continua após a publicidade
Envie sua notícia para o
WhatsApp 77 9 9119-4164

Arraste para baixo e veja as notícias.

Aneel anuncia redução da cobrança extra nas contas de luz para setembro

Alteração ocorreu devido a inconsistências encontradas no Programa Mensal de Operação (PMO).

Publicado em 06/09/2024 - às 15:48
Por Redação | Jornal Conquista

Nesta semana, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), anunciou a cobrança extra na conta de luz em setembro será menor que o previsto anteriormente. Após correções em dados do Operador Nacional do Sistema (ONS), o órgão ajustou a tarifa para a bandeira vermelha patamar 1, com custo adicional de R$ 4,463 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos. Inicialmente, havia sido divulgado que a cobrança seria no patamar 2, com um custo de R$ 7,87 por 100 kWh.

A alteração ocorreu devido a inconsistências encontradas no Programa Mensal de Operação (PMO), gerido pelo ONS. Após a revisão dos dados, a Aneel pediu à Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) que recalculasse as informações, o que levou à decisão de aplicar a bandeira tarifária no patamar 1.

Além disso, a Aneel anunciou que iniciará processos de fiscalização para auditar os agentes responsáveis pela definição do PMO e das bandeiras tarifárias. A ideia é garantir que procedimentos futuros sejam mais precisos e transparentes.

Clique no botão abaixo para entrar no grupo
Entre no grupo de notícias Jornal Conquista

Conta de energia elétrica ficará mais cara na Bahia

Acréscimo é de R$ 7,877 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos.

Publicado em 02/09/2024 - às 21:30
Por Redação | Jornal Conquista

A Agência Nacional de Energia Elétrica(Aneel), acionou pela primeira vez em três anos, a bandeira tarifária vermelha patamar 2, com maior custo adicional na conta de luz. Isso significa que haverá cobrança adicional na conta de luz, deixando o preço da energia elétrica mais caro para famílias e empresas.

Para este mês de setembro, com a bandeira vermelha, a tarifa aumenta R$ 7,88 a cada 100 quilowatt-hora (kWh). O consumo médio em uma casa brasileira na zona urbana é de aproximadamente 150 kWh a 200 kWh (sem ar-condicionado).

A previsão de escassez de chuvas e clima seco com temperaturas altas motivam acionamento de térmicas, impactando os custos da operação do sistema elétrico, segundo a Aneel. A bandeira vermelha patamar 2 não era acionada desde agosto de 2021, durante a crise hídrica.

No mês de julho, houve o acionamento da bandeira tarifária amarela pela primeira vez desde abril de 2022. Em agosto, em cenário mais favorável, houve o retorno para a bandeira verde, que não implica cobrança adicional de tarifa.

Clique no botão abaixo para entrar no grupo
Entre no grupo de notícias Jornal Conquista