Festejos juninos impulsionam economia e turismo em Vitória da Conquista
A Prefeitura está prevendo um aumento significativo neste mês de junho, na produção e comercialização de produtos típicos das festas juninas.
A Prefeitura de Vitória da Conquista prevendo um aumento significativo neste mês de junho, na produção e comercialização de produtos típicos das festas juninas, como biscoitos, bebidas e roupas de quadrilha.
As Secretarias Municipais de Desenvolvimento Econômico (SMDE), Cultura, Esporte, Turismo e Lazer (Sectel) e Políticas Para as Mulheres (SMPM) estão engajadas em promover esse crescimento, beneficiando diversos setores econômicos locais.
De acordo com o Sebrae, Vitória da Conquista possui mais de 40 fábricas artesanais de biscoitos, que produzem cerca de 4 mil toneladas por ano, gerando emprego para muitas famílias. Este setor deve se expandir ainda mais em junho. Em reconhecimento a essa importância, a cidade foi oficialmente intitulada “Capital Estadual do Biscoito” pela Assembleia Legislativa da Bahia, através de um projeto de lei do deputado estadual Tiago Correia.
O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Marcos Ferreira, destacou o apoio contínuo da SMDE aos artesãos locais, muitos dos quais operam na informalidade. “A Câmara de Dirigentes Lojistas de Vitória da Conquista (CDL) já anunciou um incremento de até 20% nas vendas durante esse período, fato também comemorado pela gestão municipal. Essa perspectiva é animadora para os comerciantes e reflete a movimentação econômica que as festas juninas proporcionam”, ressaltou Marcos.
A Sala da Mulher Empreendedora da SMPM oferece apoio contínuo aos artesãos, como ressaltados por empreendedoras que destacaram a maior visibilidade e expansão de seus negócios graças ao suporte municipal.
Os festejos juninos começam no dia 14 de junho com a Vila Junina na Lagoa das Bateias, com apresentações de trios de forró pé-de-serra até o dia 19. Entre 18 e 22 de junho, o Centro Cultural Glauber Rocha será palco de shows com artistas renomados como Elba Ramalho e Frank Aguiar, além de talentos locais.
Na zona rural, as celebrações ocorrerão nos 11 distritos nos dias 23 e 24 de junho, garantindo que toda a comunidade participe das festividades e aproveite a movimentação econômica proporcionada pelo período junino.