continua após a publicidade
Envie sua notícia para o
WhatsApp 77 9 9119-4164

Arraste para baixo e veja as notícias.

Vitória da Conquista: Av. Brumado segue com bloqueio preventivo após chuvas

Trânsito no trecho entre Urbis V e Vilas Serranas continua com desvio; medida foi adotada por risco de acúmulo de água em área de obra.

Publicado em 25/05/2026 - às 16:36
Por Redação | Jornal Conquista
Foto: PMVC

O trânsito na Avenida Brumado, em Vitória da Conquista, segue com alterações após um bloqueio preventivo realizado na noite do último sábado (23), no trecho entre a Urbis V e a entrada das Vilas Serranas.

A interdição foi adotada em meio ao aumento do volume de chuvas registrado no fim de semana e permanece impactando o fluxo de veículos na região, especialmente para quem segue em direção ao bairro Zabelê.

Com o bloqueio, os condutores estão sendo desviados pela Rua Sérgio Vieira de Melo e, em seguida, pela Avenida Rafael Spínola, no trecho conhecido como rua do Ifba.

Segundo a Prefeitura, a medida foi tomada após orientação da Defesa Civil e da Empresa Municipal de Urbanização (Emurc), sendo executada pela Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob), por meio do Simtrans. O objetivo é evitar riscos aos motoristas e proteger a área em obras de drenagem, que concentra acúmulo de água em períodos de chuva.

A intervenção está relacionada à execução da obra de macrodrenagem da Avenida Brumado, onde está sendo construída uma caixa de drenagem na região próxima à ponte do trecho. A estrutura faz parte do projeto de requalificação da via.

De acordo com a gestão municipal, a contenção instalada no local é necessária para o andamento da obra, mas pode gerar alagamentos temporários em dias de chuva mais intensa. No entanto, não há indicação de risco estrutural, e o escoamento ocorre gradualmente.

Placas de sinalização foram instaladas na área, incluindo aviso de possível alagamento. A liberação da via depende da redução das chuvas e das condições do local.

A obra de macrodrenagem prevê ampliar a capacidade de escoamento das águas pluviais na Avenida Brumado, com o objetivo de reduzir pontos de alagamento e melhorar a mobilidade urbana em um dos principais corredores da cidade.

Clique no botão abaixo para entrar no grupo
Entre no grupo de notícias Jornal Conquista

Ibametro realiza aferição de radares em avenidas de Vitória da Conquista

Procedimento obrigatório verifica funcionamento dos equipamentos e garante precisão na medição de velocidade nas vias da cidade.

Publicado em 07/05/2026 - às 17:26
Por Redação | Jornal Conquista

Os radares de velocidade instalados em diferentes avenidas de Vitória da Conquista passaram por aferição na quarta-feira (6).

O procedimento foi realizado pelo Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro) e tem como objetivo verificar se os equipamentos seguem operando dentro dos padrões exigidos pelos órgãos de trânsito.

A checagem aconteceu ao longo do dia em pontos estratégicos da cidade. Pela manhã, os trabalhos ocorreram nas avenidas Luís Eduardo Magalhães e Juracy Magalhães. Já no período da tarde, a aferição foi realizada na Avenida J. Pedral, enquanto os equipamentos das avenidas Frei Benjamim e Laura Nunes seriam avaliados durante a noite.

O processo é uma exigência do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e do Inmetro, devendo ser realizado a cada 12 meses ou em situações específicas, como denúncias ou manutenção dos equipamentos.

Durante a ação, agentes do Simtrans acompanharam os trabalhos e realizaram interdições temporárias nas vias para garantir segurança durante os testes. A aferição consiste na comparação entre a velocidade registrada pelos radares e a leitura feita por um equipamento instalado em um veículo do Ibametro, que percorre a via em diferentes velocidades.

Segundo a coordenadora do Simtrans, Jamilly Alves, a medida é importante para assegurar transparência e confiabilidade no funcionamento dos radares. Ela explicou que o procedimento garante que os equipamentos estejam operando corretamente e dentro dos parâmetros estabelecidos.

Ao fim de cada teste, é emitido um certificado atestando a regularidade do radar. O laudo também serve como respaldo técnico e jurídico para validação das medições realizadas pelos equipamentos.

Os radares instalados mais recentemente, como os das avenidas Brumado, Presidente Vargas e Gilenilda Alves, não passaram pela aferição nesta etapa porque já haviam sido avaliados logo após a instalação.

Clique no botão abaixo para entrar no grupo
Entre no grupo de notícias Jornal Conquista

Prefeitura de Vitória da Conquista divulga balanço de acidentes e intensifica campanhas sobre segurança no trânsito

Levantamento reúne dados de 2025 e parciais de 2026 e aponta aumento de 30,9% nos casos com vítimas.

Publicado em 05/05/2026 - às 19:02
Por Redação | Jornal Conquista
Foto: PMVC.

A Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob), apresentou um balanço dos sinistros de trânsito registrados no município. O levantamento reúne dados de 2025 e números parciais de 2026.

A iniciativa também tem como objetivo destacar a importância do Maio Amarelo. Com o tema “No trânsito, enxergar o outro é salvar vidas”, a campanha reforça a necessidade de empatia e respeito entre motoristas, ciclistas e pedestres.

