC

No início de abril, o vereador de Vitória da Conquista, Gilvan Nunes Pereira, conhecido como Dinho dos Campinhos (Republicanos), passou a ser alvo de uma denúncia sobre sua suposta participação em um esquema de “rachadinha”.

O esquema trata-se de uma prática ilegal em que políticos ou integrantes de seus gabinetes se apropriam de parte dos salários pagos ao funcionários, podendo também exigir que esses valores sejam utilizados para quitar despesas ou dívidas pessoais. A prática é considerada uma forma de desvio de recursos públicos e pode configurar crimes como corrupção.

As informações foram divulgadas inicialmente pela coluna “O Carrasco”, do jornal A Tarde e, recentemente, o caso voltou a ganhar repercussão após a divulgação de novos elementos, incluindo mensagens e extratos bancários.

O material exibido em reportagem do Bahia Meio Dia, da TV Sudoeste, revela que o assessor recebia o salário normalmente e, em seguida, era orientado a transferir parte significativa do valor via Pix, diretamente ao vereador ou a terceiros indicados pelo parlamentar.

De acordo com a reportagem, o padrão de transferências teria se repetido ao longo de vários meses, com estimativa de valores devolvidos que pode chegar a dezenas de milhares de reais. Há ainda a indicação de que os recursos poderiam ter sido destinados ao pagamento de apoiadores políticos.

Dados da Justiça Eleitoral também indicam alteração no patrimônio declarado pelo parlamentar, que passou de nenhum bem informado em 2020 para R$ 220 mil na eleição mais recente.

O caso foi encaminhado ao Ministério Público da Bahia e à Câmara de Vereadores de Vitória da Conquista. A presidência da Casa informou que o material foi recebido e encaminhado para análise, podendo adotar as medidas cabíveis, incluindo a eventual abertura de procedimento investigativo.

Ao ser consultada pela reportagem, a vereadora Viviane Sampaio (PT) afirmou que há elementos suficientes para abertura de procedimento investigativo, que pode resultar na criação de uma Comissão de Ética. Segundo a parlamentar, caso as irregularidades sejam confirmadas, Dinho dos Campinhos poderá ser submetido a sanções que vão de advertência até a perda do mandato.

A defesa do vereador nega as acusações e afirma que não houve prática de “rachadinha”, classificando o caso como tentativa de extorsão. Em nota, o advogado Ademir Ismerim sustenta que o vereador atua com transparência e afirma que irá colaborar com as investigações. O caso segue sob apuração no Ministério Público e no Legislativo municipal.

👉 Saiba mais: Vereador de Vitória da Conquista é alvo de denúncia sobre suposta participação em esquema de corrupção

Clique no botão abaixo para entrar no grupo
Entre no grupo de notícias Jornal Conquista

Deputados se reúnem com representantes do Governo da Bahia para discutir redução de voos de Conquista para Salvador

Encontro tratou de mudanças na malha aérea após anúncio da Azul e busca alternativas para manter a conectividade da região

Publicado em 23/04/2026 - às 16:33
Por Redação | Jornal Conquista
Foto: Reprodução | Wikipedia | Ronaldosst

Na última quarta-feira (22), os deputados Waldenor Pereira (PT) e Zé Raimundo (PT) se reuniram com o secretário de Turismo do Estado da Bahia, Luís Maurício Bacellar Batista, em Salvador, para discutir a redução na oferta de voos entre a capital e Vitória da Conquista.

O encontro ocorreu após o anúncio da Azul Linhas Aéreas sobre a substituição da aeronave atual por um modelo de menor porte. Atualmente, a empresa utiliza o modelo ATR 72-600, que comporta até 72 passageiros, e passará a operar com o Cessna Grand Caravan, com capacidade para apenas 9 pessoas. Segundo a empresa aérea, a medida entrará em vigor em junho de 2026.

