Festejos juninos em Vitória da Conquista prometem aquecer a economia local
As festas de São João da cidade começam no próximo dia 10 de junho e seguem até o dia 29 de junho.
Com o fim do mês, os festejos juninos ficam cada vez mais perto. Em Vitória da Conquista, os festejos começam no dia 10 de junho, com o tradicional Arraiá da Conquista, que acontece na Praça Nove de Novembro.
Com as festas, o São João também movimenta o comércio local, sendo o segundo período mais lucrativo para o comércio, perdendo apenas para o Natal. As festas juninas na cidade seguem até o dia 29 de junho, com duas apresentações musicais por noite.
O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Marcos Ferreira, destaca que o período junino impulsiona a economia local, funcionando como uma engrenagem que começa com a Expoconquista, de 5 a 9 de junho, e se estende até o Festival de Inverno em agosto.
“Desde a culinária até as quadrilhas, dos arraiais públicos às festas privadas, nosso povo se diverte e consome, direta ou indiretamente, movimentando toda a indústria“, afirma Ferreira.
Marcio Pedro da Costa, presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Vitória da Conquista, confirma o impacto positivo do São João no comércio. Ele aponta um aumento de 20% a 30% nas vendas durante o período junino, em comparação com outros meses. Além disso, a CDL também projeta um crescimento de 10% em relação ao ano passado, conforme dados do Conselho Nacional do Comércio (CNC).
“Com certeza, a festa agrega muito à nossa cidade que tem aquela tradição, quando os familiares, até de outros estados, voltam para cá e aproveitam a oportunidade para confraternizar, trazendo desenvolvimento e muitas vendas para o município e região“, destaca o presidente da CDL.
Para atender à demanda, o comércio terá um horário de funcionamento estendido, e as lojas estão contratando mão de obra extra, com expectativa de gerar 500 vagas temporárias, das quais mais de 20% podem se tornar efetivas.
A preparação para o Arraiá da Conquista 2024 já começou. Vários pontos da cidade já estão sendo decorados com bandeirolas e ornamentos típicos. Segundo o coordenador municipal de Cultura, Alecxandre Magno, a expectativa é de que o evento seja um grande sucesso, assim como no ano anterior.
A novidade deste ano é a Vila Junina na Lagoa das Bateias, com apresentações de trios de forró pé-de-serra de 14 a 29 de junho, nas sextas e sábados.
O Centro Cultural Glauber Rocha será palco das festividades de 18 a 22 de junho, com apresentações de artistas como Nadson Ferinha, Elba Ramalho, Targino Gondim, Alcymar Monteiro, Chambinho, Frank Aguiar, Liv Moraes, Nando Cordel, Larissa Gomes, Robertinha e Rony Barbosa, além de talentos locais. Já na zona rural, as celebrações ocorrerão nos 11 distritos nos dias 23 e 24 de junho.