Pré-candidatura de Waldenor já conta com o apoio de 7 partidos
A expectativa é que, com a chegada de PSOL, Rede, PP e PDT, consigam alcançar a marca de 11 partidos apoiadores.
O pré-canditado Waldenor Pereira (PT) está se preparando para concorrer à prefeitura de Vitória da Conquista nas eleições municipais de 2024, e as alianças políticas já estão em andamento. No momento, sete partidos já apoiam sua pré-candidatura. O PT, PCdoB e PV formam a Federação Brasil da Esperança, e outros partidos da base aliada do governador Jerônimo Rodrigues (PT), como PSB, PSD, Avante, PODEMOS e SOLIDARIEDADE, também confirmaram apoio.
Waldenor revelou que está em conversas avançadas com o PDT, que pode se juntar à aliança, já que o partido, em cidades sem candidatura própria, planeja apoiar o candidato do PT. Outras negociações em andamento incluem a possibilidade de apoio do PSOL e Rede.
De acordo com o Blog do Sena, o PP também está sendo sondado, e as conversas serão finalizadas até fevereiro de 2024. A incerteza persiste sobre as decisões que o MDB deve tomar diante do cenário. Embora faça parte da base do governo de Jerônimo, o destino do partido na cidade ainda não está definido. Em Salvador, o MDB abriu mão de ter uma pré-candidatura própria e optou por caminhar ao lado do PT. No entanto, em Conquista, o partido mantém a pré-candidatura de Lúcia Rocha à Prefeitura e a possibilidade de o MDB se unir à coligação, indicando Lúcia Rocha como vice, ainda está em aberto.
Em relação aos movimentos sociais, Waldenor destacou o apoio que tem recebido. “A maioria dos movimentos sociais instalados em Vitória da Conquista, já assumiram a nossa pré-candidatura, já nos apoiam e portanto, estamos construindo progressivamente uma frente bastante representativa da nossa sociedade para a defesa da nossa pré-candidatura”, explicou o político.
O cenário político para as eleições de 2024 em Vitória da Conquista está em formação, mas a expectativa é de que mais acordos sejam firmados nos próximos meses.