continua após a publicidade
Envie sua notícia para o
WhatsApp 77 9 9119-4164

Arraste para baixo e veja as notícias.

Vitória da Conquista está entre os municípios baianos beneficiados com aumento no repasse do FPM

Terceira parcela de janeiro será distribuída na próxima sexta-feira (30); ao todo, estão sendo repassados cerca de R$ 7,3 bilhões aos municípios.

Publicado em 29/01/2026 - às 17:45
Por Redação | Jornal Conquista
Foto: PMVC.

Vitória da Conquista está entre os municípios contemplados com a terceira parcela de janeiro de 2026 do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), que será repassado na próxima sexta-feira (30) às prefeituras de todo o país.

Neste ano, o repasse da União apresentou um crescimento de cerca de 12% em relação ao mesmo período do ano passado. Ao todo, estão sendo distribuídos R$ 7,3 bilhões aos municípios. Em janeiro de 2025, na mesma etapa do repasse, o montante foi de R$ 6,5 bilhões.

No Nordeste, a Bahia lidera o volume de recursos transferidos, com R$ 586 milhões destinados aos seus municípios. Além de Vitória da Conquista, Lauro de Freitas e Jequié também serão contemplados. Em nível nacional, o São Paulo segue concentrando o maior volume de recursos, com R$ 902 bilhões a serem distribuídos entre seus municípios.

Segundo o especialista em orçamento público Cesar Lima, o início de 2026 tem sido positivo para as administrações municipais, já que os três repasses realizados em janeiro superaram os valores registrados no mesmo mês de 2024.

De acordo com ele, o crescimento está relacionado à melhora da empregabilidade no país, que impacta diretamente a arrecadação do Imposto de Renda, principal base de cálculo do fundo. O especialista também ressalta que é necessário acompanhar os possíveis efeitos das mudanças previstas na legislação tributária ao longo do ano.

O que é o Fundo de Participação dos Municípios?

O Fundo de Participação dos Municípios é uma das principais fontes de receita das prefeituras brasileiras, especialmente em cidades de médio e pequeno porte.

Os recursos, oriundos da arrecadação do Imposto de Renda (IR) e do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), são fundamentais para financiar áreas essenciais como saúde, educação, assistência social, infraestrutura, além de contribuir para o pagamento de salários e despesas administrativas do município.

Os valores distribuídos variam conforme o número de habitantes, com atualização anual baseada nos dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Clique no botão abaixo para entrar no grupo
Entre no grupo de notícias Jornal Conquista

Governo da Bahia e FIEB articulam ações para reduzir impacto do tarifaço americano no estado

Estimativa aponta perda de R$ 1,3 bilhão no PIB baiano e risco para mais de 200 mil empregos.

Publicado em 11/08/2025 - às 15:54
Por Redação | Jornal Conquista
Foto: Reprodução/TV Bahia.

O Governo da Bahia e a Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB) participaram, em Brasília, de reunião com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) para discutir medidas contra os efeitos do chamado “tarifaço” aplicado pelos Estados Unidos a produtos brasileiros.

Entre as propostas apresentadas estão a retirada de produtos baianos da lista de sobretaxação, a redução de alíquotas e apoio financeiro emergencial às empresas afetadas. O objetivo é manter a competitividade da indústria e proteger empregos em setores estratégicos como petroquímica, celulose, cacau, mineração, metalurgia e agricultura familiar.

De acordo com o Observatório da Indústria da FIEB, as tarifas podem resultar em queda de 0,27% no PIB do estado, o que representa cerca de R$ 1,3 bilhão, atingindo diretamente 210 mil trabalhadores. O grupo de trabalho segue em articulação com o Governo Federal e deve criar um Comitê Conjunto de Comércio Exterior para monitorar os impactos e definir novas ações.

Clique no botão abaixo para entrar no grupo
Entre no grupo de notícias Jornal Conquista

Câmara de Vereadores e FIEB debatem melhorias viárias e estímulo ao setor produtivo em Vitória da Conquista

Encontro tratou de obras estruturantes, impactos econômicos e fortalecimento da parceria entre o Legislativo e a indústria baiana.

Publicado em 17/07/2025 - às 17:23
Por Redação | Jornal Conquista
Foto: Câmara Municipal de Vitória da Conquista.

Na manhã desta terça-feira (15), o presidente da Câmara Municipal de Vitória da Conquista, vereador Ivan Cordeiro, se reuniu com a gerente do SESI e representante da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), Antônia Bizerra. O encontro reforçou o compromisso conjunto entre o setor produtivo e o poder legislativo local com o desenvolvimento econômico da região.

Entre os assuntos abordados, a construção de viadutos e melhorias na mobilidade urbana ganharam destaque. A preocupação com os acessos da cidade, em especial a saída para Itambé, onde está localizada a unidade da Dass, maior empregadora da indústria local, foi apresentada como prioridade. Para Ivan, essas obras são fundamentais para o progresso de Vitória da Conquista. “A construção de viadutos e a ampliação da sinalização são demandas fundamentais para garantir mais fluidez no trânsito, reduzir acidentes e preparar a cidade para receber novos investimentos”, afirmou o vereador.

Antônia Bizerra também chamou atenção para os reflexos que decisões globais podem ter na economia local. Ela citou as recentes tarifas anunciadas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, como fator de preocupação para a indústria brasileira. “Os impactos dessas tarifas podem ser graves para a nossa indústria. A nossa indústria é muito interligada ao sistema produtivo americano, e uma quebra nessa relação traria muitos prejuízos à nossa economia. Então, é momento mesmo de diálogo e negociação”, alertou.

