Ifba abre inscrições para processo seletivo de 2025 com mais de 5 mil vagas em cursos técnicos
As inscrições começam em 17 de setembro e vão até 4 de outubro de 2024, exclusivamente pela internet; Veja o edital.
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (Ifba) divulgou na quarta-feira (11) os editais para o processo seletivo de 2025, com 5.375 vagas para cursos técnicos de nível médio.
As vagas estão distribuídas entre 22 cidades baianas com campi do IFBA, sendo 3.295 para cursos técnicos integrados e 2.080 para cursos técnicos subsequentes, todos gratuitos.
As inscrições começam em 17 de setembro e vão até 4 de outubro de 2024, exclusivamente pela internet. A taxa de inscrição para ambos os tipos de curso é de R$ 60, mas candidatos que atendam aos critérios definidos no edital podem solicitar isenção total da taxa. O período para solicitação de isenção também vai de 17 de setembro a 4 de outubro.
Destinados a estudantes que concluíram o Ensino Fundamental, os cursos técnicos integrados têm duração de 3 a 4 anos. A seleção será feita através de prova objetiva, que ocorrerá em 1º de dezembro de 2024, com questões de Linguagens, Matemática, Ciências Humanas e Ciências da Natureza.
Para estudantes que já concluíram o Ensino Médio, os cursos subsequentes têm duração média de 1,5 a 2 anos. A seleção será realizada por sorteio eletrônico em 3 de dezembro de 2024, transmitido ao vivo pelo canal da TV IFBA no YouTube.
Para garantir o direito às vagas reservadas, o instituto realizará procedimentos de verificação racial, de deficiência, e de renda familiar para candidatos aprovados que se inscreverem nas cotas correspondentes. Candidatos quilombolas também têm vagas reservadas, conforme estipulado pela legislação.
O edital completo, com informações detalhadas sobre a documentação necessária, cotas, cursos oferecidos, e o cronograma completo do processo seletivo, está disponível no site oficial do IFBA. Clique aqui.
Confira outras notícias recentes sobre o Ifba:
Ifba oferece 80 vagas para curso gratuito com bolsas de R$ 1.200