continua após a publicidade
Envie sua notícia para o
WhatsApp 77 9 9119-4164

Arraste para baixo e veja as notícias.

Núcleo Esportivo de Karatê abre novas turmas em Vitória da Conquista a partir de janeiro

Aulas começam a partir do dia 20, com turmas infantil e adulto; espaço conta com dojô renovado e novos equipamentos.

Publicado em 07/01/2026 - às 16:22
Por Redação | Jornal Conquista
Foto: Instagram | nucleoesportivodekarate_.

O Núcleo Esportivo de Karatê – Team Dória inicia, a partir do dia 20 de janeiro, novas turmas de karatê em Vitória da Conquista. As aulas serão realizadas em um dojô preparado com estrutura renovada, incluindo tatames e equipamentos novos e acompanhamento de uma equipe especializada.

As atividades serão coordenadas pelo sensei Ícaro Dória, e contemplam turmas para crianças e adultos. As aulas acontecerão às terças, quintas e sextas-feiras, com horários distintos para cada público.

A turma infantil funcionará das 18h30 às 19h30, enquanto a turma adulta será das 19h30 às 20h30. De acordo com a organização, novas informações sobre matrículas e funcionamento do espaço devem ser divulgadas ao longo desta semana.

Para mais informações, acesse o perfil oficial do Núcleo Esportivo de Karatê – Team Dória no Instagram (clique aqui).

👉 Saiba mais: Bahia: Atletas de projeto social em Belo Campo são destaque no ranking baiano de Karatê

Clique no botão abaixo para entrar no grupo
Entre no grupo de notícias Jornal Conquista

Prefeitura oferece aulas de karatê voltadas à defesa pessoal feminina em Vitória da Conquista

Iniciativa da Prefeitura abre vagas limitadas para atividades gratuitas no Estádio Edvaldo Flores.

Publicado em 07/01/2026 - às 16:12
Por Redação | Jornal Conquista
Foto: PMVC.

Uma ação voltada à proteção e ao fortalecimento da autonomia feminina abriu vagas em Vitória da Conquista. A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, em parceria com a Secretaria Municipal de Esportes, está ofertando aulas de defesa pessoal na modalidade karatê.

A proposta é ampliar o acesso das mulheres a técnicas básicas de autodefesa, aliando prática esportiva e empoderamento.

As inscrições estão sendo realizadas presencialmente na sede da Secretaria de Políticas para Mulheres, no Centro, e seguem abertas até sexta-feira (09).

As atividades acontecerão no Estádio Municipal Edvaldo Flores, entre os dias 14 e 16 de janeiro, sempre no período da tarde. As vagas são limitadas, com oferta inicial para 10 participantes.

Clique no botão abaixo para entrar no grupo
Entre no grupo de notícias Jornal Conquista

Aos 10 anos, karateca de Vitória da Conquista conquista ouro no Brasileiro e garante vaga no Mundial

Laysa Lebrão se firma como uma das promessas do karatê brasileiro e representará o país no Mundial de Malta.

Publicado em 03/12/2025 - às 17:40
Por Redação | Jornal Conquista
Foto: Instagram | @asdoks.

A karateca mirim conquistense Laysa Lebrão, de apenas 10 anos, segue acumulando resultados expressivos no karatê estadual e nacional. A atleta, que integra a Associação Dória de Karatê (Asdoks) e treina no Centro de Treinamento Cruz, em Vitória da Conquista, vem se consolidando como uma das grandes promessas da modalidade no Brasil.

Na Bahia, a atleta brilhou na 5ª Copa Arte, realizada em Salvador no dia 26 de outubro. Na competição, a jovem conquistou duas medalhas: ouro no Kata individual e prata no Kumite individual.

O bom desempenho se repetiu no Campeonato Brasileiro de Karatê, promovido pela Confederação Nacional de Karatê Brasileiro (CNKB), em Fortaleza, em novembro. Na competição, Laysa Lebrão competiu nas modalidades Kata individual, Kata em equipe e Kumite individual, conquistando medalha de ouro nas três.

Com os resultados, a atleta e sua equipe Asdoks estão classificadas para o Campeonato Mundial de Karatê, que será realizado em Malta, no próximo ano.