De acordo com os dados divulgados, em 2025, foram contabilizados 4.942 acidentes no município. Desse total, 2.681 não tiveram vítimas e foram monitorados pelo Sistema Municipal de Trânsito (Simtrans), enquanto 2.261 envolveram feridos, atendidos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

O número representa um aumento de 30,92% nos casos com vítimas em relação ao ano anterior, cenário associado à imprudência, desrespeito às normas e ao aumento da frota de veículos.

Os dados também apontam que os automóveis estiveram envolvidos em 4.445 registros, enquanto as motocicletas aparecem em 2.719 ocorrências. Nos acidentes com vítimas, as motos representam 62% dos casos.

Em 2026, os números parciais registrados até o mês de maio indicam estabilidade nas ocorrências, com cerca de 1.840 veículos envolvidos em acidentes, mantendo a predominância de motocicletas nos casos com feridos.

De acordo com a Prefeitura, para reduzir a gravidade dos acidentes, está sendo realizada a integração de dados entre a Semob e a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), além de fortalecer a atuação do SAMU para agilizar o tempo de resposta às ocorrências. Paralelamente, ações educativas, fiscalizações e melhorias na sinalização seguem sendo intensificadas ao longo do ano.

De acordo com a coordenadora de Trânsito, Jamilly Alves, o Simtrans atua nos eixos da educação, fiscalização e engenharia. As ações educativas são realizadas em empresas, escolas e junto ao público em geral.

Para ela, a fiscalização ocorre tanto em blitz quanto no cotidiano, priorizando a orientação dos condutores sempre que possível. Já na área de engenharia, o trabalho envolve a análise de projetos e a implantação e revitalização da sinalização viária.

Ainda segundo a coordenadora, a gestão municipal tem intensificado esforços para conscientizar os motoristas como forma de reduzir os acidentes, destacando que a segurança no trânsito depende da colaboração de todos. Ela também alertou para o aumento de ocorrências em nível nacional, observado especialmente durante períodos de feriados recentes.

Clique no botão abaixo para entrar no grupo
Entre no grupo de notícias Jornal Conquista

Prefeitura de Vitória da Conquista libera trânsito na Av. Caracas após instalação de gradil

Via estava interditada desde o dia 9 de março após fortes chuvas provocarem alagamentos e uma tragédia no local

Publicado em 15/04/2026 - às 15:11
Por Redação | Jornal Conquista
Foto: PMVC.

Na última terça-feira (14), o trânsito na Avenida Caracas, bairro Jurema, foi liberado pela Prefeitura de Vitória da Conquista após a conclusão da instalação de defensas metálicas, conhecidas como guard rails, às margens do canal de drenagem.

As obras foram executadas pela Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra), que utilizou contratação direta, sem licitação, amparada pelo decreto de emergência publicado no dia 3 de março. A medida segue o que prevê a Lei nº 14.133/2021 para situações emergenciais.

Mesmo com a liberação, a orientação é que condutores redobrem a atenção, especialmente em períodos de chuva intensa. Segundo o agente de trânsito, Carlos Clayton, embora as barreiras reduzam o risco de veículos serem arrastados para o canal, elas não impedem o acúmulo de água em casos de alagamento.

De acordo com a Prefeitura, equipes do Sistema Municipal de Trânsito (Simtrans) estiveram no local para organizar o fluxo e orientar motoristas e motociclistas. A via estava interditada desde o dia 9 de março.

A interdição ocorreu após fortes chuvas provocarem alagamentos e uma tragédia no local. Durante o temporal, um carro por aplicativo foi arrastado pela enxurrada e caiu no canal de drenagem da avenida, resultando na morte de Rosania Silva Borges, de 46 anos.

Diante do risco e da gravidade do caso, a Prefeitura determinou a interdição da via como medida de segurança, já que o trecho é considerado crítico em períodos de chuva intensa e já havia registrado outros episódios semelhantes.

Clique no botão abaixo para entrar no grupo
Entre no grupo de notícias Jornal Conquista

Prefeitura de Vitória da Conquista adere a sistema digital e motoristas podem ter até 40% de desconto em multas

Nova plataforma substitui notificações em papel, agiliza comunicação e oferece benefício financeiro ao condutor.

Publicado em 08/04/2026 - às 16:55
Por Redação | Jornal Conquista
Foto: PMVC.

A Prefeitura de Vitória da Conquista anunciou a adesão ao Sistema de Notificação Eletrônica (SNE), ferramenta que passa a substituir o envio de multas de trânsito em papel por notificações digitais.

Com a mudança, proprietários de veículos cadastrados passam a receber avisos de autuações diretamente no celular ou computador, o que deve tornar o processo mais ágil e acessível.

Além da praticidade, o sistema traz um incentivo financeiro. Motoristas que aderirem ao SNE podem obter até 40% de desconto no valor das multas, desde que realizem o pagamento dentro do prazo e optem por não apresentar defesa ou recurso administrativo.

A adesão ao sistema faz parte das ações de modernização dos serviços de trânsito no município, com o objetivo de garantir mais agilidade e facilidade no acesso às informações.

A adesão é gratuita e pode ser feita de forma voluntária. O cadastro está disponível por meio do aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT) ou pelo portal de serviços da Secretaria Nacional de Trânsito, utilizando a conta Gov.br.

A Prefeitura orienta que os condutores leiam atentamente os termos no momento da adesão, principalmente em relação à renúncia do direito de defesa ao optar pelo desconto.

