continua após a publicidade

Pesquisa aponta queda na incidência de Dengue na Bahia, mas alerta para outras arboviroses

O Estado conta com 197 municípios em epidemia da doença; Vitória da Conquista lidera em número de casos, com 28.658 notificações.

Por Redação | Jornal Conquista
Publicado em 08/05/2024 - às 16:23
Foto: Ascom/Sesab

O Centro de Operações de Emergência em Saúde (COE) afirmou em reunião realizada nesta terça-feira (07) que o cenário da Dengue na Bahia está em tendência de queda.

Atualmente, o Estado conta com 197 municípios em epidemia da doença, uma redução em relação aos mais de 270 registrados anteriormente. Além disso, 95 municípios estão em risco e 83 em alerta.

Vitória da Conquista lidera em número de casos, com 28.658 notificações. Em relação aos óbitos, foram confirmados 63 em diversos municípios, com destaque para Vitória da Conquista, onde houve 14 mortes por conta da dengue.

Quanto às vacinas, até a última segunda-feira (06), 143.584 das 170.540 doses recebidas pelo Estado já haviam sido aplicadas.

A secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana, destacou o impacto das medidas adotadas pelo Governo da Bahia, aliadas aos esforços das equipes de saúde e à colaboração da população.

Investimos mais de R$ 21 milhões em ações não só relacionadas à assistência, como também investindo em medicamentos e insumos, em equipamentos para os agentes de endemias, na capacitação de profissionais, uso do Ultra Baixo Volume (UBV) – também conhecido como “fumacê” – e, também, em ações de conscientização da população”, avalia Santana.

Além da Dengue, outras arboviroses também preocupam. A Chikungunya registrou um aumento de 40%, com 12.462 casos prováveis notificados em 2024. Quanto ao Zika, foram notificados 2.048 casos prováveis. A Febre do Oropouche também preocupa, com 356 casos confirmados na Bahia, principalmente nas regiões Leste e Sul.

Receba as notícias no seu celular

Escolha abaixo em qual grupo ou canal do WhatsApp entrar:

Siga o Jornal Conquista onde você estiver!

Nos acompanhe também nas redes sociais. É só clicar e seguir!