Durante a reunião, o deputado Zé Raimundo reforçou a preocupação com a diminuição de assentos disponíveis e destacou que o tema foi tratado como prioridade pelo governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT).

Waldenor Pereira ressaltou os impactos da medida para o Centro-Sul baiano, defendendo maior atenção das companhias aéreas ao potencial econômico da região. “O Sudoeste é uma região dinâmica, com forte crescimento econômico e grande importância para a Bahia. Vitória da Conquista é um polo regional que precisa de uma malha aérea compatível com sua relevância“, afirmou.

Maurício Bacellar informou que foi surpreendido com as mudanças, mas que o governo estadual notificou a empresa e ampliou o diálogo com outras companhias aéreas. Ele destacou que o estado mantém incentivos, como a redução de impostos sobre o combustível de aviação, e já busca alternativas para atender à demanda.

O secretário de turismo também mencionou o cenário nacional do setor, marcado pelo aumento dos custos operacionais e pela redução de voos em diversas regiões do país. Apesar disso, afirmou que o governo trabalha para garantir a conectividade da região.

Clique no botão abaixo para entrar no grupo
Entre no grupo de notícias Jornal Conquista
Publicado em 20/04/2026 - às 17:06
Por Redação | Jornal Conquista
Foto: Divulgação / Azul.

Na última quarta-feira (15), durante sessão legislativa na Câmara Municipal, vereadores criticaram a decisão da Azul Linhas Aéreas de mudar a operação de voos entre Vitória da Conquista e Salvador. A empresa anunciou a substituição da aeronave atual por um modelo de menor porte, reduzindo significativamente a capacidade de transporte.

De acordo com a Azul, a partir de junho, a empresa passará a operar o Cessna Grand Caravan, com capacidade para apenas 9 pessoas, substituindo o modelo ATR 72-600, que comporta até 72 passageiros.

Durante a sessão, o vereador Luís Carlos Dudé (União Brasil), manifestou repúdio à decisão da companhia aérea e classificou o cenário como um retrocesso. A fim de exemplicar sua crítica, o vereador exibiu a imagem de uma aeronave antiga, comparando a operação atual com a década de 1940.

“O ano era 1948, e a Nacional operava em Vitória da Conquista com uma aeronave “teco-teco”, como esta que estão colocando agora. Pasmem-se, senhores: 1948. Nós estamos no ano de 2026. De lá para cá, muita coisa mudou nessa cidade. Esta é a foto da aeronave que a Azul propõe colocar aqui. Vergonha, impotência, falta de vontade e de representatividade política desta terra”, afirmou.

Segundo o fotógrafo Juliano Gianotto, do portal AEROIN, o modelo Cessna Grand Caravan, que passará a operar na rota após a substituição do ATR 72, é amplamente utilizado na aviação regional e possui certificações atuais, sendo adequado para mercados com menor demanda. Para ele, a comparação feita por Luís Carlos Dudé não reflete com precisão a realidade operacional e indica desconhecimento técnico sobre o tema.

Ainda durante a sessão, o vereador Hermínio Oliveira (PP) também criticou o cenário atual, apontando redução nas operações e impacto para os passageiros. Ele cobrou maior valorização da cidade, destacando a importância econômica e o crescimento populacional de Vitória da Conquista.

Já o vereador Dr. Andreson (PCdoB) defendeu que a mudança nas operações aéreas seja debatida com maior profundidade. Para ele, é necessário que o tema permaneça em pauta, dada a relevância para a região. O parlamentar propôs articulação entre Câmara, Executivo, deputados e municípios impactados, com o objetivo de buscar soluções conjuntas.

Clique no botão abaixo para entrar no grupo
Entre no grupo de notícias Jornal Conquista

Deputados criticam alteração na operação de voos da Azul Linhas Aéreas no sudoeste da Bahia

Mudança na capacidade das aeronaves gera reação na ALBA e levanta preocupação com impactos econômicos e na mobilidade regional.