Clique no botão abaixo para entrar no grupo
Entre no grupo de notícias Jornal Conquista
Publicado em 02/04/2026 - às 18:26
Por Redação | Jornal Conquista
Foto: PMVC.

Na última quarta-feira (1º), o Sistema Municipal de Trânsito (Simtrans) realizou um bloqueio parcial em um trecho da 3ª Avenida, no cruzamento com a Rua Laura Nunes, no bairro Boa Vista, em Vitória da Conquista.

De acordo a Prefeitura, a ação, solicitada pela Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra), foi necessária para a realização de serviços de recuperação na grelha de captação de águas pluviais.

A gestão municipal informou ainda que a interdição atinge uma área reduzida e não interrompe completamente o fluxo de veículos. No entanto, a passagem de veículos de grande porte, como ônibus e caminhões, fica comprometida, especialmente nas manobras de conversão.

Por questões de segurança, e até a conclusão da avaliação estrutural pela Seinfra, algumas linhas do transporte coletivo tiveram alterações temporárias em seus itinerários. Entre elas estão a P52 (Conquista VI x Uesb) e a R23 (Vila América x Centro).

A ação também conta com agentes do Simtrans que acompanham a operação no local para orientar motoristas e minimizar os impactos no trânsito.

Clique no botão abaixo para entrar no grupo
Entre no grupo de notícias Jornal Conquista

Vitória da Conquista: Ponte interditada entre avenidas Brumado e Rafael Spínola tem sinalização desrespeitada por motoristas

Estrutura foi interditada de forma preventiva após erosão provocada pelas chuvas.

Publicado em 02/04/2026 - às 18:14
Por Redação | Jornal Conquista
Foto: PMVC.

A ponte que liga as avenidas Brumado e Rafael Spínola, acesso às Vilas Serranas na Zona Oeste de Vitória da Conquista, segue interditada após danos causados pelas fortes chuvas de março. Segundo a Prefeitura, mesmo com o bloqueio, motoristas continuam desrespeitando a sinalização e acessando o local de forma irregular.

A interdição ocorreu de forma preventiva depois que uma vistoria técnica, realizada pela Empresa Municipal de Urbanização (Emurc), identificou erosão nas margens da via, comprometendo a base da estrutura. Com isso, a Emurc optou por manter o bloqueio até que as condições climáticas permitam a realização dos reparos com segurança.

O agente de trânsito, Carlos Cleiton, reforça que o bloqueio é uma ação essencial para preservar vidas, e não apenas uma formalidade. Ele também alerta que desrespeitar a interdição é infração grave, sujeita à multa, prevista no artigo 209 do Código de Trânsito Brasileiro, além de representar risco iminente de acidentes.

De acordo com a gestão municipal, outros trechos da cidade seguem sob monitoramento por conta dos impactos das chuvas, como intervenções na Avenida Brumado e em vias do bairro Boa Vista.

A orientação da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob) é que os motoristas respeitem as interdições e utilizem rotas alternativas, adotadas justamente para garantir a segurança da população. “Quando há esse tipo de interdição, é para resguardar quem passa pelo local. A gente pede que os condutores respeitem a sinalização e evitem o trecho interditado”, disse Carlos Cleiton.

A Prefeitura informou ainda que as equipes continuam acompanhando a situação, e que a liberação total da ponte dependerá da estabilização do solo e da conclusão das avaliações estruturais.

Clique no botão abaixo para entrar no grupo
Entre no grupo de notícias Jornal Conquista

Operação especial altera trânsito durante celebrações da Semana Santa em Vitória da Conquista

Interdições começam nesta quarta-feira (01) à noite e seguem até o domingo (05) com maior impacto em horários de procissões.

Publicado em 01/04/2026 - às 18:42
Por Redação | Jornal Conquista
Foto: PMVC.

As celebrações da Semana Santa em Vitória da Conquista já começaram a mobilizar fiéis e também exigem mudanças no trânsito da cidade. Para acompanhar a programação religiosa, a Guarda Municipal e o Simtrans iniciaram uma operação especial que segue até o Domingo de Páscoa.

Diferente de eventos fixos, as procissões previstas ao longo da semana demandam ajustes contínuos na circulação de veículos. O trânsito será interrompido de forma progressiva, acompanhando o deslocamento dos fiéis, com liberação das vias logo após a passagem dos cortejos.

A atenção dos motoristas deve ser redobrada principalmente nesta quarta-feira (1º), a partir das 18h30, e na sexta-feira (3), a partir das 6h, quando estão previstas as maiores movimentações. Trechos importantes da cidade podem ter retenções temporárias, especialmente no entorno da Praça Sá Barreto e da Catedral Metropolitana.

Mesmo com a operação, a Guarda Municipal informou que os serviços essenciais serão mantidos, com oito viaturas atuando em regime de plantão 24 horas. O patrulhamento também será intensificado nas áreas próximas às igrejas e durante os eventos comunitários.

Para quem pretende participar das celebrações, a orientação é utilizar roupas leves e manter a hidratação durante os percursos. Já os condutores devem buscar rotas alternativas nos horários de maior fluxo para evitar congestionamentos.

A programação religiosa segue ao longo da semana, com missas, procissões e celebrações tradicionais que marcam o período para a comunidade católica.

Clique no botão abaixo para entrar no grupo
Entre no grupo de notícias Jornal Conquista

Ponte da Avenida Brumado é interditada após chuvas em Vitória da Conquista

Interdição ocorre após erosão comprometer base da estrutura; motoristas devem utilizar rotas alternativas.

