Aneel anuncia redução da cobrança extra nas contas de luz para setembro
Alteração ocorreu devido a inconsistências encontradas no Programa Mensal de Operação (PMO).
Nesta semana, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), anunciou a cobrança extra na conta de luz em setembro será menor que o previsto anteriormente. Após correções em dados do Operador Nacional do Sistema (ONS), o órgão ajustou a tarifa para a bandeira vermelha patamar 1, com custo adicional de R$ 4,463 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos. Inicialmente, havia sido divulgado que a cobrança seria no patamar 2, com um custo de R$ 7,87 por 100 kWh.
A alteração ocorreu devido a inconsistências encontradas no Programa Mensal de Operação (PMO), gerido pelo ONS. Após a revisão dos dados, a Aneel pediu à Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) que recalculasse as informações, o que levou à decisão de aplicar a bandeira tarifária no patamar 1.
Além disso, a Aneel anunciou que iniciará processos de fiscalização para auditar os agentes responsáveis pela definição do PMO e das bandeiras tarifárias. A ideia é garantir que procedimentos futuros sejam mais precisos e transparentes.