A articuladora da FIEB informou que o Governo do Estado se comprometeu a elaborar o projeto técnico dos viadutos e encaminhá-lo ao ministério competente. Segundo ela, o setor industrial acompanha com expectativa o andamento da proposta.

“É de total interesse da nossa indústria local que isso realmente aconteça no menor tempo possível, para que a gente consiga ter um trânsito com maior fluidez. Isso, entre outras coisas, além de diminuir os acidentes, até com mortes, é também porque a cidade cresce e atrai novos investimentos, novas indústrias”, completou.

Ao final da reunião, Ivan Cordeiro destacou que a Câmara continuará firme na articulação de pautas que estimulem o desenvolvimento regional e fortaleçam o diálogo com todos os segmentos da sociedade.

Clique no botão abaixo para entrar no grupo
Entre no grupo de notícias Jornal Conquista

Isenção do ICMS na conta de luz passa a valer para consumo de até 80 kWh e beneficia 1,8 milhão de baianos

Medida anunciada pelo Governo da Bahia começa a valer neste mês de julho e representa alívio financeiro para famílias de baixa renda.

Publicado em 16/07/2025 - às 16:10
Por Redação | Jornal Conquista
Foto: Divulgação/ Neoenergia Coelba.

Uma nova medida adotada pelo Governo da Bahia promete aliviar o bolso de milhares de famílias de baixa renda em todo o estado. A partir deste mês de julho, passa a valer a ampliação da faixa de isenção do ICMS nas contas de luz para quem consome até 80 quilowatt-hora (kWh) por mês. Estima-se que até 1,8 milhão de baianos sejam beneficiados diretamente com a iniciativa.

A mudança amplia o alcance da Tarifa Social e isenta completamente o pagamento da conta de energia para consumidores com consumo mensal de até 80 kWh, desde que inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) e com renda familiar per capita de até meio salário mínimo. Também estão incluídos indígenas, quilombolas, pessoas com deficiência e idosos que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Com essa decisão, o Governo do Estado renuncia a uma receita estimada de R$ 26 milhões, segundo a Secretaria da Fazenda (Sefaz-BA). O valor, no entanto, é revertido em economia direta para as famílias que já enfrentam dificuldades no orçamento doméstico. A Coelba já foi comunicada oficialmente sobre a mudança, que passou a vigorar após consulta da Sefaz-BA.

A regra é simples: se o consumo mensal de uma residência ficar dentro do limite de 80 kWh, a conta será zerada. Caso ultrapasse, o morador pagará apenas o valor correspondente ao que exceder. Por exemplo, em uma casa onde o consumo chegue a 100 kWh no mês, a cobrança será feita apenas sobre os 20 kWh excedentes.

Antes da mudança, os descontos eram aplicados de forma escalonada, com percentuais entre 10% e 65%, a depender do perfil da família e do volume de consumo, com regras diferenciadas para comunidades indígenas e quilombolas.

A medida estadual acompanha uma iniciativa do Governo Federal, que em junho editou uma Medida Provisória prevendo a gratuidade total da Tarifa Social para consumidores com consumo de até 80 kWh mensais. A partir daí, a Bahia decidiu ampliar também a isenção do ICMS.

“O Governo da Bahia e o Governo Federal atuam em total sintonia e de forma conjunta, buscando dar melhores condições de vida para a população. Por isso, assim que foi editada a MP optamos por estender a faixa de isenção de ICMS nas contas de luz, iniciativa que representa um alívio no orçamento de milhões de baianos”, afirmou o governador Jerônimo Rodrigues.

O secretário da Fazenda da Bahia, Manoel Vitório, reforçou que todos os procedimentos técnicos já foram concluídos para garantir que o desconto entre em vigor ainda em julho. “Seguindo determinação do governador Jerônimo Rodrigues, sempre atento às políticas públicas elaboradas pelo Governo Lula, a equipe da Fazenda Estadual já tomou todas as providências necessárias para que a isenção entre em vigor neste mês de julho”, destacou.

Os recursos utilizados para viabilizar o subsídio são provenientes da Conta de Desenvolvimento Energético (CDE), fundo setorial federal que financia políticas de universalização e modicidade tarifária.

Clique no botão abaixo para entrar no grupo
Entre no grupo de notícias Jornal Conquista

Vitória da Conquista é o 4º município da Bahia que mais gerou empregos formais em maio

Com destaque para o setor agropecuário, município fica atrás de Salvador, Lauro de Freitas e Santa Cruz Cabrália no saldo de contratações.

Publicado em 03/07/2025 - às 16:19
Por Redação | Jornal Conquista
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil.

A economia de Vitória da Conquista apresentou um desempenho promissor no mês de maio, impulsionada pelo setor agropecuário. Segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), do Ministério do Trabalho e Emprego, o município registrou 151 admissões e 37 desligamentos, criando um saldo positivo de 114 vagas.

Desempenho por setor em maio de 2025

  • Agropecuária: +114 empregos
  • Indústria: -80 (apresentou mais demissões do que admissões)
  • Serviços: +203 empregos
  • Construção: +183 empregos
  • Comércio: +158 empregos

Em 2025, Vitória da Conquista criou 1.948 novos empregos com carteira assinada, elevando o estoque total de trabalhadores formais para 82.697. Em maio, foram registrados 578 novos postos de trabalho com carteira assinada.