Publicado em 24/03/2026 - às 17:58
Por Redação | Jornal Conquista
Foto: PMVC.

Na última segunda-feira (23), a ponte da Avenida Brumado foi interditada após uma avaliação técnica realizada no local. A decisão, que ocorre em caráter preventivo, foi tomada em razão às fortes chuvas que atingem o município.

De acordo com a Prefeitura, os motoristas que passam pelo local devem utilizar rotas alternativas, passando pela Rua Antônio Souza Bino, no bairro Zabelê, seguindo pela Avenida Sérgio Vieira de Melo, nas proximidades do Instituto Federal da Bahia (IFBA), até acessar a Avenida Rafael Spínola, já na região da Vila Serrana.

A vistoria técnica realizada pela Empresa Municipal de Urbanização (Emurc) apontou que o volume de água provocou desgaste nas laterais da via, resultando em erosão e afetando a sustentação da estrutura.

O diretor-presidente da Emurc, Gerson Leite, afirmou que a medida já estava prevista como precaução durante o período chuvoso. Segundo ele, a liberação da via deve ocorrer apenas após a normalização das condições climáticas e a retomada dos serviços no local.

A ação envolveu equipes da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana, Defesa Civil e Sistema Municipal de Trânsito (Simtrans). De acordo a coordenadora do Simtrans, Jamilly Alves, o bloqueio é necessário para avaliar os danos estruturais provocados pela chuva. A via continuará sob monitoramento técnico nos próximos dias.

Outro ponto que entrou no monitoramento das equipes foi a ponte da Avenida Luís Eduardo Magalhães, que chegou a ter o tráfego interrompido no último domingo (22). A interdição foi realizada após o alto volume de chuva e a identificação de alterações na área de sustentação.

Clique no botão abaixo para entrar no grupo
Entre no grupo de notícias Jornal Conquista

Motoristas de aplicativo cobram melhorias nas áreas de embarque e desembarque em Vitória da Conquista

Abaixo-assinado encaminhado à Prefeitura solicita ampliação de pontos de parada, mais tempo para embarque de passageiros.

Publicado em 06/03/2026 - às 18:04
Por Redação | Jornal Conquista
Foto: PMVC

Motoristas de aplicativo, passageiros, comerciantes e moradores de Vitória da Conquista divulgaram um abaixo-assinado solicitando melhorias na organização das áreas de embarque e desembarque no centro da cidade.

O documento foi encaminhado à Prefeitura Municipal, à Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob) e à Câmara de Vereadores. De acordo com o texto, o crescimento do transporte por aplicativo nos últimos anos ampliou significativamente o fluxo de passageiros na cidade.

Segundo os autores da petição, a quantidade reduzida de locais destinados ao embarque e desembarque tem provocado dificuldades para passageiros e motoristas. Entre os problemas apontados estão congestionamentos em áreas de grande movimento, paradas improvisadas, risco para pedestres e multas aplicadas durante o embarque de passageiros.

Entre as solicitações apresentadas ao poder público está a criação de novas áreas de embarque e desembarque, especialmente em pontos de grande circulação, como regiões comerciais do centro, proximidades de hospitais, clínicas, supermercados, centros comerciais e na área da rodoviária.

Outra proposta é a ampliação do tempo permitido de parada nesses locais. A categoria afirma que o tempo atual muitas vezes é insuficiente, principalmente em situações que envolvem idosos, pessoas com mobilidade reduzida, passageiros que precisam localizar o veículo ou com compras e bagagens.

A petição também pede que a Prefeitura de Vitória da Conquista estabeleça um canal de diálogo com representantes dos motoristas de aplicativo, com o objetivo de discutir soluções para melhorar a organização do trânsito e da mobilidade urbana na cidade.

O abaixo-assinado está disponível online (clique aqui para conferir).

Clique no botão abaixo para entrar no grupo
Entre no grupo de notícias Jornal Conquista

Radar na Avenida Gilenilda Alves começa a operar nesta quinta-feira (5) em Vitória da Conquista

Equipamento de fiscalização eletrônica foi certificado pelo Ibametro e integra o sistema Muralha Digital.

Publicado em 05/03/2026 - às 18:18
Por Redação | Jornal Conquista
Foto: PMVC.

O radar de fiscalização eletrônica instalado na Avenida Gilenilda Alves começou a operar oficialmente nesta quinta-feira (5), em Vitória da Conquista. A medida faz parte do plano de ampliação da segurança viária no município.

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob), informou que o equipamento já passou por todas as etapas técnicas de aferição e recebeu certificação do Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro), garantindo a precisão das leituras de velocidade.

De acordo com a coordenadora municipal de Trânsito, Jamilly Alves, os radares são instrumentos importantes para mudanças de comportamento e preservação de vidas no trânsito. “Quando o motorista sabe que há fiscalização, ele tende a dirigir com mais atenção e responsabilidade, respeitando os limites estabelecidos para cada via. Isso gera um trânsito mais seguro para todos: condutores, passageiros, ciclistas e pedestres”, afirmou.

O Governo Municipal também comunicou que vai divulgar nos próximos dias a lista completa com o quantitativo total de equipamentos instalados e os limites de velocidade definidos para cada via monitorada.