Publicado em 16/04/2026 - às 17:21
Por Redação | Jornal Conquista
Foto: Divulgação / Azul.

O anúncio de mudanças na operação de voos da Azul Linhas Aéreas para municípios do sudoeste da Bahia, incluindo Vitória da Conquista, provocou reação de deputados estaduais, que apontam prejuízos à mobilidade e ao desenvolvimento regional.

O deputado estadual Eduardo Salles (PV) afirmou que pretende propor uma ação judicial contra a companhia aérea após a decisão de alterar a capacidade das aeronaves. De acordo com a Azul, a partir de junho, a empresa passará a operar o Cessna Grand Caravan, com capacidade para apenas 9 pessoas, substituindo o modelo ATR 72-600, que comporta até 72 passageiros.

Em um vídeo publicado nas redes sociais, o parlamentar classificou a medida como unilateral. “Como presidente da Comissão de Turismo da Assembleia, vou propor à presidência da Casa avaliar a possibilidade de ingressarmos com uma ação judicial contra essa decisão”, afirmou. Na avaliação de Salles, a mudança pode afetar diretamente o turismo e a economia regional.

A redução na oferta de voos, especialmente entre Salvador e Vitória da Conquista, também foi tema de discussão na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA). Em pronunciamento e entrevista à rádio Band FM, o deputado Zé Raimundo (PT) demonstrou preocupação com a medida.

Segundo o parlamentar, Vitória da Conquista é um importante polo econômico, educacional e de serviços. Ele destacou que investimentos realizados ao longo dos anos, como a construção do Aeroporto Glauber Rocha, tiveram como objetivo ampliar a oferta de voos, receber aeronaves maiores e reduzir o preço das passagens. Apesar disso, o cenário atual, segundo ele, não corresponde às expectativas.

Zé Raimundo também afirmou que o Governo do Estado tem buscado alternativas para ampliar a oferta de voos, incluindo incentivos fiscais, como a redução do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre o querosene de aviação, citando articulações em Brasília, conduzidas pelo deputado federal Waldenor Pereira (PT), junto à Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e outros órgãos federais.

O deputado Fabrício Falcão também criticou a decisão da companhia aérea, classificando a redução da capacidade dos voos como um desrespeito à população. Segundo ele, a medida representa um retrocesso diante da demanda existente.

O parlamentar destacou que os voos com origem em Vitória da Conquista costumam apresentar taxas de ocupação superiores a 80%, especialmente nas rotas para São Paulo e Belo Horizonte, o que, na avaliação dele, não justifica a redução da oferta.

Clique no botão abaixo para entrar no grupo
Entre no grupo de notícias Jornal Conquista

Presidente da Câmara solicita implantação de maternidade regional em Vitória da Conquista

Proposta aponta sobrecarga na Fundação Esaú Matos e necessidade de ampliar assistência às gestantes.

Publicado em 14/04/2026 - às 17:28
Por Redação | Jornal Conquista
Foto: Reprodução | Classe Política.

O presidente da Câmara de Vereadores de Vitória da Conquista, Ivan Cordeiro, encaminhou ao Governo da Bahia um requerimento solicitando a implantação de uma Maternidade Regional no município. A proposta é motivada pelo aumento da demanda, já que a cidade atende pacientes de várias cidades da região sudoeste.

De acordo com o vereador, a Fundação Esaú Matos, considerada a principal unidade responsável pelo atendimento a gestantes da região, não consegue atender ao volume crescente de pacientes, o que tem gerado sobrecarga no serviço.

Para ele, a construção de uma nova maternidade é necessária para acompanhar a importância regional do município e garantir mais qualidade na assistência a mães e recém-nascidos. Ele também defende que a medida pode melhorar as condições de trabalho dos profissionais de saúde e ampliar a humanização no atendimento.

