Bahia: Pronatec oferta 1.180 vagas em 17 cursos de formação inicial
Os cursos visam preparar jovens e trabalhadores para o mercado de trabalho.
Até o próximo dia 18 de setembro, a Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) está com inscrições abertas, para o processo simplificado de seleção e matrícula nas turmas do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).
As oportunidades são para os cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) dentro das quotas Qualifica Mais Emprega Mais e Novos Caminhos, oferecidos nas modalidades presencial e a distância (EAD). Ao todo, serão 1.180 vagas disponíveis para o segundo semestre de 2024, distribuídas em 17 cursos. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site oficial do programa Pronatec FIC .
Os cursos visam preparar jovens e trabalhadores para o mercado de trabalho, promovendo inserção e reinserção na vida produtiva. Na quota Qualifica Mais Emprega Mais (EAD), serão oferecidos cursos como Assistente de Recursos Humanos, enquanto no formato presencial, estão opções como Pizzaiolo, Eletricista Instalador e Microempreendedor Individual. Já na quota Novos Caminhos, serão ofertados cursos como Agricultor Orgânico e Agente de Desenvolvimento Cooperativista.
As aulas terão duração entre dois a quatro meses, com uma carga horária mínima de 160 horas, e o processo de seleção será feito por sorteio eletrônico no dia 19 de setembro. A listagem com o resultado parcial do processo de seleção com a indicação dos nomes dos classificados na ampla concorrência e nas vagas reservadas será divulgada no dia 20 de setembro, no Portal da SEC.
A lista final dos selecionados será divulgada em 23 de setembro, e os aprovados deverão enviar seus documentos entre 24 e 26 de setembro para o e-mail [email protected]. Os arquivos dos documentos necessários são: cópias legíveis do RG, do CPF (ambos frente e verso), comprovante de endereço atualizado dos últimos 60 dias e do certificado e/ou histórico escolar (frente e verso), entre outros.
O início das aulas está previsto para o dia 8 de outubro de 2024. Para participar, o candidato deve ser residente na Bahia, fazer parte de família de baixa renda, e ser estudante ou egresso da rede pública de ensino. Além disso, é necessário possuir CPF e não estar inscrito em outros programas do Pronatec. Mais detalhes sobre os cursos e requisitos estão disponíveis no edital e no formulário de inscrição.