O município ocupa a quarta posição entre os que mais contrataram no estado, ficando atrás de Salvador (1.836 vagas), Lauro de Freitas (1.051 vagas) e Santa Cruz Cabrália (653 vagas).

Em nível nacional, a Bahia contabilizou 12.858 empregos formais em maio, consolidando-se como um dos principais destaques do Nordeste.

Clique no botão abaixo para entrar no grupo
Entre no grupo de notícias Jornal Conquista

Mesmo com alta no preço, procura por ovos cresce em Vitória da Conquista durante o São João

O ovo continua sendo a saída para quem quer economizar e manter a proteína no prato.

Publicado em 12/06/2025 - às 16:23
Por Redação | Jornal Conquista
Foto: Freepik.

Apesar de ter registrado queda de 3,98% no IPCA de maio, neste mês de junho o preço dos ovos voltou a subir em Vitória da Conquista. No atacado, a caixa com 30 dúzias, que custava R$ 175 no mês passado, passou para R$ 195.

Mesmo com a alta, a procura aumentou. Distribuidoras da cidade que abastecem a região registraram maior demanda, impulsionada pelas festividades juninas. A expectativa do setor é de um novo reajuste entre 5% e 10% ainda nesta semana, segundo fornecedores.

Considerado uma das proteínas mais acessíveis para o consumidor, o ovo segue presente no dia a dia das famílias e tem papel essencial na produção de alimentos. Padarias e confeitarias da cidade utilizam dezenas de milhares de unidades por mês. Em junho, esse consumo cresce ainda mais por conta do preparo de receitas típicas.

Com o aumento na procura, comerciantes têm evitado repassar a instabilidade de preços ao consumidor. Mesmo com as variações, o produto permanece entre os mais procurados nas gôndolas e nas encomendas da região.

Clique no botão abaixo para entrar no grupo
Entre no grupo de notícias Jornal Conquista

Acelen reduz preço da gasolina e aumenta valor do diesel nas distribuidoras da Bahia

Alterações foram anunciadas dois dias depois da redução de preços feita pela Petrobras; valores são para venda às distribuidoras.

Publicado em 06/06/2025 - às 16:11
Por Redação | Jornal Conquista
Foto: Freepik.

A Acelen, responsável pela gestão da Refinaria de Mataripe, na Bahia, anunciou na quinta-feira (5) um reajuste nos preços dos combustíveis para as distribuidoras. A gasolina teve uma redução de 2,4%, enquanto o diesel registrou aumento de até 3%. As mudanças passaram a valer imediatamente em todo o estado.

Com o reajuste, o litro da gasolina passou de R$ 2,87 para R$ 2,80. Já o diesel S-10 subiu de R$ 3,20 para R$ 3,29, e o diesel S500 foi de R$ 3,10 para R$ 3,19. Os valores são referentes à comercialização entre a refinaria e as distribuidoras, mas os preços finais nos postos podem variar de acordo com impostos, frete e margens de revenda.

O anúncio acontece dois dias após a Petrobras informar uma redução de R$ 0,17 no preço da gasolina A, que passou a ser vendida por R$ 2,85 o litro às distribuidoras.

Em nota oficial, a Acelen afirmou que os preços são definidos com base em critérios de mercado, levando em conta fatores como o valor internacional do petróleo, a cotação do dólar e os custos logísticos. “A empresa ressalta que possui uma política de preços transparente, amparada por critérios técnicos, em consonância com as práticas internacionais de mercado”, informou.

Desde que assumiu a gestão da Refinaria de Mataripe em 2021, a Acelen segue uma política própria de formação de preços, desvinculada das diretrizes da Petrobras. A refinaria é operada por um fundo de investimento dos Emirados Árabes Unidos, e abastece parte significativa do mercado de combustíveis da Bahia.

Clique no botão abaixo para entrar no grupo
Entre no grupo de notícias Jornal Conquista

Prefeitura de Vitória da Conquista cria comitê para fortalecer pequenos negócios

Comitê Gestor Municipal será responsável por formular e acompanhar políticas públicas voltadas aos pequenos negócios e empreendedores locais.

Publicado em 03/06/2025 - às 16:33
Por Redação | Jornal Conquista
Foto: PMVC.

Com o objetivo de impulsionar políticas públicas que favoreçam os pequenos negócios como instrumentos de desenvolvimento econômico da cidade, a Prefeitura de Vitória da Conquista criou, por meio do Decreto nº 23.707, o Comitê Gestor Municipal para Fomento aos Pequenos Negócios.

O comitê terá a responsabilidade de promover, coordenar, monitorar e avaliar iniciativas voltadas ao empreendedorismo local. Entre as funções atribuídas ao programa estão a realização de reuniões periódicas e a elaboração de um plano de ação estratégico, com foco em parcerias integradas e ações no fortalecimento do ambiente de negócios locais.

A composição do Comitê Gestor Municipal será paritária entre representantes do poder público e da sociedade civil organizada. As secretarias de Finanças e Execução Orçamentária (Sefin), Desenvolvimento Econômico (Smde) e Transformação Pública, entre outras, estarão representando o Poder Público.

A sociedade civil será representada por entidades como a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), a Associação das Indústrias de Vitória da Conquista (AINVIC), o Sindicato do Comércio Varejista e Atacadista e o Conselho Regional de Contabilidade – Subseção de Vitória da Conquista.