Clique no botão abaixo para entrar no grupo
Entre no grupo de notícias Jornal Conquista

Alunos da Rede Municipal de Vitória da Conquista se classificam para o Mundial de Karatê em Malta

Cinco representantes da rede municipal conquistaram medalhas no Campeonato Brasileiro, realizado em Fortaleza, e garantiram vaga na competição internacional de 2026.

Publicado em 27/11/2025 - às 17:19
Por Redação | Jornal Conquista
Foto: PMVC

O karatê conquistense alcançou um novo marco no Campeonato Brasileiro da modalidade, realizado entre os dias 18 e 22 de novembro, em Fortaleza (CE). Uma professora e quatro alunos da Rede Municipal de Vitória da Conquista conquistaram medalhas e se classificaram para o Mundial de Karatê, que será realizado em março de 2026, em Malta.

Na Escola Municipal Tenente-Coronel Manoel Joaquim Pinto Paca, a professora Rafaela Araújo, faixa preta e medalhista de prata, foi uma das classificadas e agora se prepara para buscar o terceiro título mundial. Rafaela iniciou no karatê aos quatro anos e, hoje, além de ensinar, revela novos talentos entre seus alunos.

Três estudantes da unidade também garantiram vaga no mundial. Evelyn Silva, de 10 anos, conquistou ouro no kata em equipe e bronze no kata individual. Rhuan Pereira, de 9 anos, levou prata e bronze, enquanto Maria Helena Martins, de 10 anos, ficou entre as sete melhores do país em sua categoria. Todos começaram a praticar o karatê dentro da escola e seguem treinando com apoio da professora.

A diretora da instituição, Rosângela Santana Santos, celebrou o desempenho dos alunos e ressaltou que a prática esportiva tem estimulado disciplina, foco e comprometimento dentro e fora da sala de aula.

Na Escola Municipal Pedro Francisco de Moraes, o estudante Henzo Felipe Santana Andrade, de 12 anos, também conquistou medalha de bronze e garantiu classificação para o mundial. Ele começou a praticar karatê na escola e foi incentivado pela professora Débora Viana, que o ajudou a aprimorar o desempenho técnico. Débora, que tem 13 anos de experiência na arte marcial e atua na rede municipal há sete anos, participou do campeonato como árbitra.

Para a diretora da escola, Elisângela Aguiar, o resultado é motivo de orgulho. Ela destacou que o incentivo ao esporte tem permitido aos alunos desenvolver novas habilidades e representar Vitória da Conquista em grandes competições.

Clique no botão abaixo para entrar no grupo
Entre no grupo de notícias Jornal Conquista

Prefeitura promove curso de defesa pessoal com aulas de jiu-jitsu e karatê em Vitória da Conquista

Aulas começam em 6 de agosto e seguem até novembro, com inscrições abertas até segunda-feira (04).

Publicado em 01/08/2025 - às 16:27
Por Redação | Jornal Conquista
Foto: Divulgação/PMVC.

Em Vitória da Conquista, um curso gratuito de defesa pessoal voltado exclusivamente para mulheres e adolescentes a partir dos 16 anos está com inscrições abertas até o dia 4 de agosto.

A iniciativa é promovida pela Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, através da Coordenação de Autonomia e Políticas Transversais. A ideia é oferecer, por meio das artes marciais, ferramentas para que as participantes sintam-se mais preparadas para enfrentar situações adversas no cotidiano.

As aulas serão realizadas no Estádio Edvaldo Flores, em dois turnos e modalidades diferentes:

  • JiuJitsu: terças e quintas-feiras, das 9h às 10h
  • Karatê: quartas e sextas-feiras, das 17h às 18h

O curso terá início no dia 6 de agosto e segue até novembro, permitindo que as participantes desenvolvam gradualmente técnicas de autodefesa, controle emocional e confiança corporal.

Para garantir a vaga, é preciso comparecer à sede da Secretaria da Mulher, localizada na Avenida São Geraldo, nº 650, bairro Recreio, em um dos seguintes horários:

  • Manhã: das 8h30 às 11h30
  • Tarde: das 14h30 às 16h30

As interessadas devem levar um documento com foto e um comprovante de residência.

A oficina não exige experiência prévia e está aberta a todas que desejarem aprender.

