Educação: Reitora da UFSB visita Jequié para discutir novo campus e expansão da universidade
O projeto faz parte de uma proposta maior, que inclui a criação de outros campi em Brumado, Caetité e Macaúbas, conforme previsto no PL 9396/2017.
Na última semana, a reitora da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), Joana Angélica Guimarães da Luz, acompanhada do pró-reitor de Gestão Acadêmica, Francesco Lanciotti Jr., realizou uma visita à cidade de Jequié para discutir a instalação de um novo campus da UFSB.
O projeto faz parte de um plano anunciado em julho pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e proposto por Waldenor Pereira, que prevê a criação de 10 novos campi universitários no Brasil, com um investimento de R$ 5,5 bilhões do Ministério da Educação (MEC) para infraestrutura no ensino superior.
Durante a visita, a equipe da UFSB se reuniu com representantes da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) para alinhar a oferta de cursos e evitar duplicidades nas áreas de ensino.
A proposta inicial para o novo campus inclui cursos voltados para tecnologias sociais e socioambientais. Além disso, a equipe visitou o Núcleo Territorial de Educação de Jequié (NTE 22) para discutir a possibilidade de utilizar um espaço provisório para as atividades administrativas do campus.
A comitiva também se reuniu com o prefeito de Jequié, Zenildo Brandão, que expressou total apoio ao projeto e ofereceu suporte para a fase de prospecção de áreas para a construção do campus. A reitora da UFSB avaliou positivamente a recepção da comunidade e reforçou o compromisso da universidade com o desenvolvimento regional.
O novo campus de Jequié faz parte de uma proposta maior, que inclui a criação de outros campi em Brumado, Caetité e Macaúbas, conforme previsto no Projeto de Lei 9396/2017.
Ainda em fase inicial, a reitora afirmou que uma comissão será nomeada para coletar dados e elaborar uma proposta a ser apresentada ao Conselho Superior da Universidade.
O projeto prevê, além da instalação de novos campi, o desmembramento do Campus Anísio Teixeira, localizado em Vitória da Conquista, da Universidade Federal da Bahia (UFBA), com a criação de novas vagas para cargos técnicos-administrativos e acadêmicos.