Consumidores denunciam práticas abusivas no comércio de Vitória da Conquista
Em relato ao Jornal Conquista, uma leitora afirma que já passou pela situação mais de uma vez.
Nesta sexta-feira (01), uma denúncia feita por uma leitora do Jornal Conquista trouxe à tona o descaso dos órgãos fiscalizadores diante de práticas abusivas de alguns comerciantes em Vitória da Conquista. Segundo a denunciante, os consumidores têm sido vítimas de fraudes por parte de estabelecimentos que se aproveitam da falta de fiscalização para enganar os clientes.
A principal reclamação se refere à estratégia adotada por alguns comerciantes, que colocam produtos com etiquetas de preços menores nas gôndolas próximas ao caixa, induzindo o consumidor ao erro. Ao chegar no momento de pagar, os clientes se deparam com valores bem mais altos na nota fiscal, causando surpresa e indignação.
“Eu vi muito isso aqui e teve um deles que virou pra mim e disse que porque lá em Salvador a fiscalização é mais rigorosa, ou seja, paguei de palhaça em questionar”, relatou a leitora. Ela ainda destacou que, ao conversar com pessoas naturais da cidade, constatou que situações semelhantes já foram vivenciadas por outros consumidores no centro comercial de Vitória da Conquista.
Além disso, a falta de precificação correta dos produtos tem sido uma prática recorrente em alguns estabelecimentos, dificultando a transparência nas transações comerciais e desrespeitando os direitos do consumidor.
Ainda há relatos de que os comerciantes chegam a manipular a disposição dos produtos nas gôndolas, colocando etiquetas de preço de um item em outro, o que confunde os clientes e os leva a pagar valores diferentes do que realmente deveriam.
Tais práticas configuram uma violação dos direitos do consumidor e podem acarretar em penalidades legais para os estabelecimentos envolvidos. A denunciante faz um apelo para que as autoridades competentes intensifiquem a fiscalização e adotem medidas efetivas para coibir esses abusos.
Para denunciar casos de cobranças indevidas, falta de precificação ou outras irregularidades, os cidadãos podem procurar o Procon de Vitória da Conquista, localizado na Praça Virgílio Ferraz, 86 – Centro, ou entrar em contato pelo telefone (77) 3429-7850.