Samu192 realiza capacitação sobre atendimento a pacientes psiquiátricos
Mais de 600 participantes estiveram presentes no evento.
A Secretaria Municipal de Saúde por meio da coordenação do Samu 192, realizou a atualização de protocolo para abordagem do paciente psiquiátrico no atendimento pré-hospitalar. A iniciativa tem como objetivo promover a capacitação aos profissionais que atuam no Serviço Móvel de Urgência (Samu) 192, visando aprimorar a qualidade e o atendimento prestado em colaboração com as instituições envolvidas no processo de saúde. Na oportunidade, também foram celebrados os 20 anos do Samu 192 em Vitória da Conquista.
“Do atendente ao socorrista, todos têm imensa relevância. O sucesso dessa equipe une forças em abundância. Muitas vidas já socorreram e a muitos auxiliou. Então, equipe, gratidão. Família 192, heróis silenciosos, o nosso muito obrigada a todos vocês e contem sempre com a nossa Secretaria Municipal de Saúde de Vitória da Conquista”, destacou a secretária de Saúde, Fernanda Maron.
Com mais de 600 participantes a capacitação contou com 200 servidores que atuam no Samu 192 Regional e os demais profissionais que atendem na rede de atendimento como Guarda Municipal, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e hospitais. Divididos em duas turmas, a atualização traz tópicos sobre legislação, rede de atendimento e protocolo de abordagem.
Antes da pandemia de Covid-19, segundo dados do Samu 192, a média anual de atendimento psiquiátrico era de 1.900, e a partir de 2020, essa média passou a ser de 2.700 atendimentos por ano. Segundo a coordenadora regional do Samu 192, Graziela Tavares, durante esse ano, o grupo de educação do serviço percebeu a necessidade de chamar também os outros componentes, porque o Samu não trabalha sozinho. “Então, entendendo que nós temos os bombeiros como parceiros, a Polícia Militar, Guarda Municipal e os hospitais. Então, essa integração agora, nesse momento, é importante, porque a gente não consegue fazer os atendimentos às urgências psiquiátricas sozinhos”.