Clique no botão abaixo para entrar no grupo
Entre no grupo de notícias Jornal Conquista

Vereador de Vitória da Conquista é alvo de denúncia sobre suposta participação em esquema de corrupção

Informações divulgadas pelo A Tarde envolvem suposto esquema com repasse de salários.

Publicado em 14/04/2026 - às 17:18
Por Redação | Jornal Conquista
Foto: Ascom/CMVC.

Na última segunda-feira (13), o vereador de Vitória da Conquista, Gilvan Nunes Pereira, conhecido como Dinho dos Campinhos (Republicanos), passou a ser alvo de uma polêmica envolvendo uma suposta participação em um esquema de “rachadinha”. As informações foram divulgadas pela coluna ‘O Carrasco’, do jornal A Tarde.

O esquema trata-se de uma prática ilegal em que políticos ou integrantes de seus gabinetes se apropriam de parte dos salários pagos ao funcionários, podendo também exigir que esses valores sejam utilizados para quitar despesas ou dívidas pessoais. A prática é considerada uma forma de desvio de recursos públicos e pode configurar crimes como corrupção.

De acordo com a publicação, um ex-assessor do parlamentar procurar o Ministério Público e a Polícia Federal e apresentou áudios que indicariam a prática no gabinete do vereador. O portal A Tarde também informou que teve acesso a um dos registros que, segundo eles, traz uma conversa entre o vereador e o suposto ex-assessor, indicado como Neto.

No material, Dinho dos Campinhos teria mencionado valores de assessoria e cobrado a devolução de parte do dinheiro, além de realizar ameaças ao ex-auxiliar. Ele também teria afirmado que havia um acordo sobre esses repasses.

A equipe do portal A Tarde divulgou que procurou o parlamentar e que ele declarou não ter conhecimento da situação, orientando que sua defesa fosse acionada. Ao entrar em contato com o advogado Ademir Ismerim, a equipe recebeu uma nota afirmando que a suposta prática não está comprovada e destacando o compromisso do vereador com a ética e a transparência no exercício do mandato.

A defesa também afirmou que, caso haja qualquer irregularidade, é necessário que os fatos sejam apurados com rigor, para o devido esclarecimento e responsabilização. Segundo a nota, o vereador não teve conhecimento prévio da totalidade das acusações e está à disposição para colaborar com as autoridades.

O posicionamento ainda sustenta que, se houve alguma prática irregular, ela teria ocorrido sem a participação direta do parlamentar.

Clique no botão abaixo para entrar no grupo
Entre no grupo de notícias Jornal Conquista

Waldenor Pereira detalha investimentos e obras destinadas à Vitória da Conquista

Investimentos terão como foco áreas de saúde, infraestrutura e desenvolvimento regional.

Publicado em 10/04/2026 - às 17:56
Por Redação | Jornal Conquista
Foto: Reprodução/ Waldenor Pereira.

Na última quinta-feira (9), o deputado federal Waldenor Pereira (PT), em entrevista àrádio UP Notícias, detalhou os investimentos destinados à Vitória da Conquista por meio de emendas parlamentares, com foco nas áreas de saúde, infraestrutura e desenvolvimento regional.

O deputado também anunciou a previsão de início das obras de reforma do Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC). Segundo ele, a secretária estadual de Saúde, Roberta Santana, indicou que a ordem de serviço deve ser autorizada no dia 15 de maio.

A intervenção contará com investimento estadual de R$ 84 milhões e prevê reestruturação da unidade, incluindo ampliação de leitos e de unidades de terapia intensiva (UTIs). Outro destaque é a construção de novas unidades básicas de saúde no município. De acordo com o deputado, cerca de sete UBSs devem ser implantadas em diferentes bairros.

Na área de infraestrutura, o deputado destacou a construção e requalificação de espaços públicos, com a implantação de 11 praças em diferentes localidades da cidade. “Até o mês de junho estaremos iniciando as obras de mais oito praças. Nós já inauguramos a praça construída no distrito de Iguá e no bairro Patagônia. Uma terceira praça está sendo concluída no distrito de Batuque”, disse.

