Prefeitura inaugura nova sede do Samu 192, na Av. Integração
Quase 150 profissionais atuam no serviço em Conquista.
Nesta sexta-feira, 04, a Prefeitura inaugurou a nova sede do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192 Regional) localizado na Av. Integração, no bairro Brasil. Além de estar em uma localização estratégica, o novo espaço é amplo e foi projetado para acomodar a equipe, que recebe uma média de 285 chamadas diárias e atende cerca de 46 ocorrências por dia. Somente no primeiro semestre deste ano, já foram realizados 6.174 atendimentos à população.
Durante o discurso de inauguração, a prefeita Sheila Lemos (União Brasil) anunciou que uma ambulância será substituída na frota e estará disponível para o município em setembro, resultado de uma parceria com o deputado federal Léo Prates. Além disso, ela mencionou que já enviou à Câmara Municipal a proposta para fornecer fardamento à equipe do SAMU 192.
Atualmente, a equipe conta com quatro Unidades de Suporte Básico (USB) e uma motocicleta – conhecida como motolância – que também realiza atendimentos de urgência e emergência. Além disso, a Central de Atendimento do SAMU 192 coordena sete ambulâncias mantidas pela Prefeitura na zona rural para atender a população.
As novas instalações do SAMU 192 são amplas e contam com dois prédios, um destinado à área técnica e outro à área administrativa, com espaços adicionais de descompressão, conforto e um auditório para as atividades do Núcleo de Educação em Urgências (NEU), que não estava disponível na antiga base.
O secretário municipal de Saúde, Vinícius Rodrigues, enfatizou que a nova base proporciona um ambiente de trabalho mais digno para os 147 profissionais que atuam no serviço, o que certamente resultará em uma melhoria significativa no atendimento à população. “Não é só uma base bonita. É uma base bem centralizada, localizada numa via que facilita o acesso aos quatro cantos de Vitória da Conquista e seremos muito mais eficazes no nosso atendimento. O Samu 192 salva vidas e vai continuar fazendo diferença na vida do cidadão”, finalizou.