Clique no botão abaixo para entrar no grupo
Entre no grupo de notícias Jornal Conquista

Bahia: Atletas de projeto social em Belo Campo são destaque no ranking baiano de Karatê

Apesar dos destaques, projeto esportivo enfrenta dificuldades para competir em nível nacional por falta de patrocínio.

Publicado em 30/06/2025 - às 17:21
Por Redação | Jornal Conquista
Foto: Instagram | nucleoesportivodekarate_.

Um projeto social de Karatê tem feito a diferença na vida de crianças e adolescentes em Belo Campo, na Bahia. Segundo uma reportagem do Bahia Meio Dia, o núcleo esportivo Team Dória, criado há nove anos, ganhou força a partir de uma parceria com o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).

Quatro atletas que começaram no projeto social hoje se destacam no ranking baiano da modalidade. João Gustavo, participante do projeto, relata a sua experiência. “A experiência é muito boa, eu só fui mesmo por causa que eu queria representar a minha cidade, Belo Campo, e a nossa academia. Pretendo competir mais”, disse.

Além dos aprendizados técnicos, o Karatê tem refletido no cotidiano dos alunos. “É uma arte marcial que ajuda muito na gente no cotidiano, ajuda na nossa saúde e a aprender coisas novas”, disse a karateca Júlia Ruas.

Apesar dos avanços, o projeto enfrenta dificuldades, principalmente na falta de patrocínio. “Tivemos 18 atletas da nossa academia na Seleção Baiana, para representar a Bahia no Campeonato Brasileiro. A etapa do Campeonato Brasileiro foi em Aracaju, mas não podemos ir por conta de patrocínio”, disse Ícaro Dória, professor de Karatê.

Segundo Ícaro, a maioria dos atletas precisam vender rifas para conseguir custear a participação nas competições. Com o apoio da Prefeitura e de algumas empresas locais, o grupo conseguiu disputar o Campeonato Baiano. No entanto, ele destaca que ainda enfrentam grandes dificuldades para participar de eventos em nível nacional. “Tínhamos como objetivo participar do Open Internacional, que seria no Uruguai em dezembro, e estamos tentando captar recursos para poder ir”, explicou.

Neste ano, 11 atletas da academia participaram do Campeonato Baiano de Karatê e conquistaram oito medalhas. “A nossa missão com o Karatê, além de transformá-los em atletas, é transformá-los em cidadãos. A gente sabe que as crianças e os adolescentes, quando não têm uma atividade extra, eles acabam tendo muito tempo livre e essas atividades extras chegam para somar”, ressaltou o professor.

Clique no botão abaixo para entrar no grupo
Entre no grupo de notícias Jornal Conquista

Com apenas 12 anos, karateca mirim de Vitória da Conquista é destaque no Campeonato Brasileiro de Karatê

Vitória, conhecida como Tamagotchi, é aluna do projeto social Saviniano do Lar Santa Catarina de Sena.

Publicado em 05/05/2025 - às 20:34
Por Redação | Jornal Conquista
Foto: Acervo pessoal.
Foto: Acervo pessoal.

Maria Clara Vitória, conhecida como “Tamagotchi“, se destacou na fase classificatória do Campeonato Brasileiro de Karatê 2025, realizada em Aracaju-SE, conquistando medalhas de ouro e bronze. Com esses resultados, garantiu vaga na grande final do torneio, prevista para o segundo semestre deste ano.

Aluna do projeto social Saviniano do Lar Santa Catarina de Sena, Vitória, de apenas 12 anos, leva o nome da cidade de Vitória da Conquista ao cenário do esporte brasileiro. Apesar do talento, a atleta enfrenta a falta de patrocínio.

Sem apoio do poder público, a continuidade de sua carreira esportiva depende do esforço da família e da solidariedade de empresários locais, que têm colaborado com contribuições modestas, mas fundamentais para custear os gastos em competições oficiais.

Além dos gastos com materiais esportivos, Vitória também precisa manter um acompanhamento nutricional, indispensável para uma atleta profissional. Mesmo diante das dificuldades, ela segue determinada sob a orientação da sensei Elaine Oliveira e já tem novos desafios pela frente: a Copa Cacau e o Campeonato Baiano de Karatê.

