continua após a publicidade

Esaú Matos realiza teste do pezinho para detectar precoce de doenças em recém-nascidos

Em média, o hospital de Vitória da Conquista realiza cerca de 60 testes do pezinho por mês.

Por Redação | Jornal Conquista
Publicado em 06/06/2024 - às 15:57
Foto: PMVC.

O Hospital Municipal Esaú Matos, em Vitória da Conquista, realiza rotineiramente o teste do pezinho para todos os recém-nascidos, um exame crucial para a detecção precoce de várias doenças congênitas.

Este teste, feito com a coleta de sangue do calcanhar do bebê, pode identificar condições como fenilcetonúria, hipotireoidismo congênito, síndromes falciformes, fibrose cística, hiperplasia adrenal congênita e deficiência de biotinidase, entre outras, antes mesmo que os sintomas se manifestem.

A coleta deve ser realizada entre o terceiro e o quinto dia de vida do bebê, garantindo que recém-nascidos que permanecem no hospital por pelo menos três dias após o parto já saiam com o exame feito.

A médica pediatra Sarah Miná, coordenadora do setor de Pediatria, destaca a importância do teste. “Os pacientes nascidos aqui têm garantida a realização do teste do pezinho. Em caso de resultados alterados, fazemos uma busca ativa para que as famílias realizem a recoleta ou outros testes confirmatórios para iniciar o tratamento adequado, se necessário. Esta é uma ação importante do hospital, que contribui significativamente para a saúde dos bebês que aqui nascem”, reforçou ela.

Em média, o hospital realiza cerca de 60 testes do pezinho por mês. A coleta do teste do pezinho é feita de segunda a sexta-feira, e o material é enviado para o Centro de Diagnóstico da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), responsável pela triagem neonatal na Bahia. Os resultados do exame são disponibilizados no site da APAE Salvador em até 10 dias, no endereço www.apaesalvador.org.br.

Receba as notícias no seu celular

Escolha abaixo em qual grupo ou canal do WhatsApp entrar:

Siga o Jornal Conquista onde você estiver!

Nos acompanhe também nas redes sociais. É só clicar e seguir!