continua após a publicidade

Governo da Bahia amplia faixa etária de vacinação contra a Dengue para evitar desperdício de imunizantes

Ao todo, 125 municípios receberam 237.607 doses da vacina contra a dengue, das quais 163.834 já foram aplicadas.

Por Redação | Jornal Conquista
Publicado em 21/06/2024 - às 16:22
Foto: Reprodução.

Desde sexta-feira (14), a faixa etária para vacinação contra a dengue na Bahia foi temporariamente ampliada para pessoas de 4 a 59 anos, em uma medida emergencial da Comissão Intergestores Bipartite (CIB).

A decisão visa evitar o desperdício de 6.727 doses de imunizantes que vencem em 30 de junho de 2024. Antes, a vacinação era destinada a indivíduos de 10 a 14 anos.

A maioria das doses remanescentes está concentrada em Itabuna, Jequié e Ilhéus, que juntos somam 55% do estoque. No total, 36 municípios baianos relataram ter doses com o mesmo vencimento.

Roberta Santana, secretária da Saúde do Estado da Bahia, fez um apelo aos municípios e à sociedade: “Mesmo no período junino, vamos fazer um esforço adicional para zerar os estoques. O público-alvo foi ampliado e ainda temos nove dias. Incentivamos que os municípios montem postos em locais de grande fluxo, como rodoviárias, centros comerciais ou mesmo façam a busca ativa, pois são ações já realizadas anteriormente com resultados positivos.”

Ao todo, 125 municípios receberam 237.607 doses da vacina contra a dengue, das quais 163.834 já foram aplicadas.

Em 2024, a Bahia registrou 222.189 casos de dengue, com 109 municípios em situação de epidemia e 278 localidades em risco ou alerta. O Governo do Estado já investiu mais de R$ 21 milhões em ações de combate à dengue, incluindo assistência, aquisição de medicamentos e insumos, equipamentos para agentes de endemias, capacitação de profissionais e uso do Ultra Baixo Volume (UBV), também conhecido como “fumacê”, além de campanhas de conscientização.

Receba as notícias no seu celular

Escolha abaixo em qual grupo ou canal do WhatsApp entrar:

Siga o Jornal Conquista onde você estiver!

Nos acompanhe também nas redes sociais. É só clicar e seguir!