De acordo com Waldenor Pereira, as novas praças serão construídas em José Gonçalves, Inhobim, Pradoso, Itapirema, Roseira, São Sebastião, Vila Elisa e Vila Bonita. A expectativa é de que as obras sejam iniciadas a partir do dia 6 de maio.

Além disso, investimentos em saneamento básico também foram mencionados, com obras que beneficiam bairros e distritos da zona urbana e rural. Outro projeto de grande porte citado foi a Barragem do Catolé, considerada estratégica para o abastecimento hídrico da região.

“Já estamos próximos de cinquenta por cento de execução. Essa é uma obra que vai garantir segurança hídrica por mais de trinta anos para Vitória da Conquista e municípios circunvizinhos como Belo Campo e Tremedal”, afirmou.

Durante a entrevista, Waldenor Pereira destacou o seminário “Emendas Participativas e Desenvolvimento Regional”, realizado no dia 21 de março. De acordo com o parlamentar, o evento contribuiu para uma definição mais estratégica na aplicação de recursos públicos.

Ele afirmou que a atuação política tem se concentrado principalmente na região Sudoeste, abrangendo aproximadamente 50 a 60 municípios, com destaque para Vitória da Conquista. O encontro reuniu diversas lideranças políticas, entre elas o ministro das Relações Institucionais, Adolpho Loyola, o deputado estadual Zé Raimundo e o presidente do PT na Bahia, Tassio Brito, além de representantes de cerca de 48 municípios da região.

Clique no botão abaixo para entrar no grupo
Entre no grupo de notícias Jornal Conquista

Projeto de lei propõe criação do Dia Municipal do Cavalo em Vitória da Conquista

Proposta realizada pela vereadora Léia Meira também visa reconhecer o município como “Capital Baiana do Cavalo”.

Publicado em 10/04/2026 - às 17:52
Por Redação | Jornal Conquista
Foto: CMVC

Na última quarta-feira (8), foi protocolado na Câmara Municipal de Vitória da Conquista um projeto de lei que propõe reconhecer o município como “Capital Baiana do Cavalo” e instituir o Dia Municipal do Cavalo, a ser comemorado anualmente no terceiro sábado de maio.

A iniciativa é da vereadora Léia Meira, conhecida como Leia de Quinho, e considera a forte presença da cultura equestre na cidade, tanto do ponto de vista histórico quanto econômico e social. Segundo ela, Vitória da Conquista possui tradição consolidada na criação de equinos e na realização de eventos ligados ao setor.

Na justificativa, a parlamentar ressalta que o município se destaca na Bahia pela criação de raças como o Mangalarga Marchador e o Quarto de Milha, além da realização frequente de cavalgadas, vaquejadas, provas de marcha, leilões e outras manifestações culturais que envolvem o animal.

O projeto também relembra a importância histórica de figuras como tropeiros e vaqueiros na formação da cidade, além de citar ações recentes que reforçam essa identidade, como o reconhecimento das cavalgadas como patrimônio cultural imaterial e a realização da Missa do Vaqueiro da Joia do Sertão Baiano, em 2025.

Em caso de aprovação, o texto não estabelece obrigações diretas ao poder público, deixando a realização de eventos comemorativos sob responsabilidade de entidades e associações do segmento. A proposta segue para análise dos vereadores antes de ser levada à votação no plenário.

Clique no botão abaixo para entrar no grupo
Entre no grupo de notícias Jornal Conquista

Deputado estadual cobra prioridade na duplicação da BR-116 com foco em Vitória da Conquista

Documento enviado ao governo federal destaca aumento de acidentes e impacto do tráfego pesado na mobilidade urbana.

Publicado em 08/04/2026 - às 16:52
Por Redação | Jornal Conquista
Foto: Anderson Oliveira.

