Segunda fase de obras na Lagoa das Bateias tem início nesta segunda-feira (19)
A proposta visa aproveitar a estrutura existente de comércio, lazer e esportes, revitalizando calçadas, ciclovia e iluminação pública.
A primeira fase de reurbanização do Parque da Lagoa das Bateias em Vitória da Conquista está quase completa, com mais de 75% da vegetação aquática removida, revelando o espelho d’água que estava escondido por anos. A Prefeitura anunciou o início da segunda fase da obra, a ser conduzida pela VCA Construtora, a partir desta segunda-feira (19).
A nova intervenção no Parque foi oficialmente divulgada pela prefeita Sheila Lemos, abrangendo a completa reconfiguração da infraestrutura de lazer e esportes. O anúncio aconteceu no último domingo (18), nas proximidades do Museu de História Natural, à beira da Lagoa.
O orçamento inicial da segunda fase da obra no Parque da Lagoa das Bateias é de R$ 3 milhões, conforme informações da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra), financiado pelo Município. O projeto detalha o zoneamento do espaço, criando áreas específicas como Vila Esportiva, Vila Familia, quadras de areia, quadra poliesportiva, academia ao ar livre, redários, espaços para crianças e animais de estimação, além de áreas de contemplação da paisagem.
A proposta visa aproveitar a estrutura existente de comércio, lazer e esportes, revitalizando calçadas, ciclovia e iluminação pública. A requalificação abrangerá os 503 metros quadrados de área verde do Parque.
“É a recomposição do que já existia, na sua maioria, nas quadras poliesportivas já existentes. E, adicionando a isso, novos projetos”, explicou Jardel Couto. O CEO da VCA Construtora informou que o novo cronograma de obras será dividido em etapas. “A primeira etapa, nós temos previsão de três meses de obra. E, logo em seguida, novas obras serão anunciadas”, registrou o executivo.
O volume de investimentos na infraestrutura do lado oeste, ainda segundo a gestora, tem o objetivo de eliminar o desequilíbrio existente entre as zonas oeste e leste. “Nós temos que fazer a integração da cidade, sem que haja lado A e lado B, para que não haja diferença entre as pessoas”, defendeu a gestora.
O secretário municipal de Infraestrutura Urbana, Jackson Yoshiura, explicou que a intenção do Governo Municipal é aprimorar continuamente a infraestrutura do local, visando torná-lo mais adequado para receber visitantes, sejam eles da cidade de Vitória da Conquista ou de outras regiões. “A gente devolve para Vitória da Conquista esse espaço maravilhoso. E, agora, com uma infraestrutura muito melhor, muito mais ampla, muito mais confortável para a população. Espero que, nos próximos meses, a gente já consiga perceber o reflexo disso tudo na vida das pessoas”, pontuou o titular da Seinfra.