continua após a publicidade
Envie sua notícia para o
WhatsApp 77 9 9119-4164

Arraste para baixo e veja as notícias.

Inmet emite alerta de baixa umidade para Vitória da Conquista e região

Alerta é válido até quinta-feira (2); umidade pode variar entre 30% e 20%.

Publicado em 01/10/2025 - às 17:48
Por Redação | Jornal Conquista
Foto: PMVC.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) publicou um alerta de baixa umidade para Vitória da Conquista. O aviso é válido a partir das 10h desta quarta-feira (1º) até as 10h de quinta-feira (2), com previsão de umidade relativa do ar variando entre 30% e 20%.

Segundo o órgão, a condição representa baixo risco para incêndios florestais e à saúde, sendo classificada como alerta amarelo (perigo potencial).

Na Bahia, diversas regiões foram incluídas, entre elas o Centro Sul Baiano, Centro Norte Baiano e Extremo Oeste Baiano. Municípios como Brumado, Guanambi, Caetité e Barreiras também estão sob o aviso.

Recomendações do Inmet

  • Beber bastante líquido ao longo do dia;
  • Evitar desgaste físico nas horas mais secas;
  • Não se expor ao sol nos períodos mais quentes;
  • Em caso de emergência, entre em contato com a Defesa Civil (199) ou o Corpo de Bombeiros (193).
Clique no botão abaixo para entrar no grupo
Entre no grupo de notícias Jornal Conquista

Inmet emite alertas de baixa umidade e chuvas intensas para Vitória da Conquista

O comunicado é válido até as 10h desta quinta-feira (12).

Publicado em 11/12/2024 - às 16:02
Por Redação | Jornal Conquista

Nesta quarta-feira (11), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu dois alertas para o município de Vitória da Conquista. 

O primeiro, de perigo potencial de baixa umidade relativa do ar, prevê índices variando entre 30% e 20% até as 19h. Já o segundo comunicado alerta para chuvas intensas, sendo válido até as 10h desta quinta-feira (12), com possibilidade de precipitação entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/h, acompanhada de ventos de 40 a 60 km/h.

ver notícia completa
Clique no botão abaixo para entrar no grupo
Entre no grupo de notícias Jornal Conquista

Incêndios aumentam em Vitória da Conquista com tempo seco e baixa umidade

Os incêndios atingiram áreas dos bairros Lagoa das Flores, Poço Escuro, Guarani e o loteamento Panorama.

Publicado em 06/09/2024 - às 08:09
Por Redação | Jornal Conquista

Nos últimos dias, Vitória da Conquista tem enfrentado um aumento significativo no número de queimadas, com quatro incêndios registrados apenas nesta quarta-feira (4). Os incêndios atingiram áreas dos bairros Lagoa das Flores, Poço Escuro, Guarani e o loteamento Panorama.

Na tarde hoje (5), a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), foi acionada para atender mais uma ocorrência de incêndio, dessa vez na localidade de Ribeirão, situada na região da Pedra Branca, e outros focos em pontos diferentes da cidade, a exemplo de um terreno no bairro Candeias, onde o fogo foi combatido e animais foram salvos.

O combate aos incêndios está sendo realizado por 13 brigadistas, três caminhões-pipas e uma viatura. A secretária municipal de Meio Ambiente, Ana Cláudia Passos, destacou que, apesar das altas temperaturas, baixa umidade do ar e aumento dos ventos contribuírem para a propagação dos incêndios, a maioria dos focos é causada por ações humanas.

“Além de causar danos ao meio ambiente, com morte de animais e destruição da vegetação, poluição e prejuízo ao solo, trazem danos para a saúde da população”, relatou Ana Cláudia, complementando que vários animais, a exemplo de cobras e saruês, foram retirados do fogo, mas outros não tiveram sorte e acabaram morrendo. “É muito triste ver os animais e a vegetação, muitas árvores nativas, sendo consumidos pelo fogo”, lamentou.

Ainda segundo a secretária, causar incêndio e expor perigo à vida ou à integridade do patrimônio público é crime ambiental, com pena de reclusão de dois a quatro anos e multa. O cidadão que faz uso de fogo sem licença, mesmo em terreno particular, poderá sofrer multa administrativa e ser chamado a reparar os danos causados, além de responder a processos criminais.

Para reduzir o número de queimadas nessa época do ano, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) orienta a população sobre alguns cuidados, entre eles, não jogar bitucas de cigarro no chão e nem lixo em terrenos baldios ou em áreas de preservação. A Semma também pede aos proprietários de terrenos que mantenham esses espaços sempre limpas.

Ao ver pessoas ateando fogo nessas áreas ou focos de incêndio, o cidadão deve ligar para o Corpo de Bombeiros, por meio do telefone 193, ou para a Semma, no 77 3429-7906.

Clique no botão abaixo para entrar no grupo
Entre no grupo de notícias Jornal Conquista