continua após a publicidade

Sheila Lemos recebe cônsul-geral de Portugal e discute parcerias com Vitória da Conquista

Visita institucional fortaleceu o diálogo entre o município e Portugal, com foco em cooperação econômica e cultural.

Por Redação | Jornal Conquista
Publicado em 21/01/2026 - às 16:41
Foto: PMVC.

Na última terça-feira (20), a prefeita Sheila Lemos recebeu o cônsul-geral de Portugal, Ricardo Fernandes Garcia Cortes, em um encontro oficial que marcou a primeira visita institucional de um cônsul-geral português à cidade, com foco no fortalecimento das relações diplomáticas e na construção de futuras parcerias econômicas e culturais.

Durante a visita, Sheila Lemos destacou a importância do momento para o município e as perspectivas abertas a partir do diálogo com Portugal, especialmente após o acordo de livre comércio entre o Mercosul e a União Europeia. Segundo Sheila Lemos, a expectativa é ampliar a inserção de produtos conquistenses no mercado europeu e fortalecer laços institucionais e culturais.

“Conquista recebeu com alegria e otimismo a visita do Cônsul português, Ricardo Contes, que veio conhecer a nossa região, quais são as vocações de Conquista e fazer essa aproximação com a Europa. Agora, após o acordo entre o Mercosul e a União Europeia, mais uma forma de diálogo está se abrindo. O nosso desejo é que, utilizando o consulado português na Bahia, nós possamos entrar na União Europeia através de Portugal”, disse.

A prefeita também mencionou a realização de um webinário para aprofundar as discussões iniciadas durante a visita e a possibilidade de instalação de uma representação do consulado no interior da Bahia, com sede em Vitória da Conquista.

Para Ricardo Cortes, a visita permitiu identificar áreas estratégicas para cooperação entre Vitória da Conquista e Portugal, indo além do comércio de mercadorias. “Já tínhamos aflorado a hipótese de fazermos um dia do vinho português em Vitória da Conquista, e será uma oportunidade para trazer um produto português à cidade. Também no setor do café, vimos oportunidades de negócio, porque existem empresas de torrefação em Portugal, que podem importar. O mais importante foi realmente estreitar o relacionamento institucional”, afirmou.

Ele também elogiou o perfil econômico e cultural do município. “Foi muito interessante conhecer o tecido industrial de Vitória da Conquista, que é realmente uma cidade que acolhe, que tem uma pujança industrial que eu não conhecia. E na parte cultural também penso que há muitos vínculos. Podemos explorar eventualmente a vinda de um escritor, de um cantor à Vitória da Conquista e assim promover a cultura portuguesa”, disse.

Durante a passagem pela cidade, o representante do consulado visitou a sede do Governo Municipal e participou de reuniões com representantes da indústria, do agronegócio e de universidades, discutindo possibilidades de parcerias, intercâmbio de experiências e oportunidades de cooperação internacional.

O encontro contou com a presença do vice-presidente da Câmara Portuguesa de Comércio no Brasil, Bruno Pena, além de secretários municipais e assessores, entre eles Ivanildo da Silva (Casa Civil), Marcos Ferreira (Desenvolvimento Econômico), Jackson Yoshiura (Infraestrutura Urbana) e Célio Barbosa (assessor especial).

A agenda do diplomata se encerra nesta quarta-feira (21), com um encontro com a comunidade lusitana residente na cidade.

Receba as notícias no seu celular

Escolha abaixo em qual grupo ou canal do WhatsApp entrar:

Siga o Jornal Conquista onde você estiver!

Nos acompanhe também nas redes sociais. É só clicar e seguir!