Além da Gilenilda Alves, novos radares também foram instalados nas avenidas Presidente Vargas e Brumado, que ainda passam pelo processo de aferição do Ibametro antes de entrarem em funcionamento.

Ao todo, Vitória da Conquista contará com 12 pontos estratégicos de monitoramento, integrados ao sistema Muralha Digital.

Clique no botão abaixo para entrar no grupo
Entre no grupo de notícias Jornal Conquista

Vitória da Conquista amplia fiscalização eletrônica e chega a 12 pontos de radares

Equipamentos instalados em duas avenidas passam por aferição e terão período educativo antes de multar.

Publicado em 02/02/2026 - às 18:51
Por Redação | Jornal Conquista
Foto: PMVC.

Os novos radares de velocidade instalados em Vitória da Conquista ainda não estão multando, mas já entraram na fase final de implantação. Segundo a Prefeitura, os equipamentos colocados nas avenidas Presidente Vargas e Brumado passarão, nos próximos dias, pelo processo de aferição técnica, etapa necessária para validar o funcionamento dos dispositivos.

A verificação será feita pelo Ibametro, responsável por garantir a precisão das medições. Após essa etapa, haverá um período de adaptação de uma semana para os condutores. Somente depois desse prazo as infrações registradas passarão a gerar multas.

A cidade já conta com um equipamento em operação na Avenida Gilenilda Alves, instalado em dezembro do ano passado e devidamente aferido e certificado. Com a ampliação, o município passará a ter 12 pontos de fiscalização eletrônica, distribuídos em diferentes vias.

De acordo com a administração municipal, os limites de velocidade de cada local e o número total de radares instalados ainda serão divulgados. A proposta, segundo a coordenação de Trânsito, é reforçar a segurança viária e reduzir ocorrências causadas por excesso de velocidade.

Para a coordenadora municipal de Trânsito, Jamily Alves, a fiscalização eletrônica tem papel direto na prevenção de acidentes. Segundo ela, os radares contribuem para conscientizar motoristas, coibir abusos e organizar o tráfego urbano, tornando o trânsito mais seguro para todos.

Clique no botão abaixo para entrar no grupo
Entre no grupo de notícias Jornal Conquista

Vitória da Conquista: Direita Livre é suspensa em cruzamento da Presidente Vargas com Rosa Cruz

Medida foi adotada após avaliações técnicas apontarem riscos à segurança de pedestres e ciclistas.

Publicado em 28/01/2026 - às 18:50
Por Redação | Jornal Conquista
Foto: PMVC

A circulação no cruzamento das avenidas Presidente Vargas e Rosa Cruz passa por mudanças após a Prefeitura de Vitória da Conquista decidir encerrar a operação de Direita Livre implantada no local.

A medida foi adotada pela Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob) depois de avaliações técnicas que apontaram impactos negativos na segurança viária, especialmente para pedestres e ciclistas.

A análise do comportamento do tráfego indicou que a manobra, criada para dar mais fluidez aos veículos, acabou gerando situações de risco e conflitos de circulação. Durante o monitoramento, agentes de trânsito registraram desrespeito ao tempo de travessia dos pedestres e ocupação irregular da ciclofaixa por motoristas, comprometendo o uso seguro do espaço urbano.

Com base nesses registros, a Semob optou por retomar o controle do fluxo exclusivamente pelo semáforo, até que um novo estudo de engenharia de tráfego seja finalizado. Enquanto isso, os condutores devem seguir rigorosamente a sinalização semafórica existente, sem realizar conversões à direita quando o sinal estiver vermelho.

Paralelamente, a secretaria trabalha na avaliação de alternativas para a Avenida Presidente Vargas, entre elas a possibilidade de implantação de um foco semafórico específico para a conversão à direita, buscando equilibrar fluidez e segurança.

A Prefeitura destaca que as intervenções no sistema viário são dinâmicas e passam por revisões constantes, sempre priorizando a proteção da vida, a organização do trânsito e a melhoria da mobilidade urbana em Vitória da Conquista.

Clique no botão abaixo para entrar no grupo
Entre no grupo de notícias Jornal Conquista

Câmara de Vitória da Conquista debate mudanças nas cobranças da Zona Azul após reclamações

Vereadores, Prefeitura e comerciantes discutiram redução do valor e ampliação do tempo de permanência nas vagas.

Publicado em 27/01/2026 - às 17:26
Por Redação | Jornal Conquista
Foto: Reprodução.

Na última segunda-feira (26), a Câmara Municipal de Vitória da Conquista se reuniu com representantes do comércio local, a prefeita Sheila Lemos (União Brasil) e com membros do Governo Municipal para discutir alternativas às reclamações relacionadas ao funcionamento da Zona Azul.

Durante a reunião, o vice-presidente da Câmara, Luciano Gomes (PCdoB), destacou a necessidade de equilíbrio entre as demandas dos usuários e do setor comercial. “A população está reclamando do período de permanência e dos valores cobrados, e nós precisamos encontrar um meio-termo para que seja bom para todos: para a população e para o comércio”, destacou.

O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Hélio Marques, alertou para os prejuízos causados pela redução do fluxo de consumidores no centro da cidade. Segundo ele, o medo de penalizações referentes ao Estacionamento Rotativo Pago tem afastado clientes.

Entre as propostas apresentadas durante o encontro estão:

  • Redução da Tarifa de Pós-Utilização (TPU), atualmente no valor de R$ 60, para R$ 30;
  • Ampliação do tempo de permanência nas vagas, de duas para três horas.

