Município de Poções e MP-BA firmam acordo para controle da população animal
O município concordou em tomar medidas para lidar com a população de animais.
Na última terça-feira (14), o Ministério Público da Bahia (MP-BA) e o Município de Poções estabeleceram um acordo com o objetivo de oferecer suporte temporário aos animais cuidados pela Associação Amigos dos Bichos (AAB).
A determinação estabelece que o programa municipal de controle populacional de animais será avaliado pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV). A Prefeitura também se compromete a introduzir um serviço de esterilização para cães e gatos, realizar mutirões e atender à população carente, assim como às entidades filantrópicas de proteção animal registradas na Secretaria Municipal de Meio Ambiente.
O promotor de Justiça Ruano Fernando da Silva Leite foi o responsável o acordo, que destaca a implementação de um programa permanente de controle populacional de animais até 31 de março de 2024. Além disso, uma nova casa de passagem para os animais será disponibilizada até 31 de abril, enquanto a casa atualmente mantida pela AAB será fechada até 31 de maio.
No documento, foi determinado que a nova casa de passagem, com capacidade para 60 animais, inicie um serviço de captura de cães e gatos abandonados, encaminhando-os para atendimento veterinário. Além disso, a Prefeitura de Poções assumiu a responsabilidade de implementar um programa de educação ambiental em bem-estar animal, visando promover o respeito a todas as formas de vida.