O deputado estadual Tiago Correia (PSDB) encaminhou uma indicação ao governo federal e ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) pedindo que a duplicação da BR-116 seja colocada como prioridade no planejamento logístico do país, com destaque para o trecho que atravessa Vitória da Conquista.

No documento, enviado por meio da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), o parlamentar ressalta a relevância da rodovia para o transporte de cargas e a conexão entre regiões. Ele chama atenção para o intenso movimento de veículos, especialmente caminhões, que tem gerado impactos diretos na mobilidade urbana do município.

Tiago Correia também argumentou que o trecho que atravessa Vitória da Conquista concentra um número significativo de acidentes e conflitos no trânsito, já que a BR-116 corta áreas urbanas da cidade. “Intervenções pontuais já mostraram que a melhoria na fluidez salva vidas, o que reforça a necessidade imediata de ampliarmos essa duplicação”, disse o deputado.

Para ele, a estrutura atual da rodovia não acompanha o crescimento e a demanda da região, considerada um dos principais polos logísticos e econômicos do sudoeste baiano. Na proposta, o parlamentar defende que o ponto inicial das obras seja na região de Vitória da Conquista, considerando fatores como volume de tráfego, segurança viária e importância logística.

De acordo com a ALBA, a indicação se baseia em diretrizes nacionais, como o Plano Nacional de Logística, e menciona investimentos federais em infraestrutura por meio do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

Clique no botão abaixo para entrar no grupo
Entre no grupo de notícias Jornal Conquista

Após especulações, ACM Neto anuncia Zé Cocá como vice na disputa pelo governo da Bahia

Sheila Lemos, que esteve entre os nomes cogitados para vice, esteve presente no evento de oficialização.

Publicado em 26/03/2026 - às 18:04
Por Redação | Jornal Conquista
Foto: Reprodução.

Nesta quinta-feira (26), o pré-candidato ao Governo da Bahia, ACM Neto (União Brasil), esteve no município de Jequié para oficializar o prefeito Zenildo Brandão Santana, conhecido como Zé Cocá (PP), como pré-candidato a vice-governador em sua chapa.

A definição ocorre após um período de articulações em que o nome da prefeita de Vitória da Conquista, Sheila Lemos (União Brasil), chegou a ser cogitado como possível vice na chapa. A gestora também esteve presente no evento.

Segundo ACM Neto, a escolha foi construída de forma consensual dentro do grupo político. “Zé Cocá foi unânime, consensual, vem com respaldo e apoio de todo o nosso grupo político. E vem para somar, por todas as qualidades que ele possui, mas também para ser a voz de Jequié e de toda essa região”, afirmou.

Ao aceitar o convite, Zé Cocá afirmou que decidiu integrar o projeto por acreditar na proposta apresentada pela oposição e na necessidade de mudanças na Bahia. “Eu conversei com Neto, e eu dizia sempre: só sairia da prefeitura se eu visse um cheiro de um projeto político. Não é um cheiro de ser vice-governador. Neto quando conversou comigo mostrou a vontade, a determinação, discutiu horizontes que me arrepiam”, declarou.

Indicado por Cacá Leão, atual presidente estadual do Progressistas (PP) na Bahia, o nome de Zé Cocá também atende a uma estratégia política que visa evitar a formação de uma chapa composta apenas por integrantes do mesmo partido.

O dirigente assumiu a presidência estadual do PP nesta quinta-feira (26) e passa a liderar as articulações da sigla para as eleições de 2026. Já à frente da legenda, ele defendeu a escolha do pré-candidato a vice-governador. “Zé trará esse peso político para a disputa”, disse.

Para disputar o cargo de vice-governador, Zé Cocá deverá deixar a Prefeitura de Jequié até o início de abril. Em seu lugar, assumirá o vice Flavinho Santana (União Brasil).

Clique no botão abaixo para entrar no grupo
Entre no grupo de notícias Jornal Conquista