As sugestões serão analisadas pela Prefeitura, e novas reuniões devem ser realizadas para avançar nas discussões.

A tarifa de Pós-Utilização (TPU), no valor de R$ 60, está em vigor desde novembro de 2025 e é aplicada aos usuários que deixam de realizar o pagamento da Zona Azul dentro do prazo estabelecido pela legislação municipal.

Atualmente, os valores praticados na Zona Azul Digital são:

  • R$ 3,00 por hora ou fração para automóveis, camionetas e utilitários;
  • R$ 1,50 por hora ou fração para motocicletas, ciclomotores e motonetas;
  • R$ 0,40 de tarifa de conveniência para pagamentos via WhatsApp;
  • R$ 60,00 referentes à Tarifa de Pós-Utilização (TPU).

👉 Saiba mais: Pontos fixos de atendimento da Zona Azul Digital estão em funcionamento em Vitória da Conquista

Clique no botão abaixo para entrar no grupo
Entre no grupo de notícias Jornal Conquista

Pontos fixos de atendimento da Zona Azul Digital estão em funcionamento em Vitória da Conquista

Postos foram instalados em áreas estratégicas do Centro para atender motoristas sem acesso à internet ou ao aplicativo.

Publicado em 23/01/2026 - às 17:58
Por Redação | Jornal Conquista
Foto: Reprodução.

Os quatro pontos fixos de atendimento da Zona Azul Digital em Vitória da Conquista já estão em funcionamento. A iniciativa, prevista no Decreto Municipal nº 24.021, busca garantir que o sistema seja acessível também a quem não utiliza celular ou aplicativo.

Os espaços estão localizados na Avenida Régis Pacheco (próximo aos chaveiros)CeasaPraça Nove de Novembro e na Praça Tancredo Neves. Nesses locais, monitores capacitados orientam os usuários sobre como utilizar o serviço, explicam as regras de cobrança e auxiliam no pagamento da tarifa regular ou da Tarifa de Pós-Utilização (TPU).

Além de esclarecer dúvidas sobre o funcionamento do sistema, os atendentes também devem orientar os motoristas sobre procedimentos relacionados à Tarifa de Pós-Utilização (TPU) e ao Aviso de Cobrança de Tarifa (ACT), oferecendo também a opção de quitação desses valores de forma presencial, conforme a necessidade.

A gerente administrativa da empresa responsável pela operação da Zona Azul Digital, Verônica Gusmão, explica que a proposta é oferecer suporte imediato aos condutores. “De repente o usuário não quer baixar o aplicativo, não sabe ainda todas as informações, e tem um monitor ali, exatamente pra auxiliar nisso, passando as informações, explicando o uso do aplicativo”, afirmou.

Ela destaca ainda que, caso o motorista não tenha certeza do tempo de permanência, o recomendado é ativar duas horas de estacionamento. “Se você ativa uma hora e você passa o limite desse tempo, automaticamente o sistema entende que você não vai ter o crédito suficiente. Então vai gerar a TPU”, pontuou.

A aprovação dos usuários também já começa a aparecer. Raudenes Silva, professor de judô, que utilizou o ponto de atendimento da Ceasa, afirmou que a presença de monitores facilita o dia a dia, principalmente de quem não tem muita familiaridade com a tecnologia. “Agora mesmo eu parei ali e estava na dúvida do que fazer, mas vi o ponto aqui e já consegui a orientação com o fiscal”, comentou.

Como funciona a Zona Azul Digital?

O sistema permite diferentes formas de pagamento, incluindo o aplicativo oficial, atendimento por WhatsApp (11) 4040-2050, monitores nas ruas e tags com QR Code disponíveis no Centro. O aplicativo, inclusive, possibilita ativação imediata da vaga.

Caso o pagamento não seja realizado em até 20 minutos, o usuário tem até dois dias úteis para quitar a TPU, cujo valor corresponde a dez vezes o custo de duas horas de estacionamento, conforme o tipo de veículo. O não pagamento dentro do prazo é considerado infração de trânsito, conforme o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

O estacionamento rotativo funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, com início às 6h nas áreas de feiras livres. Aos sábados, o horário é das 8h às 13h, também a partir das 6h nas áreas destinadas às feiras.

O modelo atual da Zona Azul entrou em vigor em 19 de novembro de 2025, por meio do Decreto nº 23.999/2025. Segundo a Prefeitura, a iniciativa tem o objetivo de organizar o uso das vagas públicas e estimular a rotatividade de vagas em áreas de grande circulação.

Clique no botão abaixo para entrar no grupo
Entre no grupo de notícias Jornal Conquista

Cobrança da Zona Azul volta a gerar reclamações em Vitória da Conquista após fim do período de adaptação

Segundo os motoristas, o principal problema é a falta de informação clara sobre as novas regras do sistema.

Publicado em 16/01/2026 - às 18:27
Por Redação | Jornal Conquista
Foto: PMVC

As cobranças da Zona Azul em Vitória da Conquista voltou a gerar insatisfação entre motoristas, mesmo após o período estipulado pela Prefeitura para adaptação. Usuários relatam que passaram a ser novamente penalizados com a Tarifa de Pós-Utilização (TPU), no valor de R$ 60, sem qualquer comunicado prévio por parte da administração municipal.

