Morro de São Paulo e Barra Grande podem passar a fazer parte da rota de cruzeiros na Bahia
Na temporada de 2023/2024, mais de 440 mil cruzeiristas desembarcaram nos portos de Salvador e Ilhéus.
Com um movimento recorde de passageiros, a temporada de cruzeiros marítimos 2023/2024 na Bahia chega ao fim no início de maio, deixando um impacto significativo na economia local. Mais de 440 mil cruzeiristas desembarcaram nos portos de Salvador e Ilhéus, além das operações de desembarque em Porto Seguro, resultando em uma injeção de mais de R$ 260 milhões na economia da região.
Uma das novidades desta temporada foi o fato de Salvador se tornar também um porto de embarque, o que prolongou o tempo de permanência dos turistas na cidade, contribuindo para um aumento na receita turística.
Os dados foram divulgados pela Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA) durante a Seatrade Cruise Global, realizada no Miami Beach Convention Center, nos Estados Unidos. O evento, que encerrou na quinta-feira (11), após quatro dias de atividades, é considerado a feira mais importante da indústria de cruzeiros do mundo.
Durante a Seatrade Cruise Global, a Setur-BA participou do evento no estande do Brasil, em parceria com a Embratur, realizando reuniões com empresas internacionais do segmento, como a Royal Caribbean e Costa Cruzeiros. O objetivo foi prospectar novos investimentos para a Bahia, apresentando sua infraestrutura e atrativos para receber os cruzeiristas.
“Foi a maior delegação brasileira na história dessa feira de alcance mundial, sendo a Bahia um dos seis estados presentes. Tivemos encontros produtivos com empresas do segmento, interessadas em destinos do litoral baiano. Estamos trabalhando para que a nossa temporada de cruzeiros 2024/2025 seja um sucesso, também, como aconteceu nas duas últimas temporadas”, destacou Pedro Gramacho, diretor de Promoção da Setur-BA.
Marco Ferraz, presidente da Associação Brasileira de Cruzeiros (Clia), elogiou a participação da Setur-BA na feira e destacou a competitividade da Bahia no mercado de cruzeiros. “A Bahia é um destino parceiro, que tem sido competitivo no mercado, como mostra nessa sua participação na Seatrade Cruise. Ainda comemoramos os resultados da atual temporada e estamos fechando a próxima. Analisamos abrir novos destinos baianos de visita, como Morro de São Paulo e Barra Grande, usando navios menores. Nesta temporada, já tivemos uma parada em Morro. É uma tendência, mas que depende da logística”, destacou Marco.