Entre os projetos realizados pela Prefeitura Municipal, estão ações ligadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), programas de qualificação profissional para mulheres, incentivo à economia solidária, apoio ao turismo local e outras medidas voltadas ao fortalecimento da economia conquistense.

Clique no botão abaixo para entrar no grupo
Entre no grupo de notícias Jornal Conquista

Vitória da Conquista está entre os municípios que receberão parte dos R$ 1,8 bilhão do FPM; entenda

Recursos serão distribuídos conforme o número de habitantes, e Vitória da Conquista está entre destaque de cidades com valor significativo de repasse.

Publicado em 16/05/2025 - às 18:29
Por Redação | Jornal Conquista
Foto: Anderson Oliveira

Na terça-feira (20), prefeituras de todo o Brasil vão dividir cerca de R$ 1,8 bilhão referentes à segunda parcela do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) de maio. Vitória da Conquista está entre as cidades que terão recursos repassados pela União.

O FPM é uma transferência constitucional que destina aos municípios 22,5% da arrecadação do Imposto de Renda (IR) e do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). Esses valores são fundamentais para a manutenção de serviços públicos essenciais, como saúde, educação, infraestrutura e pagamento de servidores.

Na Bahia, o total que será distribuído aos municípios é próximo de R$ 151 milhões. Vitória da Conquista está em destaque entre as cidades, contando com um repasse superior a R$ 1 milhão nesta parcela.

O valor total será dividido entre os municípios de acordo com um cálculo que considera o número de habitantes de cada cidade. Esses dados são atualizados todo ano pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Além disso, se a prefeitura tiver dívidas com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) ou não apresentar as informações exigidas no Sistema de Informações sobre Orçamento Público em Saúde (Siops), o valor que receberá pode ser menor.

As informações detalhadas sobre o valor destinado a cada cidade, incluindo Vitória da Conquista, podem ser consultadas nos portais da Confederação Nacional de Municípios (CNM) e do Sistema Integrado de Administração Financeira (Siafi).

Especialistas destacam que o volume a ser distribuído neste mês representa um crescimento em relação ao mesmo período do ano passado, quando o montante partilhado foi de cerca de R$ 1,2 bilhão. Esse aumento é visto como um sinal positivo para as finanças municipais.

Clique no botão abaixo para entrar no grupo
Entre no grupo de notícias Jornal Conquista

Vitória da Conquista recebe investimento milionário da Contauto Foton em nova loja modelo no Brasil

Com investimento de R$ 10,6 mi, empreendimento será referência para toda a rede nacional da montadora, sendo a primeira loja 100% padrão Foton no país.

Publicado em 15/05/2025 - às 09:42
Por Redação | Jornal Conquista
Foto: Divulgação.
Foto: Divulgação.

A Foton Motor estabeleceu um plano de expansão para a América Latina e Caribe, com a meta de vender 150 mil veículos por ano na região até 2030. A empresa pretende alcançar esse objetivo por meio da construção de fábricas no Brasil, Argentina e México, com foco em modelos movidos a combustíveis fósseis, híbridos e elétricos adaptados para os mercados locais.

Acompanhando essa tendência de crescimento, as concessionárias também planejam investimentos. Em Vitória da Conquista, a Contauto Foton vai inaugurar a 1ª loja com 100% dos padrões internacionais da Foton no Brasil.

A previsão é de que a nova loja seja inaugurada até o final de junho. O empreendimento será construído do zero com investimento de R$10,6 milhões e terá 4 mil metros quadrados.Esse é um marco na história da Foton no Brasil, pois demonstra a força e o crescimento da marca. A Foton é a primeira montadora do mundo a atingir 12 milhões de veículos comerciais fabricados em menos de 30 anos”, disse o diretor do Grupo Contauto e presidente da ABRAFOTON, Apolo Rizk.

Para atrair o mercado da região de Vitória da Conquista, um dos atrativos da Contauto Foton será a nova condição de garantia recém implementada pela marca. Desde 24 de abril, todos os caminhões da Foton passaram a ter 36 meses de garantia, sem limite de quilometragem. Nos primeiros doze meses há cobertura completa e nos demais 24 meses a cobertura será exclusivamente do trem de força (motor e transmissão).

A Contauto Foton também investe nas lojas de Serra, no Espírito Santo, e de Betim, em Minas Gerais. As unidades já receberam o Auman D 1722, primeiro caminhão semipesado da Foton. O Auman D 1722 tem produção na nova linha da Foton em Caxias do Sul (RS), inaugurada no último dia 8 de abril.

Clique no botão abaixo para entrar no grupo
Entre no grupo de notícias Jornal Conquista

Preço da gasolina volta a subir em Vitória da Conquista e se aproxima de R$ 6,60

Alta nos valores reflete política de preços da Acelen, gerando impacto no bolso do consumidor e críticas na cidade.

Publicado em 07/05/2025 - às 17:29
Por Redação | Jornal Conquista
Foto: Freepik.

O preço da gasolina em Vitória da Conquista voltou a subir nos últimos dias e já chega a R$ 6,59 em alguns postos. O valor representa um novo peso no orçamento dos motoristas, principalmente depois de um curto período de alívio, quando o litro chegou a ser vendido por R$ 6,10 na cidade.

No mês passado, o valor médio do combustível na cidade era de R$ 6,30, o que já colocava Vitória da Conquista entre os municípios com gasolina mais cara da Bahia. Na capital Salvador e na Região Metropolitana, o litro era vendido cerca de R$ 0,30 mais barato. Com o novo reajuste, essa diferença subiu para aproximadamente R$ 1,00.

