Morre Edineu Oliveira, ex-prefeito de Itororó
No último domingo, diversos meios de comunicação informaram erradamente o falecimento do político.
Morreu nesta terça-feira (16), o ex-prefeito de Itororó, distante 133 km de Conquista, Edineu Oliveira, aos 67 anos. Ele estava internado em Salvador, e já vinha sofrendo com problemas renais nos últimos meses, além de ter sido acometido de um AVC recentemente.
No último domingo (14), uma fake news havia sido disseminada pela internet, afirmando que o político havia falecido na tal data. No entanto, a família desmentiu o boato e ele seguia internado em estado grave na capital baiana. A falsa informação acabou ganhando destaque em sites como G1 Bahia, Bahia Notícias e Metro1, além das redes sociais da Prefeitura de Itororó, que pouco depois apagou o post.
Edineu nasceu em Itabaiana-SE, em 28 de agosto de 1955. Vindo de uma família de pecuaristas, também seguiu no ramo e assim como seu pai, Hermínio Oliveira – que foi vereador em Itororó – também se enveredou na política, sendo Prefeito entre os anos de 1989 e 1992, e entre 1997 e 2000. Disputou reeleição em 2000, 2004 e 2008, ficando na 2ª colocação nos três pleitos. Em 2012, sua filha, Lieska, foi eleita vice-prefeita, compondo chapa com seu histórico rival, Marco Brito (MDB), e nos últimos anos se tornou o Presidente de Honra do União Brasil de Itororó, e ficou marcado como o grande representante do carlismo nas décadas de 90 e 2000, no Médio-Sudoeste da Bahia.
O ex-Prefeito deixa mulher, 2 filhos e 3 netos. Ele será sepultado às 5 da tarde desta quarta-feira (17), em Itororó.