Além do mosquito, pesquisa indica outra forma de contaminação do Zika Vírus

Entidades locais e nacionais estão realizando uma campanha de conscientização para combater a transmissão do vírus.

Publicado em 26/03/2024 - às 19:19
Por Redação | Jornal Conquista

Entidades locais como a Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), a Secretaria Municipal de Serviços Públicos e a Secretaria Municipal de Saúde iniciaram uma campanha em parceria com o Ministério da Saúde contra a dispersão do Zika Vírus, após o aumento de casos, de dengue, zika e chikungunya, que têm o mesmo vetor de transmissão.

A campanha chama atenção para uma das formas de transmissão do zika vírus, a relação sexual desprotegida. Conforme pesquisa da Fundação Oswaldo Cruz em Pernambuco, a transmissão sexual do vírus da zika tem um papel muito mais importante na epidemia do que se estimava.

Segundo a pesquisadora Tereza Magalhães, coordenadora do estudo, “A via sexual não parece ser unicamente responsável pelo contágio sustentado do zika, mas associada à transmissão pelo mosquito pode contribuir significativamente para a disseminação eficiente do vírus“.

A pesquisa, concluída em 2020, mostrou que a transmissão sexual do zika em áreas endêmicas, associada à transmissão vetorial, pode ter sido um dos fatores responsáveis pela rápida disseminação do vírus nas Américas e em outras regiões afetadas pela pandemia em 2015/2016.

Clique no botão abaixo para entrar no grupo
Entre no grupo de notícias Jornal Conquista
Siga o Jornal Conquista no Instagram
Seguir no Instagram