Esse cenário marca a continuidade de uma tendência de oscilação que já vinha sendo registrada desde o início do ano. Em fevereiro, por exemplo, alguns postos chegaram a cobrar até R$ 6,69 por litro de gasolina, reflexo direto do reajuste no Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) estadual, que subiu R$ 0,10 por litro a partir do dia 1º daquele mês.

A situação tem relação direta com a política de preços adotada pela Acelen, empresa que assumiu a administração da Refinaria de Mataripe, na Bahia. Desde que passou a operar a refinaria, a Acelen adotou como base os parâmetros do mercado internacional, o que inclui a dolarização do preço do petróleo refinado.

Na prática, isso significa que o valor dos combustíveis vendidos na Bahia é influenciado por fatores externos, como a cotação do dólar e as variações do petróleo no mercado internacional, mesmo quando não há mudanças no custo de produção ou distribuição dentro do Brasil.

A empresa justifica essa política como uma forma de alinhamento aos padrões globais. No entanto, a prática tem gerado insatisfação entre consumidores e autoridades locais, principalmente diante das sucessivas altas nos preços em várias regiões do estado.

Clique no botão abaixo para entrar no grupo
Entre no grupo de notícias Jornal Conquista

De olho no prazo: Núcleo da Uesb oferece Declaração de Imposto de Renda de forma gratuita em Vitória da Conquista

Atendimentos são realizados por estudantes de Ciências Contábeis da Uesb, com orientação de professores.

Publicado em 30/04/2025 - às 20:54
Por Redação | Jornal Conquista
Foto: Ascom | UESB

O Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) está prestando, em Vitória da Conquista, atendimento gratuito para a Declaração de Imposto de Renda de pessoas físicas e jurídicas que se enquadrem em determinados perfis.

👉 O serviço é voltado a pessoas de baixa renda, microempreendedores individuais (MEIs), organizações da sociedade civil (OSCs) e pequenos agricultores.

👉 O atendimento é feito por estudantes do curso de Ciências Contábeis da Universidade, com supervisão de professores, e faz parte de uma cooperação técnica com a Receita Federal. Os serviços são prestados tanto presencialmente quanto por meio remoto.

👉 Presencialmente, o atendimento ocorre no Laboratório Paulo Pires, localizado no módulo da antiga Reitoria, no campus da Uesb em Vitória da Conquista. Os dias e horários de funcionamento são terças, quartas e quintas-feiras, das 9h às 12h. O contato remoto pode ser feito pelo e-mail [email protected].

👉 O Núcleo foi criado em julho de 2024. Até abril de 2025, cerca de 100 pessoas foram atendidas. Além do suporte com o Imposto de Renda, o NAF realiza outras ações ligadas à área contábil e fiscal, como seminários, mesas de discussão, estudos de caso e visitas técnicas a órgãos públicos, a exemplo da Receita Federal.

👉 Essas atividades são voltadas tanto à capacitação dos estudantes quanto à oferta de informações fiscais para o público atendido. O projeto utiliza plataformas digitais sincronizadas com a Receita Federal, o que permite aos alunos a vivência com sistemas utilizados no exercício da contabilidade e na prática fiscal.

👉 Mais informações estão disponíveis por meio do e-mail do Núcleo ou no perfil do projeto nas redes sociais.

Clique no botão abaixo para entrar no grupo
Entre no grupo de notícias Jornal Conquista

Confira os vencedores do sorteio de abril da Nota Premiada Bahia

Campanha do Governo do Estado distribuiu R$ 1 milhão em prêmios entre 91 participantes.

Publicado em 25/04/2025 - às 11:26
Por Redação | Jornal Conquista
Foto: Matheus Lens | Ascom Sefaz-BA

A campanha de cidadania fiscal Nota Premiada Bahia, promovida pelo Governo do Estado, divulgou nesta quinta-feira (24) o resultado do sorteio referente ao mês de abril. Ao todo, 91 participantes foram contemplados, com premiações que somam R$ 1 milhão. Os prêmios foram distribuídos entre moradores de Salvador e de outros 26 municípios do interior baiano.

👉 O maior prêmio, no valor de R$ 100 mil, foi destinado a uma moradora da capital.

👉 Já os demais 90 prêmios, de R$ 10 mil cada, tiveram como destino 48 soteropolitanos e 42 moradores do interior do estado.

Entre os municípios do interior, Feira de Santana liderou em número de ganhadores, com 11 contemplados. Em seguida aparecem Lauro de Freitas e Simões Filho, com três ganhadores cada. Jequié e Senhor do Bonfim tiveram dois premiados cada.

Outros 21 municípios tiveram um contemplado, entre eles Alagoinhas, Ilhéus, Itabuna, Camaçari e Vitória da Conquista.

👉 A lista completa dos ganhadores pode ser conferida no site oficial da campanha e no Instagram @notapremiadabahia.

✅ Como participar do sorteio da Nota Premiada Bahia?

Com mais de 822 mil inscritos, a Nota Premiada Bahia já premiou 5.868 pessoas desde seu lançamento, em fevereiro de 2018.

👉 Para participar, é necessário realizar um cadastro único no site da campanha e escolher até duas instituições filantrópicas — uma da área de saúde e outra da área social — que receberão repasses com base nas notas compartilhadas com CPF.