O período de adaptação havia sido adotado por meio de decreto após uma série de reclamações da população. O prazo terminou no dia 31 de dezembro, sem divulgação oficial sobre uma nova prorrogação ou alterações nas regras. Com isso, passaram a valer integralmente as normas previstas no Decreto nº 23.999/2025.

Entre as determinações em vigor estão o pagamento obrigatório por meio digital, a permanência máxima de duas horas por vaga, sem renovação imediata, e a aplicação da TPU para quem não regularizar o estacionamento dentro do prazo de 20 minutos.

Segundo os motoristas, o principal problema é a falta de informação clara sobre as novas regras do sistema. A Prefeitura de Vitória da Conquista ainda não se manifestou oficialmente sobre a retomada das cobranças, nem sobre a possibilidade de novas medidas de transição.



Clique no botão abaixo para entrar no grupo
Entre no grupo de notícias Jornal Conquista
Publicado em 18/12/2025 - às 17:46
Por Redação | Jornal Conquista
Foto: PMVC.

A Prefeitura de Vitória da Conquista iniciou a instalação de novos radares para controle de velocidade de motos e carros em importantes vias da cidade. A ação é coordenada pela Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob) e contemplou as avenidas Gilenilda Alves, Brumado e Presidente Vargas.

Os equipamentos passam a integrar o sistema da Muralha Digital, que foi implantado no município este ano. A plataforma utiliza tecnologia de videomonitoramento em alta definição, sensores com dados em tempo real e softwares de análise.

Os dados coletados pelo sistema são compartilhados com as forças de segurança pública, ampliando a capacidade de resposta a ocorrências, contribui para ações preventivas e melhora o gerenciamento do tráfego urbano.

Atualmente, o município conta com medidores de velocidade instalados em outros pontos estratégicos, como:

  • Avenida Luís Eduardo Magalhães
  • Avenida Juracy Magalhães
  • Avenida J. Pedral
  • Avenida Frei Benjamin
  • Avenida Laura Nunes
  • Avenida Vivaldo Mendes
  • Rua Siqueira Campos

Com a nova etapa, a cidade passa a ter 13 equipamentos, entre radares fixos e medidores de avanço semafórico, além de 50 câmeras de videomonitoramento. Parte desses dispositivos conta com a tecnologia de Reconhecimento Óptico de Caracteres (OCR), capaz de identificar placas de veículos e enviar as informações em tempo real para a Central de Comando e Controle (CICC).

Clique no botão abaixo para entrar no grupo
Entre no grupo de notícias Jornal Conquista

Prefeita de Vitória da Conquista analisa alta de fatalidades no trânsito e aponta desafios da mobilidade urbana

Segundo a Prefeitura, apesar da redução no número total de ocorrências, a gravidade dos casos se intensificou em 2025.

Publicado em 15/12/2025 - às 18:19
Por Redação | Jornal Conquista
Foto: PMVC.

Em 2025, Vitória da Conquista passou a conviver com uma sequência de acidentes graves, envolvendo principalmente motociclistas, além de atropelamentos e colisões de grande impacto, o que trouxe a segurança no trânsito para o centro das discussões na cidade.

Dados do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) apontam que, nos quatro primeiros meses deste ano, os acidentes com motocicletas cresceram 17,25% no município, na comparação com o mesmo período de 2024.

Em entrevista ao blogueiro Antonio Sena, a prefeita Sheila Lemos (UB) explicou que, apesar de os registros gerais de acidentes não terem aumentado de forma significativa, a gravidade dos casos se intensificou em 2025. Segundo a gestora, o que chama atenção é o número maior de vítimas fatais.

De acordo com a prefeita, após a análise dos dados oficiais, a gestão municipal identificou que as motocicletas são um fator determinante. Isso porque, diferentemente dos carros, os motociclistas estão mais expostos e vulneráveis a lesões graves em colisões, mesmo em situações consideradas comuns. A ausência de uma estrutura de proteção amplia as chances de óbitos e ferimentos graves.

Outro ponto destacado foi o crescimento do uso de motocicletas para transporte por aplicativo, modalidade que passou a operar no município por decisão judicial. “A gente traz também a questão do moto Uber, que o município foi contra, inclusive nós barramos a entrada através do Uber, do 99, e aí os aplicativos conseguiram uma liminar e se colocou a revelia do município, e a gente não conseguiu travar”, disse.

A prefeita também associou o cenário atual a comportamentos imprudentes no trânsito, como excesso de velocidade, circulação irregular entre os veículos e desrespeito às normas do Código de Trânsito Brasileiro. Ela ressaltou que, embora nem todos os condutores ajam dessa forma, essas práticas acabam elevando o número de acidentes graves.

Além disso, Sheila Lemos reconheceu que a retirada gradual de radares eletrônicos, após a implantação da Muralha Digital, acabou deixando algumas avenidas sem fiscalização direta de velocidade. Segundo ela, como os índices de excesso de velocidade haviam diminuído, a gestão optou pela retirada de parte dos equipamentos, decisão que agora está sendo reavaliada diante do aumento das fatalidades.

Como resposta ao problema, a gestora afirmou que o município pretende avançar na regulamentação do transporte por motocicletas, além de lançar campanhas educativas voltadas a todos os usuários do trânsito, incluindo motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres.

“Precisamos melhorar a infraestrutura viária da cidade, é por isso que a gente está sempre procurando fazer recapeamento, melhorar a estrutura viária da cidade, melhorar a sinalização da cidade, educar as pessoas, regulamentar esse transporte alternativo, fazer com que o transporte público seja atrativo, evitando esse transporte individual”, disse.

