Equipe do Ministério da Saúde auxilia na luta contra a dengue na Bahia
Atualmente, o estado baiano conta com 272 cidades em epidemia.
Uma equipe do Ministério da Saúde foi enviada à Bahia, a pedido da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), para inspecionar o cenário da Dengue em municípios afetados, incluindo Vitória da Conquista, que está entre as 272 cidades em epidemia no estado.
Funcionárias do Ministério visitaram as cidades para sugerir medidas que reforcem o combate e a prevenção à doença, em colaboração com o governo estadual e as equipes municipais.
A superintendente de Proteção e Vigilância em Saúde, Rívia Barros, destacou a importância da parceria com o Ministério da Saúde para garantir a eficácia das ações contra a Dengue, visando proteger a população e evitar novos óbitos pela doença.
“É importante esse trabalho conjunto com o Ministério da Saúde, para que possamos contar com a experiência da equipe vinda de Brasília e também ter um olhar exterior para construirmos novos caminhos e seguirmos com as ações que vêm dando certo”, explica a superintendente de Proteção e Vigilância em Saúde, Rívia Barros.
A epidemiologista Morgana Caraciolo ressaltou a diversidade de cenários entre os municípios e enfatizou o apoio do Ministério da Saúde às ações da Bahia, fornecendo orientações e suporte técnico. O aumento das temperaturas e a pandemia de Covid-19 têm contribuído para o aumento de casos de Dengue em todo o país, segundo avaliação do ministério.
As equipes do MS e da Sesab reforçam a importância da participação da população no combate à Dengue, Chikungunya e Zika, incentivando medidas de prevenção dentro de suas residências para eliminar possíveis focos do mosquito transmissor.