👉 A cada compra com CPF, o consumidor concorre aos sorteios mensais e ajuda instituições cadastradas no programa “Sua Nota é um Show de Solidariedade”, que atualmente conta com 534 entidades ativas. O programa destina R$ 5 milhões a cada quatro meses para essas instituições.

✅ Sorteio de R$ 1 milhão acontece em julho

Além dos prêmios mensais, a campanha realiza anualmente um sorteio especial de R$ 1 milhão. Neste ano, a premiação ocorrerá no dia 17 de julho. Estão aptos a concorrer os participantes que estiverem cadastrados e tiverem colocado o CPF na nota fiscal entre 1º de junho de 2024 e 31 de maio de 2025.

👉 Desde o início da campanha, seis participantes já se tornaram milionários por meio do sorteio especial — três da capital e três do interior.

Em Salvador, os ganhadores são moradores dos bairros Matatu, São Cristóvão e Pernambués. Já no interior, foram contemplados moradores de Feira de Santana, Lauro de Freitas e Guanambi.

Clique no botão abaixo para entrar no grupo
Entre no grupo de notícias Jornal Conquista

Já declarou? Fainor oferece orientação gratuita para Imposto de Renda em Vitória da Conquista

Iniciativa da faculdade promove orientação fiscal à comunidade e prática profissional para estudantes de Ciências Contábeis, com supervisão de professores.

Publicado em 24/04/2025 - às 11:15
Por Redação | Jornal Conquista
Foto: Reprodução/ FAINOR

Contribuintes que ainda não entregaram a declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) de 2024 têm uma alternativa gratuita para obter orientação especializada em Vitória da Conquista. A Faculdade Independente do Nordeste (FAINOR), por meio do Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF), vai oferecer atendimento à comunidade entre os dias 24 de abril e 24 de maio.

👉 A ação será realizada no Núcleo de Estudos e Práticas Contábeis (NUPEC), localizado na sala 20 do módulo II da instituição, com atendimentos marcados das 9h às 11h30.

🕑 Para ser atendido, é necessário fazer agendamento prévio e apresentar os documentos exigidos pela Receita Federal.

👉 O serviço é voltado, prioritariamente, a pessoas com renda anual de até R$ 50 mil, aposentados, trabalhadores autônomos, pensionistas e demais contribuintes que possuam declarações simples, ou seja, que não envolvam situações complexas como investimentos no exterior ou dependentes com rendimentos.

✅ Os atendimentos são conduzidos por estudantes do curso de Ciências Contábeis da FAINOR, sempre acompanhados por professores orientadores.

Além de ajudar quem precisa cumprir a obrigação fiscal, a iniciativa funciona como laboratório prático para os alunos, que aplicam o conhecimento adquirido em sala de aula em situações reais.

Segundo o professor Jerônimo Aguiar, coordenador do projeto, a proposta é oferecer segurança e clareza a quem tem dúvidas sobre o preenchimento do formulário ou sobre as regras da Receita Federal. “O objetivo é facilitar o processo, prestar um serviço à comunidade e, ao mesmo tempo, enriquecer a formação dos nossos estudantes”, afirma.

👉 O projeto do NAF na FAINOR segue um modelo que vem sendo adotado por várias instituições de ensino superior em todo o país, com apoio da Receita Federal, para democratizar o acesso à informação fiscal e aproximar o meio acadêmico da sociedade.

👉A declaração do Imposto de Renda é obrigatória para quem recebeu rendimentos tributáveis superiores a R$ 30.639,90 em 2023.

🚨 O prazo final para envio à Receita é o dia 31 de maio. Quem perde o prazo pode pagar multa e ficar em situação irregular.

Com o apoio da FAINOR, os contribuintes de Vitória da Conquista têm uma oportunidade de declarar com segurança e sem custos. Para mais informações sobre o agendamento, os interessados devem procurar diretamente a instituição.

Clique no botão abaixo para entrar no grupo
Entre no grupo de notícias Jornal Conquista

Preços dos combustíveis seguem elevados na Bahia; confira variação em Vitória da Conquista

A gasolina comum, por exemplo, é encontrada por até R$7,04 alguns postos da Bahia.

Publicado em 22/04/2025 - às 15:12
Por Redação | Jornal Conquista
Foto: Freepik.
Foto: Freepik.

Em abril de 2025, a Bahia continua entre os estados com os maiores preços de combustíveis do Brasil. A gasolina comum já ultrapassa os R$ 6,30 em várias cidades do estado, com o diesel S10 tingindo valores superiores a R$ 6,70 tanto na capital quanto no interior.

De acordo com dados* da Agência Nacional do Petróleo (ANP), os preços médios da gasolina e do diesel na Bahia seguem elevados.

A gasolina comum tem preço médio de R$ 6,37, podendo chegar a até R$ 7,05 em alguns postos.

O diesel S10, por sua vez, é comercializado por R$ 6,32, com variações de até R$ 7,14 dependendo da localidade.

Em Vitória da Conquista, a situação não é diferente.

🚗 Confira os preços dos combustíveis em Vitória da Conquista:

👉 O preço da gasolina comum varia entre R$ 6,53 e R$ 6,59, enquanto a gasolina aditivada fica entre R$ 6,54 e R$ 6,77.

👉 O etanol também apresenta variações de preço consideráveis, entre R$ 4,90 e R$ 4,99, enquanto o diesel convencional é encontrado por valores entre R$ 5,87 e R$ 6,19.

