continua após a publicidade
Envie sua notícia para o
WhatsApp 77 9 9119-4164

Arraste para baixo e veja as notícias.

Prefeitura de Vitória da Conquista adere à iniciativa da ONU para construção de cidades resilientes a desastres climáticos

Iniciativa coordenada pelo Escritório das Nações Unidas tem como objetivo preparar governos locais para enfrentar eventos extremos

Publicado em 12/05/2026 - às 17:50
Por Redação | Jornal Conquista
Foto: PMVC

A Prefeitura de Vitória da Conquista oficializou a entrada do município na iniciativa internacional “Construindo Cidades Resilientes” (MCR2030), coordenada pelo Escritório das Nações Unidas para a Redução do Risco de Desastres, com o objetivo de preparar governos locais para enfrentar eventos extremos e os impactos das mudanças climáticas.

Com a adesão, o município passa a assumir o compromisso de aplicar os 10 princípios essenciais da iniciativa, além de desenvolver ações voltadas à redução de riscos de desastres e fortalecimento da resiliência urbana. A proposta inclui avaliações periódicas, planejamento estratégico e definição de metas para enfrentar desafios climáticos e ambientais.

De acordo com o governo municipal, a iniciativa prevê uma atuação integrada entre diferentes setores da administração municipal e a sociedade civil. A coordenação das ações ficará sob responsabilidade da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social, tendo a coordenadora da Defesa Civil, Rosa Freitas, como ponto focal do programa.

“Passamos a integrar uma rede internacional coordenada pela [Organização das Nações Unidas] ONU. Isso amplia nosso acesso a conhecimento técnico, planejamento estratégico e oportunidades de cooperação, fortalecendo nossas ações de prevenção e monitoramento em benefício da população”, afirmou Rosa Freitas.

A Prefeitura também destacou que a adesão ao programa faz parte de um conjunto de ações voltadas à adaptação climática. Atualmente, Vitória da Conquista integra o Programa Adapta Cidades, do Governo Federal, e foi o único município da Bahia selecionado para participar do curso “Urgência Climática”, promovido pelo Ministério das Cidades em parceria com o Instituto Lincoln.

Confira quais são os 10 princípios essenciais para construir cidades resilientes

  • Organizar-se para a resiliência a desastres
  • Identificar, compreender e usar cenários de risco atuais e futuros
  • Fortalecer a capacidade financeira para resiliência
  • Buscar um desenvolvimento urbano resiliente
  • Proteger recursos naturais para aprimorar as funções de proteção
  • Fortalecer a capacidade institucional para resiliência
  • Compreender e fortalecer a capacidade social para resiliência
  • Aumentar a resiliência da infraestrutura
  • Garantir uma resposta eficaz a desastres
  • Acelerar a recuperação e reconstruir melhor
Clique no botão abaixo para entrar no grupo
Entre no grupo de notícias Jornal Conquista
Publicado em 14/04/2026 - às 17:15
Por Redação | Jornal Conquista
Foto: Secom PMVC

Na última segunda-feira (13), a Prefeitura de Vitória da Conquista oficializou a inclusão de duas novas datas no calendário do município após sancionar leis de autoria da Câmara de Vereadores. As normas foram publicadas no Diário Oficial.

Uma das medidas é a criação do Dia Municipal de Conscientização sobre as Experiências Adversas na Infância (ACEs), a ser celebrado anualmente no dia 20 de maio. Instituído pela Lei nº 3.139/2026, o objetivo da proposta é alertar a população sobre os efeitos de situações traumáticas vividas por crianças e adolescentes, como maus-tratos e negligência, tanto física quanto emocional.

A legislação prevê a realização de atividades como palestras, seminários e rodas de conversa em escolas, unidades de saúde e espaços comunitários, além da distribuição de materiais informativos produzidos pela Prefeitura em parceria com instituições das áreas de educação, saúde e assistência social.

A Lei nº 3.140/2026 institui o Dia Municipal da Ação Climática, que será comemorado em 27 de abril. A iniciativa busca incentivar a reflexão sobre políticas públicas voltadas à redução dos impactos das mudanças climáticas e estimular a adoção de práticas sustentáveis.

A data também pretende fortalecer a articulação entre poder público, universidades, empresas e sociedade civil, por meio de ações educativas, culturais e ambientais.

De acordo com a legislação, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, em parceria com outras secretarias municipais, será responsável pela coordenação das atividades, que incluem campanhas de conscientização, mutirões de limpeza, oficinas, palestras, feiras ecológicas, plantio de árvores, exposições, gincanas escolares e simulados de prevenção a desastres naturais.

Clique no botão abaixo para entrar no grupo
Entre no grupo de notícias Jornal Conquista

Acordo para combater desmatamento na Bahia é assinado pelo Ministério Público, Sema e Inema

O acordo visa promover a regularização ambiental de imóveis rurais.

Publicado em 07/11/2024 - às 15:42
Por Redação | Jornal Conquista

O Ministério Público da Bahia (MPBA) firmou um acordo de cooperação com a Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) e o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), na terça-feira (05), com o objetivo de fortalecer o combate ao desmatamento e desenvolver ações para enfrentar as mudanças climáticas no estado.

O acordo visa promover a regularização ambiental de imóveis rurais de até quatro módulos fiscais na Bahia, em que for verificada a ocorrência de alertas de desmatamento pelo Sistema MapBiomas Alerta, do MP baiano. O acordo também objetiva o combate à supressão ilegal de vegetação nativa.

ver notícia completa
Clique no botão abaixo para entrar no grupo
Entre no grupo de notícias Jornal Conquista

Governo da Bahia inicia série de reuniões preparatórias para Conferência Estadual de Meio Ambiente

A mobilização vai passar pelas principais cidades do interior do Estado, incluindo Vitória da Conquista.

Publicado em 16/10/2024 - às 18:20
Por Redação | Jornal Conquista

A secretaria estadual de meio ambiente da Bahia (Sema), realizou nesta segunda-feira (14), em Feira de Santana, a primeira reunião de uma série de encontros que irão mobilizar servidores, segmentos sociais e o poder público local para as Conferências Municipais e Intermunicipais de Meio Ambiente na Bahia.

A reunião foi organizada pela Sema e pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema). A mobilização começou em Feira de Santana e irá passar pelas principais cidades do interior do estado, entre elas ,Vitória da Conquista, até o dia 18 de outubro.

ver notícia completa
Clique no botão abaixo para entrar no grupo
Entre no grupo de notícias Jornal Conquista