A mãe da atleta, Eloiza Alves, fala sobre a falta de incentivo oficial. “Eu como mãe, fico extremamente triste de ver que o poder público e as grandes empresas não entendem o poder transformador do esporte na vida de nossas crianças e adolescentes, do contrário, incentivariam. É necessário facultar a participação de nossos jovens na prática esportiva, entendendo a contrapartida dessa ação que é destoar o foco dos mesmos de ações ilícitas tão corriqueiras no mundo atual”, destacou ela.

Em 2024, Vitória conquistou medalhas de ouro e prata na fase classificatória do Campeonato Brasileiro, realizada no Amazonas, e garantiu mais um ouro na modalidade Kumitê e uma prata em Kata, levando Vitória da Conquista ao pódio.

👉 Leia também: Karateca conquistense de 11 anos é destaque no Campeonato Brasileiro de Karatê e conquista medalhas de ouro e prata

Clique no botão abaixo para entrar no grupo
Entre no grupo de notícias Jornal Conquista

Atletas de projeto de Vitória da Conquista participam de etapa do Campeonato Baiano de Karatê neste sábado (05)

Karatecas vão competir por equipes, representando o município e o projeto social da comunidade do Simão em Salvador.

Publicado em 04/04/2025 - às 18:58
Por Redação | Jornal Conquista

Seis atletas de Vitória da Conquista participarão, neste sábado (5), da etapa do Campeonato Baiano de Karatê-Dô Tradicional, que será realizada em Salvador. Os jovens fazem parte da Academia ASKAP – Associação de Karatê-Dô Tradicional Pirajá e irão competir por equipes, representando o município e o projeto social da comunidade do Simão.

Os atletas Heitor Novais, Cássio Guilherme, Miguel Bernardo, Ítalo David, Arthur Levi e Aquiles Almeida já acumulam títulos expressivos: são campeões baianos, campeões do Sudoeste e, em alguns casos, também brasileiros. Apesar dos resultados, os esportistas não contam com patrocínios fixos. Para esta etapa do campeonato, o grupo conseguiu apoio do empresário “Filhos de Paraíba”, mas as demais despesas continuam sendo custeadas com a ajuda de familiares e da comunidade.

Segundo Leonardo, pai de Cássio Guilherme, a iniciativa da ASKAP no bairro Simão já existe há seis anos e tem transformado a vida de dezenas de jovens por meio do esporte. “Em 2023, tivemos a oportunidade de levar meu filho para Salvador, onde ele se sagrou campeão baiano e brasileiro. Desde então, o projeto cresceu em número de atletas e em qualidade. Hoje, temos seis campeões baianos e seguimos lutando para mantê-los em competições”, afirma.

O projeto social é conduzido pela professora Michelle, pelo sensei Jário e pelo instrutor Leonardo, que também oferece aulas gratuitas de karatê para crianças e adolescentes da comunidade. Sem patrocínio oficial, as despesas com viagens e competições são viabilizadas por meio de rifas, bingos e doações da população.

Além da etapa em equipe deste sábado, os atletas já se preparam para o Campeonato Baiano individual, previsto para ocorrer entre junho e julho, e para o Campeonato Brasileiro, que será disputado em agosto, no Rio de Janeiro. A meta é levar o maior número possível de jovens do projeto, promovendo inclusão, disciplina e oportunidades por meio do esporte.

Clique no botão abaixo para entrar no grupo
Entre no grupo de notícias Jornal Conquista

Karateca conquistense de 11 anos é destaque no Campeonato Brasileiro de Karatê e conquista medalhas de ouro e prata

Maria Clara Vitória, conhecida como “Tamagotchi”, é aluna do projeto do Lar Santa Catarina de Sena, em Vitória da Conquista.

Publicado em 22/11/2024 - às 18:23
Por Redação | Jornal Conquista

A karateca conquistense Maria Clara Vitória, conhecida como “Tamagotchi”, de apenas 11 anos, se destacou no Campeonato Brasileiro de Karatê realizado em Recife (PE), na última semana.

Após conquistar medalhas de ouro e prata na fase classificatória do campeonato, no Amazonas, Vitória conquistou, na fase final, mais ouro e prata na modalidade Kumitê e Kata, respectivamente.

ver notícia completa
Clique no botão abaixo para entrar no grupo
Entre no grupo de notícias Jornal Conquista