👉 O diesel S10, por sua vez, varia entre R$ 5,97 e R$ 6,64.

👉 O gás de cozinha (GLP) em Conquista também registra preços elevados, entre R$ 110,00 e R$ 135,00, e o GNV (Gás Natural Veicular) está sendo comercializado por R$ 5,59.

Apesar dos preços elevados, algumas cidades do interior da Bahia, como Jequié e Barreiras, apresentam combustíveis a preços mais baixos, oferecendo opções mais acessíveis para os motoristas.

Esses preços elevados geram um impacto direto no bolso dos consumidores, especialmente para quem depende de veículos para o transporte diário. A ANP disponibiliza dados atualizados semanalmente sobre os preços de combustíveis em toda a Bahia, e estão disponíveis em uma plataforma de acesso público, permitindo que os consumidores acompanhem as variações de preço e escolham as opções mais vantajosas.

*última coleta de dados: 12/04/2025

Clique no botão abaixo para entrar no grupo
Entre no grupo de notícias Jornal Conquista

Com mais de 22% de participação, BYD lidera mercado automotivo em Vitória da Conquista

Desde a inauguração da concessionária local, foram comercializados mais de 250 veículos no município, afirma gerente comercial.

Publicado em 08/04/2025 - às 10:25
Por Redação | Jornal Conquista
Foto: Reprodução | Redes Sociais.

A montadora chinesa BYD Auto do Brasil atingiu um marco expressivo em Vitória da Conquista. Durante o podcast Momento Seguro, o gerente comercial Caique Oliveira afirmou que, desde a inauguração da concessionária local, em 17 de outubro de 2024, até o dia 26 de março deste ano, foram comercializados 250 veículos no município.

O desempenho coloca a BYD como a marca mais vendida da cidade, com 22,78% de participação de mercado no mês de março.

O número acompanha o crescimento da empresa na Bahia e no Nordeste. No estado, a BYD também liderou em Lauro de Freitas, com 25% de market share. A empresa ampliou sua presença em importantes cidades da região, a exemplo de Petrolina (23,93%), Caruaru (17,22%) e Maceió, onde liderou as vendas com 14,67%.

Nacionalmente, a BYD conquistou a quinta colocação no ranking de vendas no varejo em março, com 6.881 unidades comercializadas e 8,3% de participação de mercado — o melhor resultado desde sua chegada ao país. No ranking geral (varejo + vendas diretas), a montadora ficou em nono lugar, com 8.064 unidades e 4,52% de market share, registrando crescimento de 14% em relação ao mês anterior.

O desempenho é impulsionado pela liderança da marca nos segmentos de carros 100% elétricos e híbridos. Em março, a BYD respondeu por 77% das vendas de veículos elétricos no Brasil (3.730 unidades) e por 33,3% no mercado de híbridos (4.334 unidades). Destaque para os modelos BYD Dolphin Mini (2.432 unidades), BYD Song Pro (2.028) e BYD King (1.427).

Globalmente, a BYD também tem ampliado sua atuação. Em março, foram vendidos 377.420 veículos em todo o mundo, um aumento de 16,9% em relação a fevereiro. No acumulado do ano, o crescimento da montadora já ultrapassa 25,5%.

Com fábricas em Campinas (SP), Manaus (AM) e em construção no município baiano de Camaçari — que abrigará o maior complexo industrial da marca fora da Ásia —, a BYD tem foco em mobilidade sustentável e inovação no setor automotivo.

Clique no botão abaixo para entrar no grupo
Entre no grupo de notícias Jornal Conquista

CDL destaca ações para geração de emprego e fortalecimento do comércio em Vitória da Conquista

Plataforma “Tudo Fácil” conecta candidatos a lojistas e contribui para dinamizar o setor.

Publicado em 04/04/2025 - às 19:13
Por Redação | Jornal Conquista

Durante entrevista concedida ao BATV, o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Vitória da Conquista, Márcio Pedro da Costa, destacou o impacto positivo das ações voltadas para o fortalecimento do comércio local e a geração de emprego e renda no município.

Entre os projetos mencionados, está o “Tudo Fácil”, iniciativa da Prefeitura Municipal que permite o cadastro de currículos em uma plataforma digital. Por meio dela, candidatos a vagas de emprego podem ser encontrados por lojistas e empresários, o que facilita o processo de contratação e aproxima o mercado de trabalho da população.

“Essa ferramenta tem contribuído bastante. Os lojistas conseguem visualizar os currículos e chamar os candidatos para entrevista. Como o próprio nome diz, facilita muito o processo”, afirmou o presidente.

Além disso, ele destacou que Vitória da Conquista é um importante polo regional, com uma população flutuante estimada em mais de dois milhões de pessoas, considerando os municípios vizinhos. Para atender essa demanda, a CDL tem promovido campanhas e eventos ao longo do ano, com apoio do poder público e da iniciativa privada.

Ainda no primeiro semestre, a entidade deu início às ações com uma palestra do especialista Oswaldo Franco e lançou oficialmente sua campanha promocional no dia 27 de março. Para os próximos meses, estão previstas mobilizações durante o São João, o Festival de Inverno, além de campanhas voltadas para a Black Friday e o Natal, com foco na movimentação do comércio e no incentivo às vendas.

Clique no botão abaixo para entrar no grupo
Entre no grupo de notícias Jornal Conquista

Câmara de Vitória da Conquista avalia projeto que prevê descontos de até 90% em débitos municipais

O programa de recuperação fiscal visa aprovar descontos de até 90% em juros e multas para contribuintes com débitos municipais.

