Governo da Bahia inicia série de reuniões preparatórias para Conferência Estadual de Meio Ambiente
A mobilização vai passar pelas principais cidades do interior do Estado, incluindo Vitória da Conquista.
A secretaria estadual de meio ambiente da Bahia (Sema), realizou nesta segunda-feira (14), em Feira de Santana, a primeira reunião de uma série de encontros que irão mobilizar servidores, segmentos sociais e o poder público local para as Conferências Municipais e Intermunicipais de Meio Ambiente na Bahia.
A reunião foi organizada pela Sema e pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema). A mobilização começou em Feira de Santana e irá passar pelas principais cidades do interior do estado, entre elas ,Vitória da Conquista, até o dia 18 de outubro.
As reuniões têm o objetivo de preparar a 4ª Conferência Estadual de Meio Ambiente (CEMA) de 2025.
O tema da CEMA 2025 é “Emergência Climática: o desafio da transformação ecológica”. Os encontros com o Inema buscam ampliar o debate sobre as mudanças climáticas e a adoção de políticas ambientais sustentáveis em todo o estado, e vão eleger delegados para participarem da CEMA 2025.
A Secretária da Educação Ambiental para a Sustentabilidade da Sema, Kitty Tavares, citou a importância de “unir todos os atores sociais de cada município no propósito de convocar as conferências municipais“. A reunião foi conduzida pela coordenadora regional do Inema, unidade Feira de Santana, Kelly Escolano.
O encontro contou com a participação de servidores do Inema de diversas regiões do estado da Bahia, de representantes de consórcios, colegiados territoriais e da UEFS. Os servidores do Inema compartilharam suas experiências e discussões sobre o trabalho em relação ao meio ambiente.
A próxima reunião será realizada em Seabra, e os próximos eventos estão programados para Barreiras, Itabuna, Eunápolis, Vitória da Conquista, Senhor do Bonfim e Juazeiro.