continua após a publicidade

Servidores do INSS entram em greve por tempo indeterminado nesta terça

Categoria busca acordo de valorização e reajuste salarial,

Por Redação | Jornal Conquista
Publicado em 16/07/2024 - às 14:30

A partir desta terça-feira (16), servidores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) entram em greve em todo o Brasil. Na Bahia, o Sindicato dos Trabalhadores Federais em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social (SINDPREV) fará um ato na agência das Mercês, em Salvador, a partir das 6h30. A Bahia possui mais de 2 mil dos 19 mil servidores do Brasil, distribuídos em sete gerências regionais.

A paralisação ocorre por falta de acordo com o governo federal sobre reajuste salarial, e atinge tanto quem trabalha de forma presencial nas agências quanto aqueles que atuam em home office. A pauta de reivindicações dos trabalhadores inclui a exigência de nível superior para as funções técnicas, carreira típica de Estado com reestruturação, melhoria das condições de trabalho e modernização de equipamentos e instalações, além do veto à extensão das gratificações GDAS – visa o recebimento das diferenças da devidas aos inativos e pensionistas do INSS que têm direito a paridade constitucional.

A redução do número de agências também contribui para a lentidão nos processos de concessões de aposentadorias e benefícios, segundo o coordenador do SINDPREV. “Somente em Salvador e Região Metropolitana, perdemos postos importantes como Comércio, Praça da Sé e Candeias”, observa.

A assessoria do INSS na Bahia informou que, por se tratar de uma ação nacional, não irá se posicionar.

Receba as notícias no seu celular

Escolha abaixo em qual grupo ou canal do WhatsApp entrar:

Siga o Jornal Conquista onde você estiver!

Nos acompanhe também nas redes sociais. É só clicar e seguir!