Publicado em 21/03/2025 - às 20:50
Por Redação | Jornal Conquista

A Câmara Municipal de Vitória da Conquista está avaliando um projeto de lei da Prefeitura que propõe o Programa Municipal de Recuperação Fiscal – REGULARIZE 2025. A iniciativa prevê descontos de até 90% em juros e multas para contribuintes que quitarem débitos municipais, incluindo IPTU, ISS, taxas e preços públicos inscritos em dívida ativa até 31 de janeiro de 2025.

O programa estabelece descontos progressivos conforme a forma de pagamento:

  • À vista: 90% de desconto sobre juros e multas;
  • Parcelado em até 12 vezes: 80% de desconto;
  • De 13 a 24 parcelas: 60% de desconto;
  • De 25 a 36 parcelas: 40% de desconto;
  • De 37 a 60 parcelas: 30% de desconto.

Os valores mínimos das parcelas variam de acordo com o perfil do contribuinte, começando em R$ 50 para pessoas físicas e MEIs e chegando a R$ 1.000 para empresas de maior porte.

A adesão será feita, preferencialmente, de forma digital por meio de um formulário online disponibilizado pela Secretaria Municipal de Finanças. Além da regularização de débitos, contribuintes que pagarem o IPTU 2025 em cota única e atualizarem seus dados cadastrais terão 5% de desconto no IPTU de 2026.

A prefeita Sheila Lemos destacou que o programa busca equilibrar a recuperação de tributos municipais com a capacidade de pagamento dos contribuintes. A expectativa é que os recursos arrecadados sejam destinados a serviços públicos e projetos municipais.

Caso o projeto seja aprovado, o programa entrará em vigor imediatamente e terá um prazo inicial de 120 dias para adesão, podendo ser prorrogado.

Clique no botão abaixo para entrar no grupo
Entre no grupo de notícias Jornal Conquista

Plataforma de vagas de emprego terá salas de apoio para cadastro de currículos em Vitória da Conquista

O objetivo é garantir que mais pessoas tenham acesso às oportunidades do mercado de trabalho; iniciativa busca ajudar quem não tem acesso à internet ou não sabe usar a ferramenta digital.

Publicado em 21/03/2025 - às 19:53
Por Redação | Jornal Conquista

A Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres (SMPM) passará a oferecer um ponto de apoio para auxiliar mulheres na elaboração e cadastramento de currículos no Banco de Currículos e Vagas de Emprego, plataforma recém-lançada pelo Governo Municipal. O objetivo é garantir que mais pessoas tenham acesso às oportunidades do mercado de trabalho.

Para isso, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE) realizou um treinamento com a equipe da SMPM na segunda (17) e quarta-feira (19), capacitando servidores para prestar o atendimento.

Segundo a gerente de Apoio à Indústria e Comércio, Gilza Marques, a iniciativa busca ajudar quem não tem acesso à internet ou não sabe usar a ferramenta digital.

Além da SMPM, o serviço também estará disponível na sala de apoio do Tudo Fácil, onde quatro estagiários atenderão a população. Empresas poderão divulgar vagas na plataforma e buscar candidatos para seus processos seletivos.

Clique no botão abaixo para entrar no grupo
Entre no grupo de notícias Jornal Conquista

Endividamento no Brasil cresce 76,4%, mas inadimplência recua em fevereiro, aponta pesquisa

Crescimento pode indicar que as famílias estão contraindo novas dívidas para quitar as pendências anteriores.

Publicado em 18/03/2025 - às 18:22
Por Redação | Jornal Conquista

O cenário financeiro das famílias brasileiras apresentou mudanças significativas em fevereiro, segundo a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), divulgada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) no último dia 10 de março.

Enquanto a inadimplência recuou pelo terceiro mês consecutivo, atingindo 28,6% das famílias, o endividamento voltou a crescer, chegando a 76,4% após dois meses de queda. O número de famílias que não conseguirá pagar as dívidas em atraso também diminuiu, indo para 12,3%, tendência que já vem sendo observada nos últimos meses.

Esse crescimento pode indicar que as famílias estão contraindo novas dívidas, com prazos e condições mais vantajosas, para quitar as pendências anteriores.

O estudo ainda revela que o percentual de famílias com dívidas em atraso há mais de 90 dias segue em declínio, chegando a 48,2% dos endividados, o menor nível desde julho de 2024. Além disso, o número de consumidores com mais da metade de sua renda comprometida com dívidas também caiu, atingindo 20,5%, o menor indicador desde novembro do ano passado.

O aumento do endividamento pode estar relacionado à redução das taxas de juros, que tem incentivado as famílias a contraírem novas dívidas para quitar débitos antigos. Essa estratégia, embora alivie a pressão financeira no curto prazo, pode representar um risco futuro, especialmente se houver mudanças no cenário econômico ou aumento das taxas de juros.

A pesquisa também apontou que o percentual de pessoas que se consideram “muito endividadas” aumentou pelo terceiro mês consecutivo, atingindo 16,1%, o maior nível desde setembro de 2024. Já a porcentagem de famílias que afirmam não ter dívidas caiu para 23,5%, um dado que acende um sinal de alerta sobre a percepção de endividamento, o que, embora não indique superendividamento formal, reflete uma preocupação crescente entre os consumidores.

Clique no botão abaixo para entrar no grupo
Entre no grupo de notícias Jornal Conquista