Manutenção de estradas rurais é intensificada em Vitória da Conquista antes do período de chuvas
O objetivo é facilitar o acúmulo de água para ser utilizada em diversas atividades na zona rural, como limpeza, irrigação e consumo animal.
Desde agosto, os serviços de limpeza e abertura de novas aguadas na zona rural de Vitória da Conquista foram intensificados, visando preparar as localidades para o período de chuvas previsto para começar em outubro.
O objetivo é facilitar o acúmulo de água para ser utilizada em diversas atividades nas propriedades rurais, como limpeza, irrigação e consumo animal.
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (SMDR) realiza anualmente cerca de 250 ações de limpeza e abertura de aguadas e pequenas barragens, com apoio dos Postos Avançados de Atendimento ao Cidadão (PAACs) de José Gonçalves, Bate-Pé e Inhobim.
Além disso, a manutenção das estradas rurais, por meio de patrolamento e cascalhamento, é realizada de forma contínua. Nos últimos meses, algumas vias da zona rural passaram por melhorias, como a estrada que liga Bate-Pé ao distrito de Iguá e o povoado Ribeirão, que serve como rota alternativa para quem segue em direção a Vitória da Conquista via Baixa do Arroz.
Na região de José Gonçalves, a estrada que liga o distrito ao município de Caetanos, passando pelo povoado Roseira, e, em Inhobim, as estradas que conectam a área aos assentamentos Cipó, Mutum, Caldeirão, Cercadinho e Cabeceira do Jiboia, também recebem manutenção frequente. Durante o ano, cerca de 4 mil quilômetros de estradas vicinais foram recuperados.
Outros serviços da SMDR incluem a roçagem e poda de arbustos e árvores em aproximadamente 200 quilômetros de estradas. Atualmente, 17 equipes atuam simultaneamente nesses serviços, distribuídas entre as regiões de Cabeceira do Jiboia e os distritos dos PAACs.