Embasa amplia abastecimento de água em Bate-Pé com nova adutora
Obra já está mais de 50% concluída e reforçará abastecimento para 1.500 imóveis na zona rural de Vitória da Conquista.

Com mais de 50% do serviço concluído e 11 quilômetros de tubulação implantada, a Embasa segue com a obra de implantação da nova adutora de água tratada de Bate-Pé, zona rural de Vitória da Conquista, que possibilitará a ampliação da oferta de água em cerca de 85% para as localidades da região, onde atualmente são atendidos 1.500 imóveis.
O sistema conta com 21 quilômetros de rede de 200 milímetros, três caixas redutoras de pressão para aliviar a força da água no trecho da serra e um reservatório de 300 metros cúbicos.
Projetada para atender pelos próximos 30 anos, a nova tubulação será adequada ao novo traçado da rodovia que está sendo pavimentada, substituirá a atual rede que apresentou problemas estruturais devido à exposição causada pelas enxurradas e permitirá o atendimento a novas localidades do entorno.
De acordo com Manoel Marques, gerente regional da Embasa, a obra garantirá abastecimento de água com quantidade e qualidade para uma importante área rural do município e, após a conclusão dos serviços, a distribuição de água será normalizada neste último distrito de Vitória da Conquista já operado pela empresa, assim como ocorreu recentemente nas regiões de São Sebastião e José Gonçalves.
A Embasa opera em oito dos 11 distritos de Vitória da Conquista e, para atender Cabeceira da Jiboia, Inhobim e Cercadinho, investirá R$ 18,5 milhões nos próximos anos. Essas localidades contarão com sistemas de abastecimento que preveem a implantação de 82 quilômetros de adutora, duas estações de bombeamento, três reservatórios e 30 quilômetros de rede distribuidora, beneficiando 2.200 imóveis.