Governo da Bahia lança cartilha para facilitar participação cidadã nas políticas estaduais
O objetivo é oferecer orientações claras sobre como interagir com o governo estadual por meio da Ouvidoria.
Na última terça-feira (26), o governo da Bahia apresentou a primeira Cartilha do Cidadão, uma iniciativa da Ouvidoria Geral do Estado (OGE), com o tema “A Democracia está em sua participação!”.
A cartilha visa oferecer orientações claras sobre como os cidadãos podem interagir com o governo estadual por meio da Ouvidoria, permitindo que expressem preocupações e sugestões de forma acessível.
A publicação fornece informações sobre o papel da Ouvidoria, como identificar diferentes tipos de manifestações e os métodos para registrar reclamações, denúncias, sugestões, elogios e solicitações de informação.
Arany Santana, ouvidora geral, destacou a importância de ampliar os canais de comunicação com a população “Para nós é muito importante, considerando que a Ouvidoria é uma ferramenta de diálogo da população com o Governo do Estado. É relevante o lançamento dessa cartilha, que vai chegar na mão da população, que precisa dos serviços”, destacou Arany.
André Curvello, secretário de comunicação, ressaltou que a cartilha fortalece a cidadania ao garantir que a voz dos cidadãos seja ouvida e considerada na melhoria dos serviços públicos. “É muito importante que o cidadão seja ouvido. Nós, que estamos à frente da gestão pública, temos que aprender diariamente com a população. O cidadão sabe exatamente o que está acontecendo em seu bairro, sabe exatamente o que está acontecendo na sua rua e essa voz do cidadão só faz com que o poder público reflita e consiga prestar um serviço cada vez melhor.”.
Além da versão impressa, a cartilha está disponível online no site, ampliando ainda mais o acesso dos cidadãos às informações sobre como se envolver nas políticas públicas estaduais.