Segundo a prefeita, a mobilidade urbana e a segurança no trânsito estão entre os principais desafios da administração municipal para 2026. “São esses dois aspectos que nós vamos ter dificuldade em 2026, mas não temos medo das dificuldades. Nós vamos sentar, vamos dialogar e vamos conseguir soluções”, concluiu.

Clique no botão abaixo para entrar no grupo
Entre no grupo de notícias Jornal Conquista

Prefeitura de Vitória da Conquista estende prazo de adaptação da Zona Azul e cria novos pontos fixos de atendimento

Novo decreto amplia prazo até 31 de dezembro, mantém pré-pago e permite regularização sem multa grave; sistema terá cinco pontos fixos no Centro.

Publicado em 05/12/2025 - às 16:19
Por Redação | Jornal Conquista
Foto: Reprodução.

Na última quarta-feira (03), a Prefeitura de Vitória da Conquista publicou o Decreto nº 24.021, que amplia até 31 de dezembro o prazo de adaptação ao novo sistema de Estacionamento Rotativo (Zona Azul).

O município também determinou a instalação de pontos fixos de atendimento e manteve a possibilidade de uso do pré-pago. O objetivo é facilitar a adaptação dos motoristas às mudanças e reforçar a rotatividade das vagas no Centro.

A principal mudança beneficia o motorista que estaciona sem créditos no sistema. Antes, a falta de pagamento era considerada infração grave, com multa no valor de R$ 195 e cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Com o novo decreto, o usuário receberá um aviso e terá 20 minutos para regularizar o pagamento.

Se o pagamento não for feito dentro desse prazo, será emitida a Taxa Pós-Utilização (TPU) de R$ 60 que, segundo a Prefeitura, não é uma multa, mas uma tarifa pelo uso da vaga. A infração grave e o recebimento de pontos na CNH só será aplicada caso o motorista também deixe de pagar a TPU.

O decreto também garante o ressarcimento da TPU que foi gerada e paga antes da publicação do decreto. O usuário pode optar por receber o valor de volta ou converter em créditos de estacionamento.

Os motoristas poderão regularizar o uso da Zona Azul por meio de:

  • Aplicativo oficial do sistema: É necessário habilitar as funções de débito e permitir as notificações
  • Pontos fixos de atendimento
    • Praça Tancredo Neves
    • Praça Barão do Rio Branco
    • Travessa dos Artistas (próximo à Régis Pacheco)
    • Praça Nove de Novembro
    • Ceasa
  • Monitores do sistema
  • WhatsApp

A concessionária deverá manter equipes em locais de grande circulação para orientar os usuários e esclarecer dúvidas sobre o sistema, especialmente sobre a TPU e o Aviso de Cobrança de Tarifa (ACT).

De acordo com o Governo Municipal, a tarifa estava congelada há três anos e foi atualizada no novo contrato de concessão. O pré-pago permanece disponível, desde que o motorista mantenha créditos no aplicativo.

Atualmente, o valor do estacionamento é:

  • Carros: R$ 3 (1 hora) / R$ 6 (2 horas — tempo máximo)
  • Motos: R$ 1,50 (1 hora) / R$ 3 (2 horas)
Clique no botão abaixo para entrar no grupo
Entre no grupo de notícias Jornal Conquista

Binário altera trânsito no loteamento Santa Cecília e muda sentido de duas ruas em Vitória da Conquista

Nova organização viária busca melhorar o fluxo e reduzir conflitos em cruzamentos da região, com agentes de trânsito orientando os motoristas durante o período de adaptação.

Publicado em 02/12/2025 - às 16:32
Por Redação | Jornal Conquista
Foto: PMVC.

Desde o dia 21 de novembro, motoristas que circulam pelo loteamento Santa Cecília, em Vitória da Conquista, passaram a trafegar sob um novo esquema viário. A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob) implantou um binário entre as ruas Paulino Fonseca e Antônio Dantas, medida que redefine o sentido das vias e integra o conjunto de ações voltadas à melhoria da mobilidade urbana.

Com a mudança, a Rua Paulino Fonseca passou a ter sentido único Centro–Bairro, enquanto a Rua Antônio Dantas opera no sentido Bairro–Centro. A Prefeitura concluiu a pintura de faixas, instalação de placas e sinalização horizontal e vertical, garantindo mais clareza aos condutores que trafegam pela região.

De acordo com a Semob, a alteração tem o objetivo de diminuir os congestionamentos e reduzir os pontos de conflito no cruzamento entre a Avenida Presidente Vargas e a Avenida Rosa Cruz. Além da readequação das vias, agentes do Simtrans permanecem no local orientando os motoristas e observando o comportamento do trânsito.

Antes da implantação, a equipe da secretaria visitou as residências das duas ruas, distribuindo panfletos informativos com o novo traçado e explicando o funcionamento do binário. Durante os 15 dias iniciais de adaptação, o trabalho de orientação será mantido para garantir a segurança e o cumprimento da sinalização.

A Prefeitura reforça a importância de que os condutores respeitem o novo sentido das vias, evitando riscos e infrações graves, como a circulação na contramão, comportamento que tem sido flagrado em alguns trechos.

Clique no botão abaixo para entrar no grupo
Entre no grupo de notícias Jornal Conquista