Conquista: Após desaparecimento de placas, segurança na Estação de Transbordo deve ser intensificada
A placa, que continha uma imagem e informações sobre Herzem Gusmão, ex-prefeito de Vitória da Conquista.
Na manhã desta segunda-feira (03), Vitória da Conquista foi surpreendida pelo desaparecimento de uma placa em homenagem ao ex-prefeito Herzem Gusmão.
Neste domingo (02), o busto do ex-prefeito Herzem Gusmão havia sido inaugurado na Estação de Transbordo. No domingo, Herzem completaria 76 anos. busto foi criado pelo artista Vando Oliveira, utilizando argila e borracha de silicone.
A placa, que continha uma imagem e informações sobre Gusmão, estava localizada na Estação de Transbordo que leva o nome do ex-prefeito, na Avenida Lauro de Freitas.
Outra placa relativa à homenagem a Herzem Gusmão também foi roubada anteriormente. A Secretaria Municipal de Serviços Públicos (Sesep) de Vitória da Conquista registrou um Boletim de Ocorrência no Disep no último dia 31 de maio.
A Procuradoria-Geral do Município (PGM) também planeja encaminhar uma notícia-crime à Polícia Civil, solicitando urgência na investigação. A Prefeitura repudiou os atos de vandalismo e furto, e solicitou apoio da Guarda Municipal para identificar os responsáveis.
O comandante da Guarda Municipal, Cristóvão Lemos, afirmou que imagens das câmeras de segurança da região estão sendo analisadas e que as rondas de vigilância serão intensificadas. “Não há como aceitar este tipo de vandalismo e furto, estamos atentos e continuaremos as investigações dando suporte às forças de segurança pública”, afirmou Lemos. O comandante ainda ressaltou que a hipótese de motivação político-partidária não está descartada.
Nesta terça-feira (04), a Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista emitiu uma nota à imprensa sobre o caso. Confira o esclarecimento na íntegra:
“A Prefeitura de Vitória da Conquista informa que as duas placas retiradas da Estação de Transbordo Herzem Gusmão foram encontradas pelo fiscal de uma das empresas de transporte coletivo e entregues à Coordenação Municipal de Transporte. As placas serão recuperadas e recolocadas no local.
O sumiço das placas foi identificado no dia 31 de maio, quando a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Públicos (Sesep), registrou Boletim de Ocorrência no Disep, e ainda solicitou a ajuda da Guarda Municipal para identificar o ato de vandalismo, veementemente repudiado pelo Governo Municipal.
Secom, 4 de junho de 2024.“