Coelba remove mais de 15 toneladas de cabos irregulares em Vitória da Conquista e outros municípios baianos
A ação tem como objetivo ordenar a fiação irregularmente instalada nos postes da distribuidora e evitar incêndios.
Durante a operação Rede Legal, a Neoenergia Coelba removeu 15,6 toneladas de cabos irregulares de telefonia e internet em seis municípios baianos na última semana.
A ação, realizada entre os dias 9 e 13 de dezembro, teve como objetivo ordenar a fiação irregularmente instalada nos postes da distribuidora, visando garantir a segurança da população e o fornecimento de energia.
Devido ao sucesso da iniciativa, a operação foi estendida por mais uma semana em Salvador, Feira de Santana, Vitória da Conquista e Juazeiro nesta semana.
Segundo informações do Acorda Cidade, mais de 50 profissionais inspecionaram 822 postes durante os cinco dias da operação. Além dos cabos, foram removidas mais de mil caixas de telefonia e internet instaladas irregularmente, que são apontadas como as principais causadoras de incêndios em fiação.
De acordo com Rodrigo Almeida, gerente de Relacionamento da Neoenergia Coelba, a operação Rede Legal visa combater o emaranhado de fios em diversos municípios baianos.
Embora a manutenção desses cabos seja de responsabilidade das operadoras, a distribuidora tem investido em ações preventivas. “No ano, já removemos mais de 300 toneladas de fios irregulares e realizamos 24 mil notificações”, explicou Almeida.
A operação também buscou facilitar a regularização das empresas que atuam sem autorização para compartilhar os postes da Coelba. Durante a semana, foram realizados 148 atendimentos e firmados 93 termos para o cadastro dessas empresas.
A Neoenergia Coelba estima que 91% das empresas homologadas pela Anatel na Bahia operam irregularmente, sem seguir os critérios técnicos e de segurança, causando prejuízos à população. Para regularizar a situação, a empresa disponibiliza um canal de atendimento direto pelo e-mail [email protected].