continua após a publicidade

Vitória da Conquista recebe emenda parlamentar de R$ 1 milhão para projeto de proteção aos animais

Segundo pesquisas, estima-se que cerca de 16 mil cães que vivem nas ruas do município, além de outros animais domésticos.

Por Redação | Jornal Conquista
Publicado em 12/04/2024 - às 16:10
Foto: Reprodução

Um plano de trabalho que visa iniciar projeto de proteção aos animais em Vitória da Conquista está sendo elaborado entre a Faculdade de Medicina Veterinária da UFBA, de Salvador, e o campus universitário Anísio Teixeira/UFBA, em Vitória da Conquista.

A ação é fruto de uma emenda parlamentar no valor de R$1 milhão destinada pelo deputado Waldenor Pereira.

Segundo pesquisas divulgadas nacionalmente, estima-se que Vitória da Conquista abrigue cerca de 40 mil cães, sendo que aproximadamente 16 mil deles vivem nas ruas, expostos a condições sanitárias que favorecem a transmissão de zoonoses, como raiva e leptospirose.

Além dos cães, o município conta com uma população significativa de outros animais domésticos, incluindo aproximadamente 20 mil gatos, 5 mil aves em cativeiro e 3,5 mil peixes ornamentais.

O projeto, ainda em fase de elaboração, prevê a realização de ações como castrações, vacinações e campanhas educativas, em colaboração com entidades da sociedade civil engajadas na proteção animal. Após concluído, o plano passará pela aprovação do Ministério do Meio Ambiente.

O abandono dos animais causa um grande problema de saúde pública, ao meio ambiente e aos próprios animais“, argumenta o deputado. A iniciativa conta também com o respaldo do diretor do Campus Anísio Teixeira/UFBA, professor Márcio Vasconcelos.

🚨 Grupo de ofertas da Black Friday em Vitória da Conquista tem descontos incríveis; confira!

👉 Acesse a página especial de ofertas e se prepare para as melhores ofertas de Black Friday!

Receba as notícias no seu celular

Escolha abaixo em qual grupo ou canal do WhatsApp entrar:

Siga o Jornal Conquista onde você estiver!

Nos acompanhe também nas redes sociais. É só clicar e seguir!